Cassio Politi, da Tracto

Clique na foto para ampliá-la.

Cassio Politi é fundador da Tracto e reconhecido como um dos grandes especialistas em content marketing do Brasil.

Escreveu em 2013 o primeiro livro em português sobre o tema e lança em 2020 o seu segundo livro, o Content Marketing Masterclass.

Pela Tracto, apresenta e/ou dirige podcasts de grandes empresas, como Algar Tech, Avaya, GfK, Itaú, Mazars, MATH, Robert Half, Zoho e outros — alguns deles, com versões em português e espanhol.

Apresenta também o podcast da Tracto, o Quarto Ato.

Desde 2016, aparece no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos. É o mais importante e prestigiado evento de content marketing do mundo, do qual participa anualmente desde a segunda edição, realizada em 2012.

Apresentou cases de seus clientes nos Estados Unidos em duas ocasiões (2016 e 2018) — e apresentará o case de podcasts de suas empresas novamente em 2022, no Content Marketing World.

É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Foi convidado para desempenhar essa função de jurado novamente em 2022, pelo 9º ano consecutivo.

Em 2015, foi eleito o profissional de content marketing do ano em votação popular do Prêmio Digitalks.

Em 2016 e 2018, figurou na lista dos 50 profissionais mais influentes na comunidade mundial de content marketing em listagem feita pela ferramenta americana Traackr, dos Estados Unidos. Em 2016, figurou como o 9º mais influente da América Latina na lista do site americano Top Blogger.

Desenvolveu planos de content marketing e conteúdo em outros formatos para empresas de grande porte, como Banco PAN, Spreaker, Elanco, Sodexo, Grupo Comunique-se e outras empresas de portes variados. Deu consultoria ou treinamento in company para empresas como Michelin, Câmara dos Deputados, O Boticário, Sescoop, Asics, KPMG e outras.

Já desenvolveu buyer personas para multinacionais, entrevistando in loco clientes em diversas cidades do Brasil e do exterior como parte do desenvolvimento da estratégia de conteúdo. Fez mais de 50 entrevistas por telefone com profissionais B2B de 20 países (em inglês e espanhol) para desenvolver a estratégia de content marketing de uma multinacional de tecnologia.

Ocasionalmente, aceita convite para dar aulas em cursos de pós-graduação e MBAs, como ESPM, Senac, IPOG e outras instituições de ensino.

Trajetória
Formado pela Cásper Líbero e com MBA em Marketing pela ESPM, atua com conteúdo desde 1998. Trabalhou como repórter ou editor em empresas como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação. Começou, assim, a ministrar cursos livres de jornalismo online. Em 2004, essa empresa foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se.

Desde 2001, ministrou aulas por Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto sobre Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão, Content Marketing e Mensuração de Resultados. Nessa atividade, atuou em 25 estados brasileiros.

No final de 2011, fundou a Tracto e, nessa empreitada, iniciou sua intensa imersão em content marketing, método então incipiente no Brasil. Frequentou cursos e seminários (presenciais e online) no Brasil e no exterior. Foi, assim, o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo.