Cassio Politi, da Tracto

Clique na foto para vê-la ampliada, em alta resolução.

Cassio Politi é fundador da Tracto e reconhecido como um dos grandes especialistas em content marketing do Brasil.

Escreveu em 2013 o primeiro livro em português sobre o tema.

É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria.

Em 2015, foi eleito o profissional de content marketing do ano em votação popular do Prêmio Digitalks.

Vem prestando consultoria ou produzindo conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos.

Desde 2016, aparece no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos. É o mais importante e prestigiado evento de content marketing do mundo, do qual participa anualmente desde a segunda edição, realizada em 2012.

Em 2016 e 2018, figurou na lista dos 50 profissionais mais influentes na comunidade mundial de content marketing em listagem feita pela ferramenta americana Traackr, dos Estados Unidos. Em 2016, figurou como o 9º mais influente da América Latina na lista do site americano Top Blogger.

Entre as empresas para as quais prestou ou presta serviço, figuram Itaú, Banco Pan, KPMG, Michelin, Elanco, Thomson Reuters, Comunique-se, Câmara dos Deputados, O Boticário, DINO, Sescoop, Asics e outras.

Ocasionalmente, aceita convite para dar aulas em cursos de pós-graduação e MBAs, como ESPM, Senac e outras instituições de ensino.

Trajetória
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Marketing pela ESPM, ambas de São Paulo, atua com conteúdo desde 1998. Trabalhou como repórter ou editor em empresas como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação. Começou, assim, a ministrar cursos livres de jornalismo online. Em 2004, essa empresa foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se.

Desde 2001, ministrou aulas por Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto sobre Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão, Content Marketing e Mensuração de Resultados. Nessa atividade, atuou em 25 estados brasileiros.

No final de 2011, fundou a Tracto e, nessa empreitada, iniciou sua intensa imersão em content marketing, método então incipiente no Brasil. Frequentou cursos e seminários (presenciais e online) no Brasil e no exterior. Foi, assim, o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo.

Firmou em 2013 uma parceria entre Tracto e Content Marketing Institute, principal instituição relacionada ao tema no mundo.

Escreve regularmente para a Tracto — e seus posts podem ser lidos aqui.

Contatos: