Entrar nas rodas de amigos nas redes sociais: uma tentativa frustrada das marcas

Twittersrun

Descobri o Twitter em 2009. Assim que comecei a postar os primeiros tuítes, resolvi deixar de lado os temas profissionais para falar de uma grande paixão: corrida de rua. Ao mesmo tempo, outros corredores tiveram a mesma ideia. Então, começamos a papear. Aquela comunidade virtual e espontânea ganhou um nome: Twittersrun A partir dali, vieram encontros em provas e exposição …

Qual a melhor rede social para a minha empresa?

Se alguém responder essa pergunta de forma definitiva, apontando essa ou aquela rede social como a melhor para toda empresa, desconfie. Afinal, as necessidades de cada negócio são específicas. No entanto, é possível indicar as plataformas mais adequadas para cada empresa. Para isso, nos baseamos no infográfico criado pela Infographics em parceria com a Edge Media, ambas com sede em …

Dez tipos de influenciadores na internet

O que são influenciadores, você provavelmente já sabe. São aqueles que, de alguma forma, ajudam seus contatos na internet a formar uma opinião sobre a sua marca. A ajuda em questão pode ser positiva ou negativa para a sua marca. O site americano Traackr categorizou esses influenciadores. E os publicou no gráfico abaixo (originalmente em inglês). Nós, da Tracto, fizemos …

Twitter começa o leilão de posts promovidos para a Copa do Mundo

O Twitter inovou na maneira de comercializar posts patrocinados. Para a Copa do Mundo, que será realizada em 2014, no Brasil, o microblog fará uma espécie de leilão do serviço. As empresas que pagarem mais terão o direito de explorar suas marcas e mensagens logo acima da área de Trending Topics. Elas ficarão expostas para usuários de 50 países. De …

Não existe apenas uma hora da verdade para o seu cliente

O marketing tradicional trabalha historicamente com o conceito de a hora da verdade. É aquele momento decisivo em que o cliente compara a promessa que lhe foi feita sobre uma marca, produto ou serviço com os reais benefícios que ele é capaz de perceber. O desafio de cada empresa tem sido descobrir qual a hora da verdade de seus clientes. …

Manchester United estreia no Twitter e conquista 300 mil seguidores em apenas 12h

O Manchester United foi o último grande clube de futebol da Inglaterra a abrir conta no Twitter, mas isso parece não ter interferido em sua popularidade. Apenas 12h após ter sido lançado, somava 307 mil. seguidores em sua conta (@ManUtd). O tuíte inaugural foi ao ar às 8h30 da manhã (4h30 no horário de Brasília) desta quarta-feira (10): O crescimento …

Brasileiro é um dos povos que passam mais tempo na web via mobile

O brasileiro é um dos povos que mais passam mais tempo na internet via dispositivos móveis (smartphones e tablets). De cada 100 usuários de mobile no País, 35 gastam mais de 6h por dia conectados à web. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, só 22% ficam mais de 6h diárias na web via mobile. O índice brasileiro é superior …

A anatomia de um tuíte

Você às vezes precisa explicar a clientes ou colegas de trabalho o que significa cada um daquelas indicações que aparecem em um tuíte? O gráfico abaixo, elaborado originalmente em inglês pelo TekSocial, cumpre esse papel. Copiamos o gráfico do TekSocial, intitulado Anatomy of a Tweet, e fizemos uma tradução livre para o português.∞

Mulheres são maioria no mercado de Comunicação, mas homens ganham mais

As mulheres são maioria no mercado de Comunicação no Brasil, numa proporção de 58% a 42%, mas os homens ainda têm remuneração mais alta. O levantamento foi feito por uma pesquisa realizada pela Tracto. Foram 1.205 respondentes. A coleta de dados foi feita entre os dias 3 e 11 de junho. Houve participantes de todos os 26 estados do País, …

Quem clica em banners?

Um estudo do Prestige Marketing, do Canadá, quis saber quem, afinal, clica em banners. Criado em 1994, o primeiro formato de publicidade online anda em baixa. É o que mostram as 15 conclusões a que chegou o estudo: Pessoas com mais de 55 anos estão mais propensas a clicar em banners. 58% dos internautas com idade entre 15 e 24 …

Quando organizar um evento online, envie lembretes aos participantes

Em eventos online gratuitos, como webinars, é comum as pessoas se inscreverem e não participarem. Quando não há cobrança de ingresso, é esperado que entre 40% e 60% dos confirmados assistam à apresentação em tempo real. Enviar lembretes aos inscritos ajuda a minimizar o percentual de ausentes. Em todas as mensagens pré-evento, seja breve no texto. E não se esqueça …

Você não é obrigado a manter uma área de comentários em seu site

Se você nunca ouviu, ainda vai ouvir de alguém a seguinte instrução: “mantenha sempre uma área de comentários abaixo de seus textos“. Mas por que eu deveria abrir espaço para comentários? “Porque hoje é preciso gerar interação com o público“. Não caia nesse raciocínio enlatado. Comentários podem, sim, trazer os benefícios da colaboração coletiva, que é deliciosamente enriquecedora. Acontece que …

Participantes de webinar normalmente se inscrevem em cima da hora

Dois em cada três participantes se inscrevem num webinar na semana em que ele é realizado. Os dados são da on24, empresa americana proprietária de uma plataforma para eventos online, e foram publicados pelo Marketing Tech Blog. A maior parte (64%) prefere se inscrever na semana em que o webinar é realizado. Sendo que 21% fazem seu cadastro no mesmo …

O que faz um social media no Brasil?

Esta é a caçula das atividades dentro da Comunicação em diversos países ― e o Brasil é um deles. Na pesquisa que realizamos neste mês, na Tracto, com cerca de 1.200 profissionais da área, concluímos que 97% dos social media não se dedicam exclusivamente às atividades relacionadas a atualização de redes sociais. Eles produzem conteúdo escrito para outras plataformas, como …

Qual foi o primeiro banner da internet?

O banner nasceu em 1994. A história, recentemente relembrada pelo DigiDay, tem como protagonistas a Hotwired e a gigante da telefonia AT&T, ambas dos Estados Unidos. Sediada na California, a Hotwired ― braço online da revista Wired ― criou uma seção de publicidade no rodapé de sua página. Do outro lado do país, em Westport, no estado de Connecticut, a …

Quais são as habilidades de um estrategista de conteúdo?

O marketing de conteúdo já é algo real e bastante palpável no exterior. Aqui no Brasil esta área ainda está engatinhando. Por isso, é interessante falar sobre uma das peças-chave desse universo: o estrategista de conteúdo. Uma das principais atribuições de um estrategista de conteúdo é compreender o coração do negócio da empresa e seus clientes para definir objetivos atingíveis …

O ciclo de vida do conteúdo de marca

O infográfico abaixo foi produzido pela agência Digital C4, de Portland (EUA), em agosto de 2011, mas os conceitos continuam vigentes. Trata do ciclo de vida do conteúdo produzido por uma marca ― o chamado branded content. Para ganhar visibilidade, conteúdo de marca precisa ser bem escrito, fluido, dinâmico e compartilhado. O infográfico sugere cinco etapas: Colete (gather) Colete dados …

Como funciona a busca do Google?

A resposta a essa pergunta não é fácil e, mais do que uma matéria, é capaz de ser base para um ciência inteira. Mas o PPC Blog conseguiu organizar num infográfico os princípios globais. Desse gráfico, extraímos os conceitos centrais que podem ajudar geradores de conteúdo a entender o funcionamento básico do principal motor de buscas da internet. Inicialmente, o …

O poder do content marketing em 15 bullets

Content marketing ainda é incipiente no Brasil, mas está plenamente difundido nos Estados Unidos. Os dados reunidos pelo Demand Metric mostram detalhes dessa realidade. Os números a seguir dizem respeito ao mercado norte-americano. 90% das empresas americanas usam a geração de conteúdo em seus negócios. 62% terceirizam esse trabalho. Em média, as empresas reservam 25% de suas verbas de marketing …

Anúncios em redes socais crescem, mas ROI ainda é dúvida para a maioria

A maior parte das empresas paga para anunciar nas redes sociais. A maioria dedica entre 1% e 10% de sua verba de publicidade nessa modalidade. Os dados são da pesquisa Paid Social Media Advertising 2013, de autoria do Instituto Nielsen, que colheu informações por e-mail ou telefone de 500 profissionais de marketing dos Estados Unidos. O relatório aponta que 89% …

