Se um email chegar oferecendo troca de links, caia fora. É fria!

Troca de links

Se receber oferta de troca de links, que é o chamado link-swapping, caia fora. Isso não apenas não dará resultado como pode também prejudicar o seu site. Quem faz esse tipo de oferta dá um sinal de não entender muito de SEO, que é um trabalho de longo prazo e que só se sustenta cumprindo aquilo que o Google pede: conteúdo de qualidade, focado no público.

O que é content marketing?

O que é content marketing?

Segundo Joe Pulizzi, content marketing é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.

Homem, jovem, classe B, com smartphone: o perfil do ouvinte de podcast no Brasil

podcast

O ouvinte de podcast no Brasil deixou de ser uma minoria misteriosa e amorfa. Alguns dos podcasters mais relevantes do Brasil, como Luciano Pires, do Café Brasil, e Léo Lopes, da Radiofobia, se uniram à rádio CBN para realizar a quarta edição da Podpesquisa. A amostra é enorme: 22.993 respondentes. A iniciativa de Luciano e Léo vai além da pesquisa. …

Que canal usar em topo, meio e fundo do funil de inbound marketing?

Funil

Diferentes canais são usados pelas empresas para diferentes estágios do potencial cliente no funil de vendas. Isto significa que, por exemplo, para atrair a atenção do público que ainda não conhece uma marca, os formatos mais usados são blog, podcasts, ebooks e vídeos. É o chamado topo de funil. Para aqueles prospects que têm real potencial de compra (meio de funil), …

Facebook lança um app de clips virais para adolescentes. Entenda o porquê.

Facebook lança Lasso - thumbnail

O Facebook lançou neste mês o Lasso, um aplicativo de compartilhamento de vídeos efêmeros para fazer frente ao TikTok. Para que você compreenda bem esta notícia, é interessante entender dois tópicos deste contexto. O primeiro é o que é o TikTok. Basicamente, é um aplicativo chinês que permite publicar vídeos de apenas 15 segundos de duração. Foi lançado em 2016 …

Como os blogueiros profissionais e amadores produzem conteúdo para seus blogs no Brasil?

Como os blogueiros profissionais e amadores produzem conteúdo para seus blogs no Brasil - thumbnail

Como exatamente se comportam as pessoas que produzem posts seja para blogs corporativos, seja para blogs pessoais? Nos últimos quatro anos, um estudo da Orbit Media, de Chicago, vem trazendo respostas para essa pergunta em âmbito mundial — com certa ênfase nos Estados Unidos. Neste ano, fizemos pela Tracto uma parceria com a própria Orbit Media e com o Comunique-se …

Vale a pena testar o novo recurso do LinkedIn para compartilhar posts de terceiros

Vale a pena testar o novo recurso do LinkedIn para compartilhar posts de terceiros - thumbnail

O LinkedIn lançou uma nova funcionalidade para páginas de empresas. É o recurso Sugestões de Conteúdo, que ajuda empresas a compartilhar em seus perfis conteúdos criados por terceiros. O funcionamento é simples. Ao acessar como administrador a conta de sua empresa no LinkedIn, basta clicar em Sugestões de Conteúdo no menu horizontal superior. Depois, basta preencher o filtro, que já …

Nenhuma ferramenta vai salvar o seu marketing

Nenhuma ferramenta vai salvar o seu marketing diz Seth Godin - thumbnail

Saiu na semana passada uma matéria na Inc. Magazine, dos Estados Unidos, uma entrevista com Seth Godin. Não é exagero dizer que ele é o principal autor de marketing deste século. Está lançando um novo livro, intitulado This Is Marketing: You Can’t Be Seen Until You Learn to See. Da entrevista pingue-pongue concedida por Seth Godin à Inc., extraio duas perguntas …

Tente entender isso: um romance vai ser publicado usando chatbot no Facebook

Um romance policial a ser publicado em 2019 vai inovar na forma como os leitores vão consumir o conteúdo. Intitulado “The Chef”, a história vai ser contada não em livros ou ebooks, mas via Messenger do Facebook. Segundo o e-Consultancy, funciona assim: o leitor recebe um trecho do livro via Messenger, onde interage com um chatbot. Ao terminar de ler, …

As cinco grandes tendências de SEO para 2019 — e o que fazer a respeito

Os critérios de ranqueamento do Google mudam o tempo todo. É por isso que, desde 2010, os livros trazem as melhores práticas de SEO daquele ano, antevendo que tudo vai mudar em seguida. A colagem de capas de livros abaixo dá uma ideia desse histórico recente. O que esperar, então, para 2019? A resposta pode estar num artigo publicado pelo Express …

174 ferramentas para profissionais de content marketing

174 ferramentas para profissionais de content marketing - thumbnail

Na edição de 2019 de sua pesquisa, nossos parceiros do Content Marketing Institute, dos Estados Unidos, listaram 174 ferramentas indicadas por 700 profissionais de content marketing. Veja abaixo a lista, com a ordem de preferência dos respondentes dentro de cada categoria. Há ferramentas gratuitas, pagas e freemium. Analytics digital Adobe Analytics Moz IBM Digital Analytics Kissmetrics Content marketing DivvyHQ Contently PathFactory …

Eu ri desse post do Burger King no Instagram. E você?

Eu ri desse post do Burger King no Instagram. E você - thumbnail

O motorista de um carro perdeu o controle em julho de 2017, no estado americano do Alabama, e foi parar na capa do Times Journal. A fachada destruída da loja do Burger King motivou a conta brasileira da rede de fast food a fazer a brincadeira abaixo em sua conta no Instagram. A legenda é divertida: “Quando dizemos que aqui …

Prepare-se: o WhatsApp vai começar a exibir anúncios em 2019

Foi o vice-presidente do WhatsApp, Chris Daniels, quem comunicou: anúncios começarão a ser exibidos no WhatsApp em 2019. “Este será o modo primário de monetização para o WhatsApp, bem como uma oportunidade para as empresas se comunicarem com as pessoas”, reforçou Daniels. Mas por que o WhatsApp inventou isso agora? Bem, não é exatamente uma invenção, mas a execução de …

O que é storytelling?

O que é storytelling

Storytelling é um recurso que, quando bem usado, enriquece o programa de content marketing de uma empresa. Mas daí a afirmar que é obrigatório não faz muito sentido. Até porque nem sempre o plano de conteúdo comporta o storytelling. Para entender mais profundamente essa questão, o primeiro passo é entender o que é, afinal, storytelling. Como a tradução do termo …

Blogs que dão mais certo têm posts curtos e são publicados com frequência

blog post

Fizemos uma pesquisa em parceria com o Comunique-se sobre diversos aspectos da produção de blog, como tamanho dos posts, tempo que se gasta para produzi-los e outros. Na realidade, o estudo original é feito anualmente pela Orbit Media, nossos parceiros nesta ação. Enumero a seguir os nove insights que o estudo gerou em forma de perguntas e respostas. E comparo os …

Qual a diferença entre content e inbound marketing — e qual deles adotar?

content e inbound marketing

O inbound marketing é uma ferramenta do content marketing focada na conversão de leads em vendas. É, portanto, uma técnica usada por empresas que desejam atrair potenciais clientes e, usando ferramentas de automação de marketing, converter essas oportunidades em vendas. O content marketing, por sua vez, é mais amplo. Pode ter como objetivo não apenas a venda online, mas outros …

Qual o tamanho ideal de texto para ranquear no Google?

Escrever texto grande e mesmo fundamental para SEO

Não existe uma resposta precisa para esta pergunta, mas existem indícios de que os posts com tamanho entre 1.000 e 1.600 palavras funcionem melhor para SEO. Mas isso está longe de ser uma regra. Antes de apresentar evidências tiradas de estudos amplos e confiáveis, vou relatar um teste caseiro que fiz em outubro de 2018. Procurei por alguns termos e …

As pessoas aceitam preencher mais formulários de webinars do que de ebooks

formulários de webinars

O relatório anual da pesquisa da Demand Gen mostra que as pessoas estão mais dispostas a compartilhar seus dados dependendo do tipo de conteúdo ofertado em contrapartida. Por exemplo, quando se trata de webinars gratuitos, 79% das pessoas que consomem conteúdo aceitam deixar seus dados — como nome, telefone, email, nome da empresa e cargo — em troca da inscrição …

Quanto tempo cada produto levou para alcançar 50 milhões de usuários?

Um artigo publicado pelo site americano Visual Capitalist mostra quanto tempo cada produto ou tecnologia levou para alcançar a marca de 50 milhões de usuários. Eis os mesmos dados em texto: Avião: 64 anos; Automóvel: 62 anos; Telefone: 50 anos; Eletricidade: 46 anos; Cartão de crédito: 28 anos; Televisão: 22 anos; Caixa eletrônico: 18 anos; Computador: 14 anos; Celular: 12 …

53% dos emails são abertos em celulares e tablets

email em mobile

Em média, 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis (celulares e tablets). É o que mostra o Guia de Produção de Emails da Campaign Monitor. Mas não se precipite na conclusão. Isso não significa que 47% sejam abertos em desktop. Afinal, o mesmo email pode ser aberto múltiplas vezes — ora no celular, ora no computador. O fato é que, ao …

O segredo do sucesso em content marketing em 3 Rs

Content Marketing World 2018 - Joe Pulizzi

Antes de tudo, me desculpe pelo título deste post. Pode parecer um daqueles posts caça-cliques com auto-ajuda barata, mas não é nada disso. Como prova, preciso primeiro contar uma rápida história. Em 2007, o americano Joe Pulizzi pediu demissão da empresa de mídia da qual era diretor e fundou uma empresa chamada Junta 42. A ideia era vender serviços de educação …

Linha do tempo: como os algoritmos do Google afetam seu site

algoritmos do Google

As mudanças nos algoritmos do Google afetam diretamente a forma como sites e posts são ranqueados. Elas têm importância em content marketing porque as empresas se esforçam para ter bom desempenho em SEO. Com base em um infográfico da GEC Designs, dos Estados Unidos, criamos a linha do tempo abaixo, que mostra as principais atualizações do Google de 2011 até …

Buyer personas são o método mais usado para entender o público, mas não o único

uso de buyer personas

Conhecer o comportamento do público é uma das etapas essenciais de content marketing. Principal referência nessa atividade, o livro Epic Content Marketing, por exemplo, defende o uso de buyer personas como parte da estratégia de conteúdo das empresas. Nem todos os profissionais, no entanto, usam buyer personas. É o que mostra a pesquisa “2016 Content Marketing Staffing & Tactics Study“, feita em 2016 …

Afinal, o que é conteúdo épico?

conteúdo épico

É comum profissionais de comunicação e marketing mencionarem o termo “conteúdo épico” para se referir a um texto ou vídeo mais aprofundado, feito com qualidade. Tem mais ou menos o mesmo significado de “matéria especial” ou “reportagem especial” no jornalismo. A moda pegou primeiro na língua inglesa. Se você buscar no Google por “epic content” — assim mesmo, entre aspas …

Para 72% dos profissionais de marketing, conteúdo é o elemento que mais pesa em SEO

conteúdo e SEO

Produzir conteúdo relevante é a melhor maneira de obter ranqueamento orgânico no Google. A afirmação é do site americano Boot Camp Digital, que em junho de 2018 compilou 11 estatísticas importantes de SEO. Um desses dados foi levantado por uma pesquisa Infusion Soft e mostra que 72% dos profissionais de marketing entendem que a produção de conteúdo com qualidade e profundidade …

O que é conteúdo útil? Entenda o conceito e veja bons exemplos.

Case de Youtility

Conteúdo útil é um dos cinco propósitos que se pode buscar em content marketing. Quando se fala em conteúdo útil, remete-se mais facilmente a uma das práticas mais antigas do jornalismo, que no jargão das redações ganhou o nome de “prestação de serviço”. Consiste em ajudar as pessoas a resolverem um problema específico. Por exemplo, historicamente emissoras de rádio espalham repórteres …

Uso do Facebook caiu, mas frequência de acessos segue alta

uso do Facebook

Pode parecer que o Facebook perdeu força como rede social — especialmente entre os mais jovens —, mas três em cada dez pessoas ainda acessam essa rede social pelo menos seis vezes por dia em âmbito global. É o que mostra um estudo da plataforma americana de referral Mention.me. A tabela abaixo mostra o percentual de pessoas que têm uma …

O que é snippet do Google e como conquistá-lo?

snippet seo

No contexto de SEO, snippet é o resultado de busca orgânica que vem destacado acima do primeiro resultado de buscas orgânicas do Google. Por estar colocado acima da posição número um, o snippet é informalmente chamado de “posição zero” nas buscas do Google. A definição de snippet, segundo o próprio Google, é a seguinte: “Quando um usuário faz uma pergunta na …

Como as fake news podem prejudicar as empresas?

