Conteúdo como aliado para a empresa que quer introduzir uma nova cultura

Fui pesquisar um pouco sobre a Little Veggie Patch Co depois de me deparar com várias citações a respeito deles no livro Difference, da irlandesa Jiwa Bernadette, sobre o qual pretendo falar por aqui em breve. Fiquei positivamente surpreendida pela maneira como uma empresa de médio porte com atuação totalmente voltada para um serviço específico, que é ajudar as pessoas a cultivar …

O que o Facebook pensa sobre produção de conteúdo

O diretor de contas estratégicas do Facebook, Mark Wallrapp, participou em junho do Silicon Beach Fest, em Santa Monica, no estado da California, nos Estados Unidos. Ele abordou em diversos momentos a atuação das marcas em redes sociais. O site Inside Facebook destacou a crítica feita pelo executivo à falta de foco das empresas: “Se você analisar de forma mais …

Entenda por que você não pode ignorar o crescimento do mobile

Dispositivos móveis não são mais uma tendência. São realidade. Isso significa que você, como profissional de comunicação ou marketing, em algum momento precisará considerar a adequação de seu conteúdo a smartphones ou tablets. O gráfico abaixo mostra a quantidade de smartphones vendidos trimestralmente entre 2009 e 2013. No Brasil, foram vendidos 35,6 milhões de smartphones em 2013, o que corresponde …

No SlideShare, o compartilhamento é levado a sério

Li no começo do ano um artigo da Forbes sobre como o SlideShare tem se tornado importante para o content marketing. Ainda não tinha me deparado com um case interessante de marca brasileira e resolvi buscar os exemplos que o artigo mencionava para ter uma ideia melhor de como as marcas têm usado a plataforma. Um dos cases citados é …

Que tipo de conteúdo publicar no LinkedIn?

O Search Engine Journal fez uma ampla compilação de dados, que usamos como base para esta matéria. De acordo com o próprio LinkedIn, seis em cada dez usuários gostam de ler insights sobre os seus mercados. Em segundo lugar, aparecem informações sobre a própria empresa. Outro dado interessante é o fato de o conteúdo alcançar, em média, 20% dos seguidores …

Como fazer conteúdo virar resultado?

Criar conteúdo é a atividade mais trabalhosa em content marketing enquanto conquistar resultados reais é a mais desafiadora. Quando falo em resultados reais, refiro-me a gerar vendas, reter clientes, fortalecer a marca ou a qualquer outro benefício que seja importante para a empresa ― e não apenas para o departamento de comunicação. Nós, brasileiros, somos ótimos produtores de conteúdo. Mas somos menos focados …

O Meal Planner da Tesco

Um pouco depois de testar a ação da Hellmann’s no WhatsApp com o whatscook, encontrei um tuíte da Tesco convidando para conhecer o Tesco Meal Planner, que tem como proposta ajudar as pessoas a organizarem um calendário de refeições de acordo com os seus gostos e restrições. O usuário pode escolher quais refeições ele gostaria de receber (café da manhã, almoço …

Quais as fontes usadas por Twitter, Facebook e Google+?

Conhecer as fontes usadas por Facebook, Twitter e Google+ podem ajudar você a combinar o seu com publicações nessas redes sociais. É o caso, por exemplo, de quando você cria uma apresentação em PowerPoint e quer que a fonte utilizada por você seja igual àquela que é exibida em PrintScreens. Com base num post do Site Point, apresentamos as respostas …

Você já usou a busca avançada do Twitter? Talvez lhe seja bem útil.

A busca avançada do Twitter é um recurso aparentemente pouco usado por profissionais de comunicação e marketing, mas pode ser muito útil para quem busca insights sobre termos, especialistas em determinados assuntos ou outras combinações específicas. Aqui vai um passo a passo de como você pode usá-la. É bem simples. Primeiro acesse o endereço http://search.twitter.com. Logo abaixo do campo de …

YouTube fatura US$ 3,5 bi. Saiba como isso dá credibilidade ao WhatsApp.

