Blog

Content marketing é uma porcaria

by Cal Evans maio 08, 2015 Artigo

Caro leitor, Eu tenho uma confissão, eu sou um profissional de marketing. Estou envolvido em campanhas de content marketing. Sinto

Leia mais

Facebook caindo, vídeo subindo, impresso morrendo: dez polêmicas da comunicação

by André Rosa e Cassio Politi maio 07, 2015 Nota curta

Fizemos no final de abril a segunda edição da pesquisa anual “Dez Crenças do Mercado de Comunicação”. Como o nome

Leia mais

Bons cases da Inglaterra

by Ana Carolina Barbosa maio 05, 2015 Casos

Estive no Rio Content Market no final de fevereiro e assisti a uma das palestras do bloco “O que querem

Leia mais

Como pequenas empresas podem usar conteúdo visual e aumentar as conversões

by Tom More maio 01, 2015 Nota curta

Apresentar um conteúdo visual online incrível não está reservado para os tops de linha — empresas pequenas ou grandes podem usar a

Leia mais

As expectativas dos clientes em relação ao content marketing

by Ana Carolina Barbosa abril 30, 2015 Artigo

Em janeiro, fiz uma apresentação na iMasters, em um encontro chamado 7Masters, cuja proposta é juntar sete especialistas em um

Leia mais

Como órgãos públicos devem construir suas personas

by André Rosa e Cassio Politi abril 29, 2015 Artigo

Você precisa conhecer o perfil do público de cada ação de comunicação e dar a ele um motivo para as

Leia mais

Prefeitura de Curitiba: a palavra de ordem é humanizar

by Cassio Politi abril 28, 2015 Casos, Nota curta

Instituições públicas têm caráter oficial e, por isso mesmo, acabam publicando conteúdo quase sempre sisudo. Em 2013, a Prefeitura de Curitiba

Leia mais

Por que content marketing? Uma necessidade de equilibrar as contas.

by Ricardo de Lucia Leite abril 27, 2015 Artigo

Quase não vejo mais anúncios na televisão, seja pelo tempo cada vez menor que passo na frente da telona, ou

Leia mais

Órgãos públicos: documentar a estratégia de conteúdo é um caminho para os resultados

by André Rosa e Cassio Politi abril 08, 2015 Nota curta

Para ser consistente, a comunicação de um órgão público deve se apoiar na existência de uma estratégia de conteúdo. Dado o volume

Leia mais

Sete dicas para quem pretende fazer webinars

by Cassio Politi abril 02, 2015 Nota curta

Webinar é a segunda mais eficaz forma de distribuir conteúdo em empresas B2B, ficando atrás apenas de eventos presenciais. É

Leia mais

O plano de comunicação de um órgão público começa pela definição dos objetivos

by André Rosa e Cassio Politi abril 01, 2015 Nota curta

Uma parte significativa dos profissionais de comunicação comete um erro elementar: colocar a operação antes da estratégia. É comum uma

Leia mais

A anatomia de um e-mail ruim

by Tracto março 30, 2015 Nota curta

E-mail é uma poderosa ferramenta de content marketing porque é a que mais gera retorno sobre o investimento. Estima-se que o

Leia mais

Como fazer um canal de sucesso no YouTube

by Margaret Dawson março 27, 2015 Nota curta

Não há dúvida de que a internet de forma geral e as mídias sociais especificamente tornaram o mundo um lugar

Leia mais

E-book apresenta melhores práticas de redes sociais para órgãos públicos

by André Rosa e Cassio Politi março 27, 2015 Artigo

Quais são os objetivos de uma instituição pública ao decidir criar perfis em sites de relacionamento? Devo elaborar políticas claras

Leia mais

Gestão de redes sociais: aprenda a criar conteúdo de qualidade

by Ruth Marques março 26, 2015 Artigo

Criar conteúdo de qualidade e relevante é uma das estratégias atuais mais usadas para consolidar a presença de marcas nas

Leia mais

A Petrobras, o content marketing e o gerenciamento de crise

by Ana Carolina Barbosa março 25, 2015 Casos

Sigo há bastante tempo o twitter da Petrobras (@petrobras). Estava observando a maneira como a empresa vem lidando com a

Leia mais

A era Facebook acabou?

by André Rosa e Cassio Politi março 24, 2015 Nota curta

Não é nada inteligente responder “sim” ao título deste post diante de algumas evidências. A principal delas: o site de

Leia mais

15 anotações para quem envia newsletter

by Cassio Politi março 23, 2015 Nota curta

E-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de content marketing. Mas, para esta afirmação ser verdadeira, é necessário respeitar algumas premissas relacionadas

Leia mais

Vai desenvolver um site governamental? Considere usar plataformas populares.

by Tracto março 18, 2015 Nota curta

Um dos desafios dos profissionais de comunicação de instituições públicas é a contratação de equipes ou empresas especializadas na construção

Leia mais

O conteúdo da crise hídrica em São Paulo

by Ana Carolina Barbosa março 17, 2015 Casos

Tenho observado há algum tempo como o governo de São Paulo tem trabalhado os conteúdos para informação ou conscientização da

Leia mais

A evolução do content marketing incluirá conteúdo inteligente

by Joe Pulizzi março 12, 2015 Artigo

Era início de fevereiro de 2014. Eu estava super orgulhoso de mim mesmo porque tinha concluído toda a agenda para o

Leia mais

O que dizem os manuais de redes sociais para órgãos públicos: 13 anotações

by André Rosa e Cassio Politi março 10, 2015 Nota curta

Quais as melhores práticas de comunicação em ambientes digitais, especialmente redes sociais, para instituições públicas? Para responder a esta pergunta,

Leia mais

SEO: seja amigo do seu público on e off page [webinar]

by Tracto fevereiro 25, 2015 Nota curta

Mais do que ser amigo do Google, quem produz conteúdo precisa ser amigo do público-alvo. Essa é uma das anotações

Leia mais

Taxa de rejeição do Analytics não é algo necessariamente ruim

by Cassio Politi fevereiro 23, 2015 Nota curta

Se você usa Google Analytics, certamente já visualizou em seu painel um indicador chamado taxa de rejeição. O nome naturalmente indica se

Leia mais

Cartões postais em content marketing

by Ana Carolina Barbosa fevereiro 19, 2015 Casos

Falei recentemente aqui do livro The Power of Visual Storytelling. Gostei tanto dele e das ideias que as autoras dão

Leia mais

As lições de 2014 sobre content marketing no Brasil

by Ana Carolina Barbosa fevereiro 12, 2015 Artigo

O ano passado foi o primeiro ano em que desenvolvemos atividades de ponta a ponta com a Cabrun!. Embora eu

Leia mais

As verdades em que o Google sempre acreditou [podcast]

by André Rosa e Cassio Politi fevereiro 10, 2015 Nota curta

“O Google sabe os sites que você procura, o Google sabe as notícias que você lê, o Google sabe as

Leia mais

Quais métricas realmente importam para os CEOs de empresas B2B?

by Cassio Politi fevereiro 09, 2015 Nota curta

Profissionais de comunicação têm historicamente uma dificuldade em comprovar a geração de resultados de seus esforços de comunicação. Num passado não muito

Leia mais

Fisher-Price e o content marketing da virada

by Ana Carolina Barbosa fevereiro 05, 2015 Casos

Do período de audiências relativamente morna nas redes sociais para ações de marca, os dias 31 de dezembro e 1º de

Leia mais

Pressão é por resultados, mas empresas focam em social media

by André Rosa e Cassio Politi janeiro 27, 2015 Artigo

Pode parecer que o discurso sobre o “desaparecimento” (ou “invisibilidade”) da Internet e suas consequências tenha ocupado a edição #10

Leia mais

Como criar conteúdo que vende

by Doug Kessler janeiro 26, 2015 Nota curta

A ascensão do content marketing criou uma espécie de apartheid no conteúdo em que o conteúdo notoriamente promocional é o cidadão

Leia mais

Qual a diferença entre influenciador e advogado de marca?

by Tracto janeiro 21, 2015 Artigo

Influenciadores e advogados de marca são importantes para empresas que busquem influenciar grupos de pessoas, especialmente em ambientes digitais como redes

Leia mais
Facebook Like

Esqueça o Facebook como rede social e pense nele como plataforma de vídeo

by Cassio Politi janeiro 19, 2015 Artigo

O ano de 2014 foi marcado por um quê de desapontamento das empresas com o Facebook, sobretudo após o anúncio

Leia mais

Qual a diferença entre e Webinar e Hangouts?

by Cassio Politi janeiro 13, 2015 Nota curta

Eventos online são a segunda mais eficaz tática de content marketing, de acordo com o Content Marketing Institute. Isso inclui todo

Leia mais

Podcasts estão crescendo nos EUA. Daqui a pouco, crescem no Brasil também.

by Tracto janeiro 12, 2015 Nota curta

O primo pobre do conteúdo online audiovisual pode dar a volta por cima. Podcasts estão em pleno crescimento nos Estados

Leia mais

A ciência explica por que storytelling funciona

by Tracto janeiro 05, 2015 Nota curta

Quando você ouve uma história, partes do seu cérebro são ativadas de modo que você consegue encaixá-la dentro de suas próprias ideias e experiências. É

Leia mais

4 iniciativas de content marketing das quais você precisará em 2015

by Content Marketing Institute dezembro 24, 2014 Nota curta

Artigo de Michele Linn originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA. Todos sabemos que os profissionais de content marketing trabalham

Leia mais

Como os sistemas de disparo sabem que o usuário abriu o seu e-mail?

by Tracto dezembro 22, 2014 Nota curta

A maioria dos serviços de disparo de e-mail em massa oferece dados detalhados de abertura e leitura dos e-mails que a sua empresa

Leia mais

Facebook está caindo? WhatsApp está no auge? Saiba como usar respostas a essas perguntas.

by Cassio Politi dezembro 19, 2014 Nota curta

Antes de tudo, preciso dizer que não acredito em previsões dos profetas. Já houve na história quem dissesse que shoppings

Leia mais

Percepção do ciclo das táticas: dez conclusões da pesquisa

by Tracto dezembro 15, 2014 Nota curta

A Tracto realizou em 2014 uma pesquisa relacionando o ciclo das tecnologias da consultoria Gartner a algumas táticas de content

Leia mais

Analytics do SlideShare estão disponíveis para todos os usuários

by Tracto dezembro 12, 2014 Nota curta

O SlideShare anunciou nesta semana em seu blog que os recursos de Analytics agora estão disponíveis para todos os usuários.

Leia mais

O poder do storytelling visual

by Ana Carolina Barbosa dezembro 11, 2014 Nota curta

Avancei bastante na leitura do livro The Power of Visual Storytelling, de Ekaterina Walter e Jessica Gioglio, e acho que

Leia mais

Content Marketing Summit 2014 destaca o uso de vídeos

by Ana Carolina Barbosa dezembro 09, 2014 Nota curta

Aconteceu há algumas semanas, em Londres, no dia 26 de novembro, o International Content Summit. O evento de um dia

Leia mais

A moda dos blogs no estilo Buzzfeed

by Ana Carolina Barbosa dezembro 04, 2014 Nota curta

Foi publicado há algumas semanas um artigo no site da Content Marketing Association (The CMA) sobre o desejo das marcas de embarcar

Leia mais

Sete dicas para simplificar o planejamento de conteúdo

by Tracto dezembro 01, 2014 Nota curta

Planejamento editorial é fundamental para quem deseja obter sucesso em content marketing. Basta observar a principal conclusão da edição de

Leia mais

O mercado de content marketing dos EUA na visão de uma brasileira

by Cassio Politi novembro 19, 2014 Artigo, Mercado

O jovem norte-americano se prepara mais intensamente do que o brasileiro antes de procurar o primeiro emprego. O reflexo disso

Leia mais

Por que sua marca deve falar humanamente

by Content Marketing Institute novembro 14, 2014 Nota curta

Artigo de Kevin Lund e Eileen Sutton originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA. Talvez este seja um cenário familiar.

Leia mais

Quanto tempo leva para uma marca cultivar defensores?

by Cassio Politi novembro 13, 2014 Nota curta

A pergunta do título deste post foi feita pela Camille Freitas, da agência Ketchum, durante o webinar que o Felipe

Leia mais

As 50 marcas mais influentes nas redes sociais

by Tracto novembro 08, 2014 Mercado, Nota curta

O Klout, ferramenta online que afere influência de usuários de plataformas sociais, fez o ranking das 50 marcas mais influentes nas redes sociais

Leia mais

Banner comemora 20 anos. O que isso significa?

by André Rosa novembro 04, 2014 Artigo

Em outubro de 1994, veículos de mídia pioneiros começavam a explorar o potencial da web, popularizada pelo lançamento do navegador

Leia mais

9 novos exemplos de Youtility e de marketing incrivelmente útil

by Jay Baer novembro 03, 2014 Casos, Nota curta

Hoje em dia, profissionais de marketing inteligentes estão voltados a ajudar seu público – não a promover seus produtos. Foi

Leia mais

O conteúdo nas eleições presidenciais de 2014

by Ana Carolina Barbosa outubro 27, 2014 Casos

Quando participei do segundo webinar sobre Content Marketing em junho deste ano, a convite da Tracto, chegou uma pergunta pela

Leia mais

Moleskine e os conteúdos visuais no Facebook

by Ana Carolina Barbosa outubro 21, 2014 Casos

Estou lendo um livro muito interessante chamado The Power of Visual Storytelling, de Ekaterina Walter e Jessica Gioglio. Há muita

Leia mais

Conteúdo é o combustível da relação, e não a isca

by Cassio Politi outubro 13, 2014 Artigo

Eu estava na faculdade nos anos 90 quando uma estudante me parou na porta da Faculdade Cásper Líbero. Era bonita,

Leia mais

Os cuidados com o content maketing da saúde

by Ana Carolina Barbosa outubro 02, 2014 Artigo

Algumas áreas são um pouco mais complicadas para o desenvolvimento de conteúdo porque há uma série de questões éticas e

Leia mais

Youtility é o futuro do marketing?

by Jay Baer outubro 01, 2014 Artigo

NOTA: Este post se tornou um livro! E esse livro é agora um best-seller do New York Times. Obtenha um

Leia mais

Metodologia OKR pode ser útil para formular seus objetivos

by André Rosa setembro 30, 2014 Artigo

Durante sua palestra sobre definição de métricas durante o Content Marketing Brasil 2014, a cofundadora da Contentools Emilia Chagas mencionou

Leia mais

O que são webséries e como elas podem ser usadas em content marketing

by Cassio Politi setembro 24, 2014 Nota curta

Webséries são uma grande oportunidade para marcas e, portanto, para content marketing. O entretenimento permite criar um envolvimento efetivo com

Leia mais

E-commerce é o terceiro lado da moeda em content marketing

by Cassio Politi setembro 18, 2014 Artigo

A segunda parte mais interessante de um congresso internacional são as palestras. Ouvir especialistas que figuram entre os melhores do

Leia mais

Importadora cria animação sobre a história do vinho

by Ana Carolina Barbosa setembro 16, 2014 Casos

A importadora e exportadora Porto a Porto desenvolveu uma série de animação chamada “Papo de Vinho” para contar a história da bebida

Leia mais

Pare de se preocupar com likes ou visitantes e faça seu mailing crescer

by Cassio Politi setembro 10, 2014 Artigo

Um dado que chamou a atenção na prévia da pesquisa anual do Content Marketing Institute (CMI) foi este: apenas 38%

Leia mais
William Bonner certa vez criou intuitivamente uma persona

William Bonner certa vez criou intuitivamente uma persona: Homer Simpson

by Cassio Politi agosto 28, 2014 Artigo, Casos

Você sabe o que são buyer personas? Se não sabe, primeiro veja o vídeo abaixo, que dura apenas 1’30”, e

Leia mais

O Tumblr e o poder do conteúdo visual

by Ana Carolina Barbosa agosto 27, 2014 Nota curta

Faz um tempo já que criei uma conta no Tumblr só para ficar observando a plataforma, lendo sobre ela para

Leia mais

Hubspot vai abrir capital

by Tracto agosto 26, 2014 Nota curta

O Hubspot, uma das principais empresas de automação de marketing dos Estados Unidos e do mundo, vai abrir capital. A

Leia mais

As 16 melhores ferramentas de disparo de e-mail

by Tracto agosto 25, 2014 Nota curta

O envio de newsletter e e-mail marketing é uma prática importante em content marketing e naturalmente exige a contratação de um serviço profissional de

Leia mais

Clientes preferem comprar de empresas que produzem conteúdo [infográfico]

by Mariana Reis agosto 19, 2014 Mercado, Nota curta

Existem várias formas de oferecer conteúdo, através de um pop-up, formulários para inscrição em newsletter, landing pages para download de e-books

Leia mais
Vinte frases de experts em content marketing que vão fazer você refletir

Vinte frases de experts em content marketing que vão fazer você refletir

by Cassio Politi agosto 18, 2014 Artigo

Eu estava organizando minha agenda para mais uma participação no Content Marketing World, que começa em menos de um mês,

Leia mais

Morte de Eduardo Campos leva Greenpeace a suspender Camarim dos Candidatos

by Ana Carolina Barbosa agosto 14, 2014 Casos

Colocamos na fanpage da Cabrun! da semana passada um teaser do Camarim dos Candidatos, um projeto de vídeos do Greenpeace

Leia mais
Quer entender o que são personas? Assista a este vídeo.

Quer entender o que são personas? Assista a este vídeo.

by Tracto agosto 12, 2014 Artigo

O desenvolvimento de personas (ou buyer personas) é uma técnica muito usada em content marketing para que as marcas conheçam

Leia mais

YouTube x Vimeo: quando usar um e quando usar o outro?

by Tracto agosto 11, 2014 Nota curta

Quando vídeo faz parte do seu conteúdo de content marketing, a escolha da plataforma deve ser criteriosa. Entre as duas

Leia mais

Aumento constante da base faz Pinterest ganhar força no content marketing

by Ana Carolina Barbosa agosto 06, 2014 Nota curta

Uma rede social que ganha novos entrantes e mais força como plataforma para o content marketing é o Pinterest. No

Leia mais

Quais os melhores dias e horários para se postar no LinkedIn?

by Tracto agosto 05, 2014 Nota curta

Embora os horários de pico de audiência de uma company page variem de acordo com o perfil do público-alvo, uma

Leia mais

Relembre a trajetória do Orkut, que está no corredor da morte

by Tracto agosto 04, 2014 Mercado, Nota curta

O anúncio veio no final de junho: em 30 de setembro de 2014, o Orkut sairá do ar. Não é

Leia mais

Pergunte ao Google o que as pessoas pensam sobre as plataformas

by Tracto agosto 01, 2014 Nota curta

Uma boa ideia merece ser replicada. A sacada em questão foi do site americano E-consultancy, que publicou um post em

Leia mais
Qual a diferença entre os diversos tipos de personas?

Qual a diferença entre os diversos tipos de personas?

by Cassio Politi julho 31, 2014 Nota curta

A versão em língua inglesa da Wikipédia define assim: “Em design e marketing centrados no usuário, personas são personagens fictícios

Leia mais

Conteúdo como aliado para a empresa que quer introduzir uma nova cultura

by Ana Carolina Barbosa julho 30, 2014 Casos

Fui pesquisar um pouco sobre a Little Veggie Patch Co depois de me deparar com várias citações a respeito deles no livro

Leia mais

O que o Facebook pensa sobre produção de conteúdo

by Tracto julho 28, 2014 Nota curta

O diretor de contas estratégicas do Facebook, Mark Wallrapp, participou em junho do Silicon Beach Fest, em Santa Monica, no

Leia mais

Entenda por que você não pode ignorar o crescimento do mobile

by Tracto julho 25, 2014 Artigo

Dispositivos móveis não são mais uma tendência. São realidade. Isso significa que você, como profissional de comunicação ou marketing, em

Leia mais

No SlideShare, o compartilhamento é levado a sério

by Ana Carolina Barbosa julho 24, 2014 Casos, Nota curta

Li no começo do ano um artigo da Forbes sobre como o SlideShare tem se tornado importante para o content

Leia mais

Que tipo de conteúdo publicar no LinkedIn?

by Tracto julho 23, 2014 Nota curta

O Search Engine Journal fez uma ampla compilação de dados, que usamos como base para esta matéria. De acordo com

Leia mais