Fake news

Antes de o Brasil parar para acompanhar a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em abril de 2016, o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação da USP analisou 8.290 reportagens publicadas por 117 jornais, revistas, sites e blogs. A conclusão foi surpreendente: três das cinco notícias mais compartilhadas no Facebook entre a terça-feira e o …

15% das perguntas feitas ao Google nunca tinham sido feitas antes

quantidade de buscas no Google

Responder perguntas no Google funciona para SEO por uma razão simples: 15% das perguntas feitas em buscas nunca tinham sido feitas antes. O dado foi levantado pelo site americano Brandwatch numa compilação de estatísticas sobre mecanismos de busca. Desde 2003, o Google já respondeu mais de 450 bilhões de perguntas feitas na web. Mas dúvidas inéditas continuam surgindo. Para conseguir prover respostas a essas …

COPE: como publicar o mesmo conteúdo em vários canais

COPE

COPE é uma técnica de produção de conteúdo utilizada por equipes de marketing americanas. O termo vem das iniciais de “create once publish everywhere” (“crie uma vez e publique em todo lugar”). Consiste em reaproveitar um conteúdo especial em múltiplos formatos. Numa palestra no Content Marketing World de 2016, em Cleveland, nos Estados Unidos, a jornalista Stephanie Reid-Simons, diretora de uma imobiliária …

Sabia que o 1º vídeo a ter 1 milhão de visualizações no YouTube foi de Ronaldinho Gaúcho?

1 milhão de visualizações no YouTube

O primeiro vídeo da história a bater 1 milhão de visualizações é uma produção simples de um dos canais oficiais da Nike, o Nike Football. Nele, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho — então jogando pelo Barcelona — faz o chamado “desafio do travessão”. O vídeo mostra o brasileiro fazendo embaixadas e chutando a bola diversas vezes no travessão. A bola volta e …

Uma pessoa vê mais de 5 mil marcas por dia

marcas vistas por uma pessoa

Uma pessoa comum vê cerca de 5 mil marcas por dia. Em 1984, eram 2 mil. Foi o que concluiu uma pesquisa da Media Dynamics publicada pelo SJ Insights em setembro de 2014.  O estudo mostra que uma pessoa: É exposta a mais de 5 mil marcas por dia; É exposta a 362 anúncios por dia; Nota 153 desses anúncios; Retém na memória 86 …

Por que é importante estar nos cinco primeiros resultados do Google?

SEO

De acordo com o Zero Limit Web, os cinco primeiros resultados, somados, recebem 68% dos cliques. Do 6º ao 10º, juntos, recebem apenas 4%. Segundo o Ahrefs, o primeiro resultado tem cerca de 26% desses 68% vão para o primeiro lugar. No entanto, quando uma SERP (página de resultado do Google) aparece, o snippet “rouba” audiência. O snippet, então, recebe 8,6% dos …

O que é buyer persona?

buyer persona

Buyer personas são arquétipos de clientes reais que ajudam profissionais de marketing a elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços. Uma buyer persona é criada depois de uma série de entrevistas feitas com clientes e potenciais clientes. A definição é da principal especialista no tema, Adele Revella, fundadora do Buyer Persona Institute, dos Estados Unidos. Em seu livro, intitulado Buyer …

O que é missão editorial e por que toda empresa deve ter uma?

missão editorial

Para que seu conteúdo tenha força, você precisa de uma declaração de missão editorial. Trata-se de uma afirmação simples e clara que explica a razão de ser do conteúdo. A missão editorial é uma prática antiga em empresas de mídia, como TVs, jornais, revistas, sites noticiosos etc. Muitas mantêm suas declarações de missão editorial visíveis não apenas para o time …

Content shock: o que é e por que você deve se preocupar com ele?

Content shock

As empresas produzem mais e mais conteúdo. Acontece que o público continua consumindo a mesma quantidade limitada de conteúdo. Resultado: a concorrência pela atenção do público cresce num ritmo acelerado. Esse fenômeno tem nome — content shock. A tradução menos literal e mais fiel ao significado da expressão seria algo como “o embate do conteúdo”. O termo foi criado por Mark Schaefer, …

Você está fazendo conteúdo ou está fazendo a diferença?

fazer a diferença

Tudo começou em 1987, quando foi publicada a primeira edição da revista da Lego, num programa que ficaria conhecido como Brick Kicks nos Estados Unidos e Bricks ‘n’ Pieces no Reino Unido. Foi assim que a Lego colocou, quatro décadas atrás seu primeiro pé no mundo do content marketing. O que a marca dinamarquesa de brinquedos queria com aquilo não …

Estratégia é diferente de operação — e isso vale para content marketing

estratégia de conteúdo

Uma cápsula de 1.300 kg com menos de 2 metros quadrados lentamente levanta voo içada por um balão de gás hélio. Durante 2h35 minutos, sobe até alcançar a estratosfera, a 39.045 metros de altitude. Os olhos do único tripulante, o austríaco Felix Baumgartner, então com 43 anos, vislumbram o horizonte semicircular. Lá de cima é possível, sim, observar a curvatura …

A diferença entre eficácia e eficiência em content marketing

Eficiência x eficácia (Starbucks como case positivo)

A diferença entre eficácia e eficiência é simples. Eficácia diz respeito aos resultados importantes que devem ser conquistados. Em empresas privadas, eles quase sempre estão relacionados a aumentar receita, reduzir custos ou reter clientes. Eficiência, por sua vez, tem relação com executar uma boa operação. Por exemplo, criar artigos, vídeos, eventos online e posts em redes sociais são a operação …

Tripé do content marketing: se um dos pilares falhar, você vai naufragar

tripé do content marketing

Conteúdo, inbound, SEO, growth hacking, buyer personas, COPE e redes sociais são apenas alguns dos muitos objetos de estudo hoje no marketing. A questão central é: afinal, como esses elementos se relacionam? Será que é possível ter uma visão global de tudo que permeia hoje as empresas? É possível, sim. Desenvolvi, para isso, um conceito simples: o tripé do content …

Oito passos para criar e publicar um podcast

podcast

Se você pretende usar podcast para distribuir conteúdo da sua empresa, saiba que é um formato apaixonante. No entanto, antes de colocar em prática o seu projeto de podcasting, responda: por que você quer criar um? Que benefícios espera dessa mídia de áudio? Sem definir isso, há chance de você se frustrar. Normalmente, podcasts são ótimos para: Posicionamento da marca; …

Esta técnica simples de redigir conteúdo vai melhorar a sua produtividade

Três perguntas

Compartilho aqui uma técnica de produção de conteúdo que desenvolvi para melhorar a produtividade. Esta técnica prevê que o conteúdo seja estruturado com base em três perguntas: O quê? Por quê? E daí? Na prática, funciona da seguinte forma: quando criar um conteúdo, você deve responder às três perguntas. Inicialmente, você faz objetivamente a afirmação principal (“o quê?”). Então, você …

Como promover conteúdo em redes sociais?

conteúdo em redes sociais

Anos atrás, acreditava-se que as redes sociais seriam uma espécie de substituta da internet, concentrando em si todos os conteúdos que a humanidade fosse consumir. Algumas empresas embarcaram nessa crença um tanto exagerada e chegaram até a abrir mão de ter seus próprios sites para hospedar todo o seu conteúdo em redes sociais, como o Facebook. O amadurecimento do content marketing …

Conheça a história do content marketing com exemplos de mais de 100 anos

Content marketing exemplos com mais de 100 anos de idade

A história do content marketing começa muito antes da internet no exterior e também no Brasil. O content marketing apenas ganhou força na era online, mas está longe de ter sido criado depois da popularização da internet, como pode se supor. Veja a seguir cases que fizeram a história do content marketing. John Deere (1895) É impossível falar da história do content …

Como reativar um mailing que estava inativo sem cair em SPAM?

SPAM

Acontece ocasionalmente de empresas formarem uma base de cadastros e o deixarem inativo por questões operacionais. Na hora de reativar um mailing, é grande a possibilidade de os emails serem marcados como SPAM. Se esse for o seu caso, alguns cuidados e ferramentas permitem que você reative um mailing sem prejudicá-lo. 1. Use uma ferramenta de limpeza do mailing Existem …

Qual a melhor ferramenta de automação de marketing no Brasil?

automação de marketing

Analisamos as ferramentas de automação de marketing mais conhecidas no mercado brasileiro. Não há como cravar uma resposta sobre qual a melhor, mas é possível fazer uma análise em recortes, considerando preço e grau de sofisticação de cada uma delas. Para efeito de equiparação, utilizamos as informações de preço disponíveis no site — sem considerar eventuais descontos obtidos em negociação …

Como fazer um evento online?

evento online

Eventos online são uma tática eficiente de content marketing. Compartilhamos neste post um roteiro de seis etapa para quem pretende criar seu próprio evento online. 1. Comece pelo objetivo Muitas empresas erram ao não estabelecer para si próprias o que esperar de um evento online gratuito. Isso é um equívoco que você deve evitar. Antes de colocar em prática qualquer …

Quantas pessoas têm acesso à internet no mundo?

Usuários de internet no mundo

Existem hoje no mundo 3,6 bilhões de internautas. Eles correspondem a 47% da população mundial, estimada em 7,6 bilhões. A quantidade de usuários de internet mais do que dobrou em apenas oito anos. Em 2009, havia 1,7 bilhão de internautas no mundo. Os dados são atualizados permanentemente pela Statista, que disponibiliza em seu site o gráfico abaixo. Em sua newsroom, o …

Como produzir conteúdo?

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um elemento central da operação de content marketing. Partindo da premissa de que toda empresa possa ser uma empresa de mídia, a produção de conteúdo por diferentes canais é o desafio para a maior parte das empresas. Isso implica não apenas trabalhar com os diferentes formatos tradicionais de mídia — texto, áudio, vídeo e imagens — …

Quais canais de distribuição de conteúdo existem em content marketing?

Distribuição de conteúdo

A produção de conteúdo é apenas uma parte do desafio em content marketing. Distribuição de conteúdo é tão determinante quanto para quem busca alcançar resultados. Para isso, são usados canais e táticas online e offline tirados do livro Epic Content Marketing e de fontes complementares. A escolha de canais é uma decisão muito individual de cada empresa. A pesquisa Ciclo de …

O que é conteúdo educativo?

Conteúdo educativo

Conteúdo educativo é o ato de compartilhar conhecimento com o objetivo de cultivar o relacionamento com um público específico e segmentado. Empresas que praticam conteúdo educativo ensinam um conceito ou a maneira como se faz alguma coisa. O ensinamento pode partir não apenas de uma instituição formal de ensino como de qualquer empresa apta a compartilhar seu conhecimento prático ou …

Como usar landing pages em conteúdo educativo?

landing page

Landing page é a página de entrada de um site. É por ela que o usuário começa a navegação. Daí vem a analogia com o termo página de aterrissagem. Para quem produz conteúdo educativo, landing page é normalmente a página que contém o formulário que dá acesso a um documento em PDF, inscrição em evento ou webinar etc. As ações …

Como fazer a mensuração de resultados em content marketing?

mensuração de resultados

A mensuração de resultados em content marketing começa pela definição de objetivos e metas, que têm definições distintas entre si: Objetivo é a descrição daquilo que se almeja. Meta é a tradução do objetivo em quantidade e prazo. O dicionário Priberam reforça estas definições ao registrar objetivo como “aquilo que se pretende alcançar, conseguir ou atingir. Alvo, fim, propósito”. E meta …

Mautic: a ferramenta de inbound marketing de custo baixíssimo. Você conhecia?

Mautic a ferramenta de inbound marketing de custo baixíssimo

Você sabia que existe uma ferramenta de automação de marketing — tipo Hubspot, SharpSpring ou RD Station —, mas de código aberto? Chama-se Mautic e tem custo infinitamente inferior a qualquer opção de mercado. Um bom paralelo do Mautic é o WordPress, que em abril de 2016 era usado por 26% dos sites de toda a a internet, segundo a Manage WP. Ambos …

Algumas mancadas de empresas que fazem content marketing

mancada em content marketing

Diferentemente do mundo ideal dos posts, livros, palestras e aulas, quando se coloca a mão na massa, mancadas em content marketing também acontecem. Marcas consagradas também entram na dança. Vejamos alguns casos. Caso AT&T A história registra mancadas na produção de conteúdo ou interação com o público. Em março de 2012, o perfil oficial da AT&T no Twitter (@att) foi …

Como fazer a segmentação de mercado em content marketing?

como definir um segmento

A segmentação de mercado de um produto ou serviço é parte crítica de um plano de marketing tradicional. Seguido a mesma lógica, a segmentação de mercado ao qual o conteúdo se destina é fundamental para um plano de content marketing. Historicamente, as segmentações são feitas obedecendo a um ou mais destes critérios: Demografia: características quantificáveis da população, como idade, sexo, …

As melhores frases do Content Marketing World farão você pensar

Dez frases do Content Marketing World que farão você parar para pensar

O Content Marketing World é o principal evento de content marketing no mundo. É realizado em Cleveland, nos Estados Unidos, para cerca de 4 mil participantes de 50 países. O público é formado majoritariamente por profissionais de marketing experientes, na maioria representando grandes empresas ou agências. A primeira edição foi realizada em 2011. Participo desde 2012 como espectador, desde 2015 como …

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