O CEO do YouTube, Salar Kamangar, revelou ao site The Information (conteúdo fechado para assinantes) números da plataforma de compartilhamento de vídeos, que pertence ao Google. Foram US$ 3,5 bilhões faturados em 2013. Não foram apresentados detalhes, mas é provável que a maior parte da receita venha de anúncios exibidos durante a execução dos vídeos (no formato de AdSense) ou …

Dez dados sobre comportamentos de compra que ajudam a construir sua persona

O trabalho de construção de personas se faz basicamente a partir de entrevistas realizadas com clientes e possíveis clientes. Há, no entanto, outros pontos de observação do público. Um deles é o comportamento de compra do público ― sobretudo para empresas que vendam produtos ou serviços diretamente em seus sites. Um infográfico do Baynote compilou dados de comportamento pré-compra. Extraímos …

Youtility: aplicativo ajuda paciente a tomar remédios e a reportar sintomas

A rotina padrão de um paciente inclui visitar o médico, receber uma lista de remédios para tomar em determinados horários. Ele precisa, ainda, reportar sintomas para ajudar no diagnóstico. Na teoria, é simples assim. Na prática, o paciente corre o risco de por qualquer razão não cumprir os horários estabelecidos. E ainda é traído pela memória quando o médico pergunta …

Como usar o LinkedIn para empresas? A HP é uma boa referência.

O LinkedIn cada vez mais se posiciona como uma plataforma de conteúdo, e não apenas de oferta e busca de emprego. O blog Talent, mantido dentro do próprio LinkedIn por Kate Reilly, fez uma interessante análise da company page da Hewlett-Packard nos Estados Unidos. O ponto que mais se destaca, segundo ela, é a publicação frequente. A HP criou 76 posts em …

Sete formas de obter informações sobre o perfil comportamental do público-alvo

O desenvolvimento de personas requer apuração. É preciso consultar fontes de informação variadas para a criação de um personagem que represente o público-alvo ao qual o conteúdo se destina. As informações foram compiladas pelo Single Grain, de San Francisco (EUA), que criou um infográfico acerca do assunto. Extraímos informações desse infográfico e complementamos com conhecimento que nós, da Tracto, desenvolvemos em …

Redes sociais não influenciam consumidores, conclui Gallup; mas há divergências

Redes sociais não influenciam os consumidores. A afirmação é do estudo “O Mito das Mídias Sociais“, publicado (em inglês) na semana passada pelo instituto de pesquisa Gallup, um dos mais importantes no Estados Unidos. O estudo fez barulho por duas razões: destoa do discurso comum e diz respeito a uma massa de internautas. De cada dez adultos, sete usam pelo menos …

Lei anti-SPAM vai entrar em vigor no Canadá. Será que valeria para o Brasil?

Uma nova lei anti-SPAM começa a vigorar no dia 1º de julho no Canadá. A regulamentação afetará não apenas empresas daquele país, mas todas as que tenham canadenses em seu mailing. A CASL (sigla de Canada’s Anti-Spam Legislation) afetará diretamente empresas que usam e-mail como forma de promover seus negócios ― como newsletters, e-mail marketing etc. As principais exigências estão …

Por que o Facebook não vale mais a pena?

O texto abaixo foi publicado pelo site canadense Smedio, de Calgary, no Canadá. É de autoria de Maria Mincey. Fizemos uma tradução livre do artigo, originalmente intitulado “Why Facebook Marketing isn’t Worthwhile Anymore“. O Facebook começou a fazer incursões no mundo dos negócios apenas alguns anos depois do seu lançamento para o público como uma plataforma de interação social e …

Desenvolver personas melhora resultados de quem produz conteúdo

Houve um tempo em que a comunicação em massa era a alternativa para a comunicação das marcas. Hoje segmentação é o nome do jogo. Nesse cenário, estudar o público e construir um personagem que o represente é uma técnica eficiente, que responde pelo nome de buyer personas. O objetivo com esse método é enxergar claramente as necessidades do público que se …

Testei a iniciativa da Hellmann’s no WhatsApp e conversei com um chef de cozinha

A Hellmann’s lançou entre o fim de maio e começo de junho uma ação envolvendo o WhatsApp e tornou-se uma das primeiras marcas brasileiras a usar o aplicativo para distribuir conteúdo. A proposta do whatscook é bem interessante: colocar o usuário em contato com chefs de cozinha para dicas em tempo real para preparar o almoço ou o jantar. Para …

Webinars são uma tática eficiente para empresas de TI

Apresentações online curtas e objetivas são uma opção poderosa em content marketing. São os chamados webinars. No setor de tecnologia da informação (TI), não é diferente.  Um estudo publicado pelo site do The Carter Group apresentou num infográfico dados sobre o uso de webinars por empresas desse segmento nos Estados Unidos. Pinçamos os mais relevantes e os listamos abaixo. 75% das …

LinkedIn: uso das funcionalidades cresceu em 2014

O estudo anual sobre LinkedIn realizado pela consultoria Power Formula, com sede em Milwaukee (Estados Unidos), mostra que a plataforma ganhou relevância entre os profissionais desde o ano passado. Foram consultados 896 profissionais norte-americanos por meio de uma pesquisa online. Numa escala de 0 a 5, sete em cada dez atribuíram nota 4 ou 5 para a importância da plataforma …

Entenda por que o Facebook lançou o aplicativo Slingshot e por que isso tem a ver com você

Ao lançar o aplicativo Slingshot nesta semana, o Facebook deu mais uma demonstração de que tem seus esforços concentrados em mobile (smartphones e tablets). O aplicativo em questão serve para a troca de mensagens instantâneas. Tem um diferencial: o usuário envia a um amigo um vídeo ou imagem, que é exibido por até 15 segundos. Depois, some para sempre. “Diferencial” é apenas força de expressão. Essa …

Conteúdo sobre Copa: case Itaú

As marcas não se animaram muito a produzir conteúdos relacionados à Copa do Mundo. Aparentemente, só as grandes e patrocinadoras da Seleção decidiram pegar carona no Mundial. Vimos o case Unimed na semana passada e agora é a vez do Itaú, que tem um material mais interessante a apresentar. A série de documentários “Brasileiros de Coração” tem uma proposta muito interessante, que é …

Como contratar um web designer freelancer?

Desginers freelancers têm sido uma opção cada vez mais frequente para empresas e agências que produzem algum tipo de conteúdo. Para não se perder na hora de contratar um profissional, vale seguir as dicas do infográfico abaixo, de autoria de Jay Soriano, publicado em julho de 2013 em seu site, o Soriano Media. Dessa imagem, extraímos e traduzimos o conteúdo …

A abertura da Copa tem mais de 12 milhões de tuítes, com picos nos gols; veja mapa animado

Foram 12,2 milhões de tuítes durante o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014, em que o Brasil derrotou a Croácia por 3 a 1, em São Paulo. Os dados foram divulgados pelo blog do próprio Twitter. Mais de 150 países participaram da conversa. O mapa interativo abaixo, feito pela Carto DB, mostra a quantidade de participações no microblog …

As pessoas usam redes sociais diferentes para finalidades diferentes

Quando querem conversar com amigos e familiares, as pessoas usam mais o Facebook. Para contatos de negócios, vão para o LinkedIn. Para interagir com experts, o Twitter é a opção mais frequente. Estas são algumas das conclusões a que chegou a pesquisa “A Network For Every Interest”, realizada pela IPG Media Lab, empresa com sede em Nova York e San …

Conteúdo sobre Copa: Case Unimed

Pensava que a esta época do ano teria bem mais cases para comentar aqui feitos em torno da Copa do Mundo, mas encontrei poucos. Este, da Unimed Seguros, tem até o spot de 30 segundos, com apoio de mídia paga e campanha liderada pela hashtag #seguradavid, de construção interessante, mas não dá para ter muita ideia de como está em relação …

Farmacêutica investe em conteúdo para ajudar mulheres a emagrecer

Dicas e reportagens sobre saúde, beleza e boa forma. Os ingredientes que atraem o público dos programas femininos da tarde e das revistas segmentadas são a aposta da Divcom Farma para divulgar seus produtos na TV e na internet, especialmente o auxiliar de redução de peso Lipomax. Zapeando na TV, a telespectadora encontra o programa Lipomax Saúde e Beleza na …

Entenda por que o alcance e a credibilidade do Facebook estão despencando

Você já deve ter percebido que, ao publicar qualquer conteúdo na fan page de uma marca no Facebook, o alcance orgânico não é mais o de antigamente. Entenda por alcance orgânico a audiência conquistada espontaneamente, sem investimento financeiro. O que acontece é que, agora, para conseguir visibilidade minimamente razoável, é preciso pagar para impulsionar as publicações. O Facebook passou vários anos convencendo …

Só metade das pessoas que se inscrevem em eventos online assiste a eles

Considere que você vá organizar um evento online gratuito, como webinar ou Hangout. Com algumas semanas de antecedência, você dispara convites via e-mail, redes sociais e outros meios. No final, suponha que 100 pessoas se inscrevam. Nessa etapa, espere que mais ou menos metade de fato assista à sua apresentação virtual. A média apresentada por especialistas em webinar nos Estados Unidos …

Conteúdo amador demais depõe contra a marca – case Ajinomoto

A Ajinomoto fez uma série de dez vídeos para ensinar receitas com o produto de uma de suas marcas, o molho Shoyu Satis. Receitas são um caminho natural para qualquer marca de alimento e acho interessante explorá-las, mas é preciso fazer isso de uma forma atraente para o consumidor e esses vídeos da Ajinomoto são extremamente monótonos. Começa pela pouca …

Qual o tamanho ideal de um post? E de um tuíte? Estudos respondem.

Buscar padrões para tamanhos de textos é um risco. Afinal, todo texto deve ter o tamanho que ele merece, como já explicou André Rosa, aqui mesmo, na Tracto. No entanto, há estudos que apontam o efeito que um texto, vídeo ou áudio provoca. O Orbit Media compilou os dados, que reproduzimos na tabela abaixo. Os dados têm base técnica. Por exemplo, para …

O pioneiro em content marketing é qualquer um de nós

Quando era adolescente, eu chegava da escola e corria para assistir ao Globo Esporte. No intervalo, a TV Tribuna anunciava: “venha correr os 10 km da Tribuna FM”. Em meados dos anos 90, não havia em Santos quem não assistisse à afiliada da Globo. Por isso, a prova de corrida de rua logo ficou famosa na cidade. Mais famosa do que …

Seis maneiras de se usar vídeo em seu conteúdo

Produzir vídeo costuma ser mais caro do que textos ou fotos, por exemplo. Em compensação, o resultado é potencialmente proporcional ao investimento. O PR Daily Europe dá seis sugestões de formatos num artigo, que, somado à nossa própria experiência na Tracto, usamos como fonte para elencarmos os seis tipos de vídeo a seguir. Perguntas e Respostas: responda dúvidas de seu …

Dez motivos para você usar conteúdo visual

Houve um tempo em que conteúdo na internet era essencialmente texto, atribuindo-se menor importância ao aspecto visual. Isso era uma justificativa aceitável quando a conexão à internet era extremamente lenta para a maioria das pessoas. O cenário mudou e, atualmente, conteúdo visual tem muita relevância. O site Kwiktum, da Florida, nos Estados Unidos, listou no infográfico ao lado (clique na …

Campanhas nas redes sociais precisam ser fáceis para o usuário

A fast fashion sueca H&M está em uma onda de sustentabilidade e, para promover a linha Conscious e Conscious Exclusive, com peças feitas de seda e couro orgânicos, lançou a campanha Ever Conscious. Segundo a companhia, a ideia é criar um “efeito borboleta” no Instagram. As consumidoras são convidadas a postarem fotos delas mesmas na plataforma usando a hashtag #everconscioushm. …

Os quatro elementos da identidade da marca devem estar presentes no site da empresa

A identidade de uma marca deve estar presente nos elementos não apenas do conteúdo, mas também do site (ou blog) de uma empresa. Num artigo publicado neste mês no site Kaiser the Sage, o filipino Jason Acidre aponta os quatro elementos centrais de uma marca. Os quatro elementos podem ser definidos assim: Definição de marca Uma marca pode ser definida …

Quanto tempo cada tarefa de newsletter e e-mail marketing nos consome

Quanto tempo é destinado a cada tarefa necessária para o disparo de uma comunicação por e-mail em massa, como newsletter ou e-mail marketing? A pergunta foi feita no final de 2013 pelo site americano eConsultancy, numa pesquisa intitulada The Email Marketing Speed Imperative. E foi respondida por cerca de 500 clientes de serviços de disparo de e-mails de Estados Unidos, Canadá e …

Content marketing com poucos recursos: startups

Vi há algumas semanas na Contently uma lista com blogs de startups que estão dominando a arte de desenvolver conteúdos que geram engajamento. Para uma empresa com poucos recursos, sem verba para grandes anúncios e compra de mídia, o conteúdo é excelente aliado para tornar os produtos e serviços conhecidos, fator fundamental para o crescimento de qualquer organização. Mesmo usando plataformas gratuita …

Dez dicas para você usar o Linkedin profissionalmente

O Linkedin tem 277 milhões de usuários ativos. Embora dê sinais de que se prepara para estimular o compartilhamento de conteúdo, seu posicionamento como rede social profissional já está consolidado. Recrutadores e head hunters usam a plataforma para contratar profissionais. Sem contar que o perfil no Linkedin costuma ter boa visibilidade nos resultados de busca orgânica do Google. O canadense …

Content marketing com poucos recursos – O Brechó Capricho à Toa

O content marketing pode ser adotado por pequenas empresas de uma forma bastante econômica e criativa. O segredo é definir foco e audiência que, somados à criatividade e constância na produção, tendem a gerar bons resultados para os negócios. Um dos exemplos mais admiráveis de pequena empresa fazendo content marketing com poucos recursos é o Brechó Capricho à Toa, que fica …

Trinta exemplos de content marketing [e-book]

Os conceitos acerca de content marketing vão aos poucos sendo organizados em vários países simultaneamente. Embora os Estados Unidos puxem a fila como de praxe, cada região se estrutura influenciada pelas suas especificidades. No Brasil, não é diferente. Para exemplificar os conceitos, lançamos nesta sexta-feira (9) o e-book gratuito “30 Exemplos de Content Marketing”. Quando falo na primeira pessoa do …

Vai realizar um webinar? Então, veja estas dicas.

Antes de entrar em contato com uma empresa, um cliente busca informações sobre ela. Quer saber, entre outras coisas, se deve confiar na expertise daquele fornecedor. Normalmente, um comprador B2B obtém 70% da informação acerca de uma marca antes da decisão de compra. É o que o Google chama de Momento Zero da Verdade, abreviado pela sigla ZMOT. Quanto mais …

Sete tendências de social media que estão modelando 2014

O Media Mosaic reuniu num infográfico as tendências em mídias sociais para este ano. Fizemos uma tradução livre dos dados apresentados pelo levantamento, acrescentando algumas informações por nossa conta. 1. Social Listening O hábito de monitorar, ouvir e interagir com as pessoas dizem nas redes sociais algo sobre a marca esteve presente em 22% dos profissionais de marketing em 2013. …

Mais storytelling no Twitter

O Twitter lançou no fim de março a função photo collage, que permite acrescentar quatro fotos em um único post. Mal a ferramenta foi lançada e muitas marcas early adopters já correram para fazer seus experimentos, como mostra esta reportagem da Advertising Age. O Twitter tem feito algumas mudanças para aumentar o apelo visual. As redes sociais que mais crescem …

Brasil faz crescimento acelerar e Whatsapp chega a 500 milhões de usuários ativos

O Whatsapp já passou dos 500 milhões de usuários ativos. Em dezembro de 2013, eram 100 milhões. O crescimento acelerado nos últimos quatro meses se deu especialmente em Brasil, Índia, México e Rússia ― países emergentes e com população grande. O anúncio foi feito na terça-feira (22) pelo CEO da empresa, Jan Koum. O aplicativo de envio de mensagens instantâneas …

Por que você deve discutir estratégia de content marketing antes das táticas

Artigo de Don Stanley originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA. “Falhar em planejamento é planejar falhar” ― John Wooden, lendário treinador de basquete. Eu frequentemente faço a seguinte pergunta: “qual a razão principal pela qual as empresas falham em content marketing?” Quem faz a pergunta parece querer, ou esperar, uma resposta complexa; mas o fato é que a resposta …

Anúncio no Twitter gera mais cliques do que no Facebook

Um anúncio no Facebook gera mais visibilidade do que no Twitter. O microblog, por sua vez, ganha quando se trata de geração de cliques em links para endereços externos, como site ou blog. A conclusão é de um estudo feito pela agência Resolution Media com base em um conjunto de anúncios em mídias sociais que, juntos, somam mais de US$ …

Empresas enxergam importância em automação de marketing, mas só 46% a implantam

Oito em cada dez empresas americanas consideram vantajoso implantar um sistema de automação de marketing. No entanto, somente 46% estão usando um sistema que monitore as atividades de sua base de cadastros com foco na conversão em vendas. A conclusão é de um estudo feito pelo eConsultancy, que colheu opiniões e relatos de 534 departamentos de empresas e agências de …

Conheça as 20 marcas com mais seguidores no Twitter no mundo

O programa Pânico é a única marca brasileira que figura entre as 20 marcas com maior número de seguidores no mundo no Twitter. Com o perfil @programapanico, o humorístico da TV Bandeirantes aparece em 18º lugar, uma posição à frente do Google. A coleta de dados é feita permanentemente pelo Twitter Counter. O filtro de marcas foi feito pelo All …

Mobile e TV conectada são as plataformas preferidas para vídeos longos

Desktops e tablets são mais usados para vídeos de curta duração. Os usuários desses dispositivos despendem 60% do tempo em vídeos de mais de 10 minutos. Em mobile, como smartphones, esse percentual é de 75% e em TVs conectadas à internet, 81%. Analisando mais de perto os gráficos acima, outro dado chama a atenção. Tanto em mobile como em TV …

Quer que seu blog seja lido? Mantenha-o atualizado!

Todos nós sabemos que encontrar algo novo para escrever pode não ser tarefa fácil. Pensando nisso escrevi este artigo com dicas e sugestões de como manter seu blog sempre atualizado e atraente para seus leitores. Você já sabe que precisa publicar conteúdo que seja útil e relevante para seu público. Mas não adianta publicar um bom artigo esporadicamente. Se você …

Case Itaú: uso consciente do dinheiro é destaque na TV e na internet

O tema dinheiro está presente 24 horas por dia na vida da maioria das pessoas. Sabendo disso, o Itaú tem encontrado oportunidades de atingir o público de um programa das emissoras de maior audiência do Brasil. O banco tem divulgado seu hotsite sobre Uso Consciente do dinheiro no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. O site do programa …

12 dados interessantes sobre o Instagram

O Maximize Social Business coletou dados sobre o Instagram em diversas fontes e os publicou em um post recentemente. Traduzimos e reorganizamos as informações em 12 tópicos. O Instagram foi lançado em outubro de 2010. Em apenas três anos, alcançou 150 milhões de usuários ativos. Entre as redes sociais, o ritmo de crescimento é inferior apenas ao registrado pelo Google+. …

Como decisores B2B obtêm informações sobre serviços de tecnologia

Como se comportam os decisores de empresas quando compram serviços de tecnologia? Essa foi a pergunta feita pela agência SterlingKlor, do Canadá, que ouviu 2.000 tomadores de decisão de empresas com esse perfil. São, portanto, empresas B2B (business to business) que contratam algum tipo de serviço de tecnologia. O estudo indica que 92% usam sites especializados como a principal fonte …

O artigo no blog é só o começo da sua estratégia de marketing de conteúdo!

O que você pensa quando ouve falar em marketing de conteúdo? Se você pensa em blogs e artigos, está no caminho certo. Porém não termina aí. Nesse artigo vou explicar como utilizar o conteúdo produzido por você de maneira inteligente, criativa e prática que irá poupar seu dinheiro e tempo, além de oferecer a você um grande retorno sobre o …

Um usuário pediu para sair do seu mailing? Então, comemore!

Vejo com frequência ― em consultorias, aulas ou palestras que ministro ― a expressão de perplexidade no rosto das pessoas. Tudo porque um usuário clicou no botão de opt-out, indicando que nunca mais quer receber nenhum e-mail enviado pela empresa. ― E agora? O que devo fazer? ― alguém pede socorro. ― É simples: comemore ― aconselho. Não, não estou dizendo que …

A revista digital da Leroy Merlin

Se quiser fazer uma revista digital, explore as possibilidades da plataforma. Produzir uma revista nos moldes do impresso, tirar o PDF e chamar de revista digital é um desperdício de tempo, dinheiro e oferece conteúdo bem pouco atraente para o consumidor. Na semana passada falei aqui sobre a The Home Depot, uma rede de lojas de materiais de construção e …

6 inimigos da clareza nos esforços de storytelling

Artigo de Brad Shorr originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA. Uma das perguntas mais comuns em content marketing é: “O que é conteúdo de qualidade?”. Infelizmente, não há uma resposta simples. Qualidade tem aspectos técnicos, como gramática e dimensões mais qualitativas, uma vez que as histórias da sua empresa conduziem os leitores a um nível emocional. Este post …

Prestação de serviço 24h: o case Ecovias no Twitter

Para quem desce ou sobe a Serra do Mar pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, em São Paulo, seguir o perfil da Ecovias no Twitter (@_ecovias) é a fonte mais ágil e confiável para tirar dúvidas e informar-se acerca das condições de tráfego na estrada, especialmente em feriados. No Carnaval deste ano, por exemplo, o sistema registrou a passagem de quase …

Um Faça Você Mesmo bem feito e multiplataforma

A The Home Depot, uma rede de lojas de materiais de construção e utensílios de melhorias para casas, com unidades espalhadas pela América do Norte, tem uma proposta de comunicação por conteúdo bastante completa e atraente explorando o “Faça Você Mesmo” nas várias plataformas em que atua. O site da empresa é um tanto poluído visualmente, mas tem uma seção …

Texto para a web tem o tamanho que ele merece

Há pouco mais de dez anos, assisti a uma palestra com o jornalista Vaguinaldo Marinheiro, atual diretor executivo do grupo A Tarde. Na época, o ainda secretário de redação da então Folha Online abordava uma questão que rende uma longa conversa a partir do dia (provavelmente) em que o primeiro profissional de texto descobriu o HTML: qual o tamanho de …

Operadora britânica zoa seguidores e aumenta a base no Twitter

A operadora de telefonia móvel britânica Tesco Mobile usou uma estratégia fora da curva que trouxe bons resultados. A operadora lançou a campanha #nojoke no Twitter em junho do ano passado. A agência e o time digital da operadora passaram por vários treinamentos para encontrar o tom certo da abordagem, pois a ideia era devolver na mesma moeda os comentários …

Como otimizar seus e-mails para mobile

E-mails não estão defasados. Na verdade, eles representam uma importante parte do sucesso de suas ações de marketing em redes sociais. Todos os contatos que você conseguiu a partir de campanhas bem realizadas em mídia social não significam nada se você não está gerando conversões. E-mails são o próximo passo de sua campanha, essencial para manter o relacionamento com seus …

Open Forum, da American Express: target definido, boa curadoria

A American Express tem um portal voltado para pequenos e médios empreendedores chamado Open Forum. O usuário pode fazer a inscrição por LinkedIn e encontrar material segmentado, desenvolvido por uma  equipe de especialistas nas áreas de finanças, marketing, tecnologia e liderança. Além disso, a plataforma permite e incentiva o networking entre os participantes. Não é preciso ser cliente da bandeira …

Twitter oficial de clube xinga e assessor é demitido

Ganhou destaque nesta semana o caso em que o perfil oficial da Portuguesa, time de futebol de São Paulo, xingou um torcedor após ter sido provocado por ele no Twitter. O @Lusa_Oficial perdeu a esportiva ao discutir com o usuário @cmm103019174, que representa uma comunidade no game interativo Cartola FC. Eis o diálogo: A troca de tuítes pouco amistosa foi no domingo (23). …

Dez crenças do mercado de comunicação

Você já deve ter ouvido sentenças do tipo “os impressos estão mortos”. Ou constatações de que assessoria de imprensa vai hoje muito além do contato com jornalistas. Ou você talvez já tenha entrado em discussões sobre a possível derrocada do Facebook. Afinal, o que pensam os jornalistas sobre essas crenças? Reunimos dez afirmações e pedimos a 700 profissionais de comunicação …

Facebook: é possível ter mais pessoas falando sobre isso do que fãs?

O Luciano Pires estava sentado no fundo da sala. Quando as métricas entraram em questão, ele emendou uma pergunta cuja resposta deveria ser binária: sim ou não. “É possível uma fan page ter mais pessoas falando sobre isso do que curtidores?” Instintivamente, respondi que não. Parei por uma fração de segundo e me dei conta da bobagem que acabara de …

Por que o Facebook comprou o WhatsApp?

O Facebook comprou nesta semana o aplicativo de mensagens por dispositivos móveis WhatsApp por US$ 19 bilhões. O pagamento foi fatiado assim: US$ 4 bilhões em dinheiro; US$ 12 bilhões em ações do Facebook; US$ 3 bilhões para serem divididos por fundadores e funcionários do WhatsApp pelos próximos quatro anos. O investimento, que corresponde a 11% do valor de mercado …

Utilizando crowdsourcing nos assuntos de seu blog

Nós todos já passamos por isso. Você publica artigos bem trabalhados em seu blog diariamente. E do nada as suas ideias parecem acabar. Você tem um prazo, que já está se esgotando, mas nada vem à sua mente. O que fazer? Se você trabalhasse numa editora, a solução seria recorrer ao seu editor ou colegas de trabalho. Mas e se …

Marcas que levam conteúdos para plataformas sob demanda

Levar conteúdo para plataformas de vídeo on demand (VOD) e competir pela preferência do usuário com o que há melhor de produção de entretenimento é uma atitude para marcas bastante ousada. Pois este ano, a Chipotle, rede de comida mexicana dos Estados Unidos, e a Red Bull anunciaram a entrada no Hulu e na Apple TV, respectivamente. A Chipotle, que …

Como otimizar o conteúdo de e-mail para qualquer tamanho de tela

Artigo de Jenny DeGraff originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA. E-mail tem sido, e continua a ser, um canal de marketing superior. O uso de dispositivos móveis cresceu em praticamente todos os aspectos da web, e isso também tem afetado o conteúdo de e-mail. Por exemplo, durante um período de seis meses em 2012, a Litmus relatou um …

Case Sorridents: vídeos no YouTube para pais e filhos

Até pouco tempo era comum a Sorridents visitar comunidades em São Paulo com o propósito de conscientizar as pessoas acerca da saúde bucal, uma ação gratuita, mas que não agradava a todos. A Sorridents recebeu críticas por supostamente prestar este tipo de serviço com o intuito de angariar mais clientes para aquela clínica que nasceu na Zona Leste de São Paulo com …

Formatos curtos que funcionam no content marketing

Uma das principais tendências para o content marketing em 2014 é o uso de formatos curtos para transmitir mensagens claras e diretas. Não é exatamente uma novidade, pois o Twitter e seus 140 caracteres já vêm ditando esse movimento há algum tempo, mas algumas empresas já têm testado modelos alternativos, especialmente em vídeos, e descoberto que quando bem planejados e …

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