Cassio Politi é fundador da Tracto e reconhecido como especialista em content marketing.
Escreveu em 2013 o primeiro livro em português sobre o tema, intitulado “Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados”. Sete anos depois, em 2020, lançou o seu segundo livro, o Content Marketing Masterclass.
Desde 2016, aparece no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos. É o mais importante e prestigiado evento de content marketing do mundo, do qual participa anualmente desde a segunda edição, realizada em 2012.
Apresentou cases de seus clientes nos Estados Unidos em três ocasiões (2016, 2018 e 2022), no Content Marketing World, em Cleveland.
É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Foi convidado para desempenhar essa função de jurado novamente em 2022, pelo 9º ano consecutivo.
Em 2015, foi eleito o profissional de content marketing do ano em votação popular do Prêmio Digitalks.
Em 2016 e 2018, figurou na lista dos 50 profissionais mais influentes na comunidade mundial de content marketing em listagem feita pela ferramenta americana Traackr, dos Estados Unidos. Em 2016, figurou como o 9º mais influente da América Latina na lista do site americano Top Blogger.
Pela Tracto, apresenta e/ou dirige podcasts de grandes empresas, como Algar Tech, Avaya, GfK, Itaú, Mazars, MATH, Robert Half, Sodexo, Zoho e outras — alguns deles, com versões em português e espanhol. Apresenta, ainda, dois podcasts da própria Tracto — Quarto Ato e Takeaways. No total, já apresentou 1.382 episódios de podcast (contagem atualizada em 31 de dezembro de 2022).
Só no ano de 2022, entrevistou 323 gestores de empresas, sendo 64% deles do C-level (CEOs, CMOs, CFOs etc.) e 31% de gerentes. Entre as empresas representadas por esses gestores, estão importantes marcas como 5àSec, Adobe, Alelo, Allianz, Basf, BMG, Bosch, Bradesco, BTG, BV, C&C, C6, Cielo, CIMED, CNA, Danone, Dell, Dufry, EBANX, Ferrero, Fini, Getnet, Hotmart, HP, Hurb, Imaginarium, Itaú, Logitech, Marisa, McDonald’s, Mercado Livre, Microsoft, Natura, NotreDame Intermédica, Novartis, Nuvemshop, Oakberry, Octadesk, OLX, Pague Menos, Philips, Portobello, Raízen, Regus, Riachuelo, Rock in Rio, Salesforce, SAS, Suvinil, Tigre, Tokio Marine, TOTVS, Volkswagen, Walmart, Waze, Wine, XP, Yahoo!, Yduqs e outras.
Além disso, desenvolveu planos de content marketing e conteúdo em outros formatos para empresas de grande porte, como Banco PAN, Spreaker, Elanco, Sodexo, Elsevier e outras empresas de portes variados. Ministrou consultoria ou treinamento in company para empresas como Michelin, Câmara dos Deputados, O Boticário, Sescoop, Asics, KPMG e outras.
Já desenvolveu buyer personas para multinacionais, entrevistando in loco clientes em diversas cidades do Brasil e do exterior como parte do desenvolvimento da estratégia de conteúdo. Já fez dezenas de entrevistas com profissionais B2B de 20 países (em inglês e espanhol) para desenvolver a estratégia de content marketing de uma multinacional de tecnologia.
Ocasionalmente, aceita convite para dar aulas em cursos de pós-graduação e MBAs, como ESPM, Senac, IPOG e outras instituições de ensino.
Trajetória
Formado em Comunicação pela Cásper Líbero e com MBA em Marketing pela ESPM, atua com conteúdo desde 1998. No início de carreira, antes de firmar-se no marketing, trabalhou em empresas de mídia, como Bandeirantes, Transamérica, Zip.Net, UOL e Comunique-se. Em 2001, criou uma empresa especializada em cursos na área de comunicação corporativa. Começou, assim, a ministrar cursos livres nas áreas de comunicação, marketing, gestão e content marketing. Em 2004, essa empresa foi incorporada pelo Comunique-se, criando assim a Escola de Comunicação, que dirigiu por mais de sete anos. Por conta dessa atividade, deu aula em cursos livres em 25 estados brasileiros — em todos, mais de uma vez.
No mandato de 2007-2008, foi ombudsman do Portal Comunique-se.
No final de 2011, fundou a Tracto e, nessa empreitada, iniciou sua intensa imersão em content marketing, método então incipiente no Brasil. Frequentou cursos e seminários (presenciais e online) no Brasil e no exterior. Foi, assim, o primeiro brasileiro a participar do Content Marketing World, principal evento sobre o tema no mundo. Tem, no total, mais de dez participações em eventos presenciais no exterior.
- Seus blog posts podem ser lidos aqui.
- Seu podcast semanal individual, o Takeaways, está no Spotify e no Apple Podcasts.
- Acesse seu perfil no LinkedIn.