App para empresas: por que vale a pena

Você já deve ter se perguntado se vale a pena uma marca desenvolver um aplicativo de smartphone ou tablet. O principal argumento encontrado pelos defensores das apps é este: a principal atividade dos usuários mobile está nos aplicativos. O blog DXB fez uma coletânea de dados e as organizou no infográfico abaixo. Extraímos dele alguns dados que parecem relevantes e …

13 motivos pelos quais seu programa de content marketing pode falhar

Apenas 33% dos profissionais que usam conteúdo como instrumento de comunicação com seus públicos-alvo dizem ser eficientes. Isso sugere que dois em cada três cometam algum erro que coloque todos os esforços a perder. Os 13 erros comuns listados abaixo são de autoria de Joe Pulizzi e foram publicados neste mês num artigo do Content Marketing Institute, de Cleveland, nos …

Dez fatos sobre WordPress para celebrar seus dez anos

“Estou muito feliz em anunciar que a primeira versão do WordPress está disponível para download”. Assim começa o post de apresentação do software que se tornou sinônimo de software para blogs. A data? 27 de maio de 2003 – ou seja, exatos dez anos. Além de parabenizar a todos que se envolvem com a ferramenta, reunimos aqui dez curiosidades sobre …

Atrair público é o desafio de quem realiza webinars

Poucas ferramentas são tão eficientes quanto o webinar para gerar uma real proximidade do público com a marca. Aquela que for capaz de entregar conteúdo útil por meio de um seminário online ganhará a confiança do público e passa a ser lembrada por ele. Atrair pessoas para um webinar não é fácil mesmo sabendo que se trata de um evento …

O que faz um profissional de Social Media Marketing?

O infográfico elaborado pelo Schools.com listou seis atribuições de um profissional de SMM (Social Media Marketing): Desenvolver o relacionamento com influenciadores-chave e públicos segmentados. Aplicar uma abordagem de marketing diversificada que inclua mídia conquistada, paga e proprietária (earned, paid e owned media). Estabelecer verdadeiro engajamento e interação com os segmentos-alvo. Usar social analytics para identificar aspectos demográficos do público-alvo e …

Yahoo compra o Tumblr por US$ 1,1 bilhão

O Yahoo anunciou nesta segunda-feira (20) a compra do Tumblr, plataforma que permite compartilhamento de múltiplos formatos. O acordo foi fechado por US$ 1,1 bilhão. No release, o Yahoo promete manter as características que tornaram popular o Tumblr: “Pelo acordo e pela nossa promessa, não vamos estragá-lo. O Tumblr será operado de forma independente, como um negócio à parte. David …

5 coisas que aprendi sobre podcasting

Tenho feito podcasts desde agosto e durante esse tempo aprendi algumas coisas. 1. Microfones são importantes Se você for montar um estúdio em casa, não economize nos microfones. A parte mais importante do quebra-cabeças são os microfones e estes não são baratos. Comprei três RØDE Procasters e obtive um retorno esplêndido com isso. 2. Química é a chave Se você …

Você envia lembrete de evento por e-mail? Pois deveria: 82% querem recebê-lo.

A Localist, empresa americana que provê sistemas de calendários online, realizou uma sondagem com seus clientes. Entre os temas abordados, aparece o envio de lembretes de eventos online e presenciais aos inscritos. Uma das perguntas feitas no questionário foi essa: Você considera importante receber e-mails com lembretes dos eventos nos quais você está interessado?. Quatro em cada cinco usuários disseram …

Bom conteúdo faz toda a diferença nas buscas do Google

O Google prestigia quem produz conteúdo original e relevante. É isso que priorizam o Panda e o Penguin, como são chamados os algoritmos do principal site de buscas. Gerar informações relevantes para o público-alvo — principal pilar de content marketing — é uma prática que está completamente alinhada às técnicas SEO (sigla de otimização de motores de busca, em inglês). O infográfico abaixo foi …

Brasileiros ainda não são alvos de anúncios em redes sociais

Embora seja populoso e sua economia ainda viva um momento bem melhor do que o dos Estados Unidos e da Europa, o Brasil não figura entre os dez países mais visados nas campanhas de marcas em redes sociais. O ranking é composto de sete europeus além de Estados Unidos, Canadá e Austrália. Os números aparecem na compilação de dados do Sales …

Qual foi a primeira hashtag de todos os tempos?

Qual foi a primeira hashtag de todos os tempos

O que você estava fazendo às 12h25 do dia 23 de agosto de 2007? Se estivesse tuitando, teria tido a chance de ver nascer a hashtag. Foi nesse dia e horário que pela primeira vez uma hashtag foi postada e compartilhada por um grupo de usuários do Twitter. O termo em questão era #barcamp, utilizado pelos participantes de uma conferência …

Da pesquisa à mensuração de resultados: como planejar a semana?

A semana está começando: é hora de checar o calendário de publicações do blog, pesquisar por temas relevantes, responder aos e-mails, monitorar sites de relacionamento e resolver emergências não previstas… Seja como fizer sua organização, você saberia dizer quantas horas por semana ocupa cada tarefa relacionada ao trabalho em mídias sociais? O infográfico abaixo, elaborado pelo consultor canadense Mark Smiciklas, …

Qualidade dos lides é mais importante do que quantidade

Um programa eficiente de content marketing dá mais atenção à qualidade dos potenciais clientes do que à quantidade. É o que conclui a pesquisa Lead Generation Strategy Outlook Report, realizada pela Ascend2, de Boston, nos Estados Unidos. O estudo organizou as empresas em três grupos, assim divididos: 18% empresas capazes de gerar lides com eficiência; 71% com algum sucesso na …

Dez comportamentos que o Google costuma punir

Sempre que se pronuncia sobre seus algoritmos, o Google deixa claro que gosta de conteúdo. A melhor forma de aparecer no topo dos resultados de busca é ser relevante e original. No entanto, ainda há muita gente que busca atalhos para fazer seu site ganhar destaque artificialmente. A lista abaixo, que usa parte das informações de um post do Search …

Qual o volume de conteúdo publicado na internet?

Uma compilação de dados do site americano Business to Community apontou a quantidade de conteúdo e de atividade das plataformas na internet. A cada minuto: 684.487 pedaços de conteúdo são compartilhados por minuto no Facebook; Cerca de 100.000 tuítes são postados no Twitter; 347 novos blogs são publicados no WordPress; 571 novos sites são criados; 204.166.667 e-mails são enviados. Os números …

Entenda o efeito que cada cor provoca na sua marca

O estudo apresentado pelo SociaMedia Today mostra o impacto de cada cor nos sentimentos e percepções do público. Traduzimos do inglês os efeitos de cada uma delas no infográfico abaixo. Outras conclusões da matéria indicam que as cores: Fazem crescer até 80% o reconhecimento da marca. Fazem crescer 73% a compreensão dos leitores. Podem ser determinantes em até 85% das …

Dez perguntas antes de contratar um jornalista para content marketing

O perfil de quem gera conteúdo para marca, peça fundamental num plano de content marketing, não é tão específico, mas deve ter algumas características. Ter a pessoa certa aumenta a chance de se obter resultados melhores. Você provavelmente terá dificuldade para encontrar pessoas que preencham todos os requisitos. Mas, conhecendo-os bem, terá a opção de eleger os atributos importantes para …

Twitter fecha negócio milionário e amplia recursos para grandes marcas

O Twitter confirmou nesta segunda-feira (22) uma parceria com o Starcom MediaVest Group, empresa que pertence à francesa Publicis Groupe, gigante da área de publicidade. O alvo são as empresas de grande porte, como Procter & Gamble, Walmart, Coca-Cola e Microsoft, que já anunciam no Twitter. Eles agora terão acesso a recursos especiais de anúncio, pesquisa, dados e serviços. Um …

Empresas em redes sociais: por que o modelo atual não sobreviverá

Pergunte a um profissional dedicado à comunicação online de uma marca sobre o desempenho de suas ações. Você provavelmente ouvirá dele uma resposta em números, o que é bom. Mas ele falará de métricas como curtidas, seguidores ou engajamento, o que é ruim. Não que esses fatores não sejam relevantes. Sim, eles são. O problema é que são tratados como …

Como usar hashtag no Twitter?

Hashtags são palavras, expressões ou siglas precedidas pelo sinal de sustenido (#). Têm como função categorizar um tuíte de modo a inseri-lo num grupo de usuários interessados no mesmo tema, ainda que pontualmente. Foram introduzidas inicialmente por redes IRC (de bate-papo), como o ICQ. Ganharam popularidade com o Twitter e hoje já são usadas por Flickr e Instagram. Há rumores …

Jovens de 18 a 29 anos são maioria nas redes sociais

O instituto Pew Research, um dos mais respeitados dos Estados Unidos, um infográfico com diversos dados relevantes sobre uso das redes sociais em 2012. Pinçamos, traduzimos e organizamos essas informações nos seis tópicos a seguir. Sete em cada dez mulheres e seis em cada dez homens têm conta em pelo menos uma rede social. Jovens têm mais presença nas redes …

O que é código hexadecimal? Como descobri-lo em uma imagem?

Colorpix

Cores exibidas em monitores e telas são definidas a partir do código hexadecimal, que é composto do sinal de sustenido (#) mais seis dígitos. Os dois primeiros definem a intensidade da cor vermelha; os dois do meio dizem respeito ao verde e os dois últimos, ao azul. Cada cor tem 256 tonalidades. No hexadecimal, elas são definidas por números e …

Como preparar uma newsletter para ser lida em smartphone?

Empresas que fazem comunicação comercial por e-mail, como newsletter ou e-mail marketing, devem tomar precauções simples para otimizar a experiência de leitura em mobile. Afinal, três em cada quatro internautas usam smartphone para ler e-mail. O conjunto de sete boas práticas a seguir ajudará você a preparar seu e-mail para que ele seja aberto tanto nos tradicionais desktops como em …

Globo dá um tempo com o Facebook. Você ficou surpreso? Pois não deveria.

A decisão foi anunciada nesta semana: as Organizações Globo decidiram retirar do Facebook os links para suas matérias. A justificativa: a rede social rouba audiência dos sites da empresa ― Globo.com, G1, Editora Globo, Revista Quem etc. A informação é do Meio & Mensagem. A nova regra parece controversa. Afinal, o link exposto na rede social, em tese, estimula o …

Para que um blog corporativo não serve?

Embora alguns possam considerar o blog uma ferramenta ultrapassada, blog continua sendo um poderoso agregador de conteúdo. Não é difícil elaborar uma lista extensa das funcionalidades de um blog, mas optamos por fazer o inverso: apontar duas finalidades para as quais um blog NÃO serve. A primeira forma é o uso apenas institucional da plataforma. Afinal, presença digital não é …

Como baixar vídeos do YouTube?

Existem diversos programas e sites destinados a fazer o download de vídeos do YouTube. Aqui vai uma sugestão, que não é necessariamente a mais popular ou a melhor, mas seguramente funciona bem. Trata-se do serviço online Voobys. O funcionamento é muito simples. Vamos usar como exemplo a paródia do duelo entre Steve Jobs e Bill Gates, que desde que foi …

16 tuítes desastrosos

O Media Bistro, um dos sites especializados em mídia mais populares dos Estados Unidos, publicou na semana passada um infográfico com 16 tuítes desastrosos publicados por marcas. Traduzimos o conteúdo do infográfico e o publicamos abaixo. Em alguns casos, o autor do tuíte provavelmente se confundiu e publicou na conta da empresa aquilo que deveria ter saído em sua conta …

As pessoas não confiam naquilo que as empresas publicam

As pessoas não confiam naquilo que as empresas publicam

As pessoas não confiam — ou confiam muito pouco — naquilo que empresas e marcas publicam. Nas redes sociais, o grau de confiabilidade é ainda mais baixo do que em outros meios de comunicação online. As informações são de uma pesquisa realizada pela Forrester e publicado pelo FutureLab, que registrou  opiniões de consumidores online na Europa e nos Estados Unidos. A amostra é bem …

Por que um órgão público deve (ou não) estar nas redes sociais?

A resposta a esta pergunta não é simples, embora estar nas redes sociais de forma consistente represente um benefício claro para instituições públicas. A presença digital representa pelo menos três grandes oportunidades para instituições dessa natureza. Diálogo: assim como as pessoas reclamam de empresas em redes sociais, elas reclamam como cidadãs dos serviços públicos e da política ― fora Sarney …

12 motivos para você usar vídeo online de seu produto

O blog Business2Community publicou um interessante infográfico sobre vídeos online. Resumimos as informações em 12 tópicos. Nos Estados Unidos, cada pessoa assiste, em média, a 19 horas de vídeo por mês pela internet. 60% das pessoas assistem a vídeo do produto que pretendem comprar. 52% dos consumidores dizem que assistir ao vídeo de um produto os ajuda a ganhar confiança …

O que é um stakeholder?

Dentro do conceito empresarial, é a pessoa que influencia os negócios da empresa. O jornalista catarinense Felipe Godoy, especialista estratégia empresarial, apresenta a seguinte definição: “Stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma empresa.” Fazem parte desse grupo pessoas físicas …

Quatro truques que ajudam a fazer pesquisa no Google

Você certamente usa o Google todos os dias, mas talvez não extraia o máximo do principal sistema de buscas da internet. Conheça abaixo quatro operadores bastante úteis. 1. Asterisco Suponha que você conhece trechos de uma música, mas esteja faltando uma palavra no meio. Como tornar a busca eficiente tendo em mente algumas palavras soltas, mas que não estejam encadeadas …

Dois dados interessantes sobre webinars

Participei na semana passada de um webinar do on24, empresa americana que desenvolve uma ferramenta para webcasts e webinars. Anualmente, ela apresenta um guia útil e aplicável, que traz as melhores práticas e alguns números que servem como benchmark. Mas o que me chamou a atenção foram resultados de duas enquetes realizadas durante a apresentação. Na primeira, a pergunta foi: …

Oscar gerou 8,9 milhões de tuítes; veja mais números

A cerimônia de entrega do Oscar na noite de ontem (24) gerou 8,9 milhões de tuítes, com pico de 85.300 tuítes por minuto. Os dados foram revelados pela Sysomos (@sysomos), uma das maiores empresas de monitoramento de redes sociais. Os picos de postagens se deram nos seguintes momentos: Prêmio de Melhor Filme: 85.300 tuítes por minuto. Adele cantando Skyfall: 82.300 …

Como a Honda ganhou 5,5 milhões de seguidores no Pinterest

A promoção Pintermission, realizada pela Honda no Pinterest, foi um dos cases positivos nas redes sociais em 2012. Usuários considerados influentes foram selecionados pela montadora e receberam US$ 500 para usar em uma aventura de sua escolha. A condição é que essa aventura fosse offline. Em contrapartida, os usuários publicaram fotos na rede social. A ideia de dar uma pausa …

Quer fazer uma análise de seus seguidores no Twitter? Conheça o Followerwonk.

Followerwonk

O Followerwonk faz uma radiografia dos seguidores no Twitter ― tanto os seus quanto os de terceiros. Depois de fazer login, que permite usar a própria conta do Twitter, o usuário encontra três recursos gratuitos bastante úteis: Busca por perfil: é possível listar perfis usando palavra-chave que apareça na bio (descrição) dos usuários do microblog. A lista pode ser ordenada por …

Qual a melhor rede social para empresas pequenas?

O Linkedin é a melhor rede social para pequenas empresas. É isso que aponta uma pesquisa feita pelo Wall Street Journal, que colheu opiniões de 835 empresários americanos em meados de janeiro de 2013. Seis em cada dez pequenos empresários entendem que redes sociais têm valor para seus negócios. O Linkedin obteve o melhor resultado: 41% dos entrevistados apontam essa rede social …

A embaçada linha entre publicidade e editorial

Comercial x Editorial

O artigo abaixo foi publicado em inglês no site Marketing Profs no dia 25 de janeiro, com o título Clarifying the Blurry Line Between Advertising and Editorial. É de autoria de Matthew Grant. Publicamos a seguir a tradução do artigo na íntegra. A embaçada linha entre publicidade e editorial No episódio desta semana do Marketing Smarts, Bob Cohn, editor do The Atlantic …

Qual a diferença entre coluna e blog?

Harry Thomas é dono de um site especializado em corrida de rua, o Running News. No time de colunistas e blogueiros, conta com especialistas, atletas amadores e profissionais ― como Luiz Razia, novo piloto brasileiro na Formula 1. Foi ele quem me fez , via Twitter, a pergunta estampada no título deste post. Não sei se há uma resposta técnica, …

Conheça dicas de segurança para manter seu site em WordPress

Se de um lado a facilidade de instalação e a flexibilidade do WordPress animam usuários interessados em construir seu próprio site, por outro é importante lembrar que, por ser construído coletivamente em código aberto, aumentam as chances de invasões por vírus ou outro códigos maliciosos. Atenção à segurança, portanto, deve ser rotineira. A responsabilidade pela manutenção de um site em …

Quantas pessoas abrem uma newsletter?

Newsletter

A ferramenta de envio de e-mails iContact fez em 2012 um levantamento dos dados de abertura de e-mails de sua vasta base de clientes. Conclusão: 83% dos e-mails são entregues; 20% dos destinatários abrem o e-mail; 5,2% clicam em pelo menos um link; 0,31% clicam na opção de cancelar o cadastro (opt-out). Outra métrica que merece ser observada é o …

Post fake no Facebook prejudica Etna e permite tirar algumas lições

Você acompanhou o caso Etna no Facebook? Aconteceu o seguinte: a rede de lojas de móveis estava reformulando sua fan page no Facebook e por isso a tirou do ar. Nesse ínterim, alguém criou uma página falsa e publicou o post abaixo. As pessoas reagiram, como era de se esperar. Algumas aproveitaram para expor problemas operacionais que vivenciaram na condição …

O que é marketing attribution?

O que é marketing attribution?

Imagine a seguinte situação: um usuário visita o site após encontrá-lo numa busca no Google, volta mais tarde por meio de uma rede social e finalmente faz a compra porque viu o banner em um site de terceiros. A qual canal deve ser atribuída a venda? Atualmente, se atribui ao banner. Marketing attribution visa a observar o comportamento de compra …

Dez formas de melhorar a sua comunicação por e-mail

E-mail ainda é a forma mais eficiente de comunicação online. E é também a que traz maior retorno. De acordo com a Direct Marketing Association, e-mail marketing é uma tática que gera alto retorno sobre o investimento (ROI). Em média, cada dólar investido gera retorno de US$ 40,56. O mercado de serviços de disparo de e-mails movimenta US$ 67,8 bilhões …

Seis regras para organizar um bom webinar

Para ter sucesso, uma webinar deve seguir seis regras básicas. Esse conjunto de regras foi elaborado pelo diretor da Citrix na América Latina, o americano David O’Keefe, e apresentado em uma webinar realizada na terça-feira (22). 1. Seja relevante para o público Capriche no conteúdo. Saiba quais as preocupações de seu público. Fale dos assuntos que as pessoas querem ouvir, …

Facebook: mais équio do que a concorrência

Por que você quer que as pessoas curtam a sua fan page? Em cada cem pessoas, 91 não sabem responder. Elas não têm um plano de comunicação que gerencie as ferramentas com foco em resultados. Foi esse o resultado de uma enquete de uma webinar realizada pelo Content Marketing Institute, dos Estados Unidos, na semana passada. Se você faz parte …

Cinco eventos sobre blogs nos EUA neste 1º semestre

Selecionamos cinco eventos que abordam blogs no primeiro semestre de 2013 nos Estados Unidos. Vale a pena ficar de olho no material online gerado por eles e, para quem tiver oportunidade, talvez participar. Altitude Summit Trata de blogs focados em pequenos segmentos ou em nichos, como design, estilo de vida, fotografia ou moda. Quando: 23 a 26 de janeiro de …

Conheça o tripé da arquitetura da informação

Antes de começar a construção ou reformulação de um site, é preciso planejar. Parece evidente, mas em poucos cliques é possível encontrar exemplos de páginas elaboradas às pressas — metaforicamente, é como o puxadinho em uma casa. Tal planejamento pode ser sintetizado em um conceito, elaborado nos anos 1960 diante da relação dos usuários com interfaces: arquitetura da informação. Essa área …

Cinco formas de SPAM que você talvez pratique

Você odeia receber SPAM? Provavelmente, sim. Mas você já parou para pensar se você faz SPAM? Não pense que só é SPAM aquele e-mail que produtos milagrosos de emagrecimento ou que contenham vírus. Vai além disso, e é mais velho do que a internet. Um dos casos mais antigos de que se tem notícia data de 1864, quando um telegrama …

Dois blogs corporativos diferenciados: Starbucks e McDonald’s

Se tivesse de citar o blog corporativo que mais me impressiona positivamente, não titubearia. É o My Starbucks Idea. Funciona como um grande brainstorming coletivo. Qualquer internauta pode dar sua sugestão livremente e a comunidade avalia a sugestão de forma binária: gostei ou não gostei. Em 2012, o site chegou à marca de 100 mil posts em que os usuários …

Quais os melhores horários para tuitar? Obtenha a resposta personalizada.

Twitteroid

Qual o melhor horário para tuitar? Existem diversos dados estatísticos que mostram os horários de pico no Twitter. Mas é seguro afirmar que a sua rede de seguidores tem suas características próprias. Basta considerar este exemplo: uma conta focada em futebol, com assuntos quentes às quartas-feiras, certamente terá horários de picos diferentes de alguém que tuíte sobre mercado financeiro, com picos …

Menções e curtidas não têm impacto em vendas

O artigo a seguir foi publicado no Business Insider no dia 1º de dezembro de 2012, com o título Twitter Mentions And Facebook Likes Have No Impact On Sales. O autor é Hadley Malcolm, do USA Today. Menções no Twitter e curtidas no Facebook não têm impacto em vendas Os varejistas podem ter batido recorde de vendas no fim de …

Dificuldades e soluções para gravação de entrevista para podcast

Gravar entrevista remotamente e transformá-la em podcast é tarefa relativamente simples e completamente alinhada ao método de content marketing. Existem muitos programas que gravam telefonemas ― Skype, inclusive. Para gravar pessoalmente, a complicação está mais no local da gravação do que no dispositivo em si. A solução perfeita é uma sala com revestimento nas paredes próprio para conter os ecos, …

Qual rede social é mais usada no mundo?

Mapa Mundial das Redes Sociais - dezembro 2012

A segunda edição de 2012 do Mapa Mundial das Redes Sociais foi publicada no dia 31 de dezembro pelo seu autor, o italiano Vincenzo Consenza. O estudo é publicado semestralmente, sempre em junho e dezembro. A resposta à pergunta do título: o Facebook é o mais usado do mundo. A observação feita por Vicenzo indica domínio cada vez mais expressivo …

11 perguntas para você responder antes de compartilhar conteúdo nas redes sociais

Compartilhar conteúdo traz benefícios não apenas para o autor, mas também para quem compartilha. Afinal, rende relevância e relacionamento. Mas é preciso tomar alguns cuidados. As 11 perguntas ajudam a evitar problemas na hora de clicar no botão share. O texto assinado é baseado em um post de autoria de Jackson Wightman, da Proper Propaganda, dos Estados Unidos, e foi …

Como ganhar seguidores no Twitter?

Seguir no Twitter

A pergunta tem representado um desafio para marcas e usuários do microblog. Há tanto meios legítimos como artificiais de se conseguir seguidores. Por razões que dispensam explicações, vamos nos ater à primeira opção. Lembre que, no Twitter, é mais importante ter uma audiência segmentada do que ter um número grande de seguidores. Afinal, é isso que garante bons níveis de …

As 12 piores mancadas de empresas nas redes sociais em 2012

As redes sociais estão aí para as marcas se aproximarem de seus públicos por meio da geração de conteúdo relevante. Ou, então, o inverso: se distanciarem deles publicando conteúdo desastroso. Selecionamos 12 deslizes de marcas em 2012 nas redes sociais. Aprenda com eles e, em alguns casos, divirta-se. Vodca Belvedere A peça abaixo foi produzida pela agência Arnell Group e …

Twitter reage e lança ferramenta de fotos similar ao Instagram

O Twitter reagiu à restrição imposta pelo Instagram e anunciou a criação de seu próprio recurso de aplicação edição de imagens. Dentro do aplicativo do Twitter, agora é possível incluir filtros vintage, transformar foto em preto e branco, redimensionar, cortar e usar outras funcionalidades antes exclusivas do Instagram. A novidade está disponível primeiro para usuários de apps de iPhone e …

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