Jabá: a polêmica entre jornalistas chega aos blogueiros

A relação entre blogueiros e marcas é pautada pelos jabás. Quando soube disso, fiquei espantado. Depois procurei entender a lógica da conduta dos blogueiros, que descrevo a seguir. Funciona assim: para redigir um post positivo sobre produto, campanha ou marca, o autor do blog recebe uma contrapartida, que pode ser uma quantia em dinheiro, uma viagem ou um bem material …

e-Book: a tendência já é realidade

Quando fizer planejamento de Content Marketing, considere usar o e-book como um aliado para atingir seu público-alvo. Nos Estados Unidos, de cada dez adultos norte-americanos, dois escolheram as telas de tablets para consumir livros em 2011. O crescimento das estantes virtuais se explica no comportamento das pessoas. Em geral, quem ainda não tem iPad pretende comprar um. E quem já …

VP da Nike critica uso de métricas velhas na web

120510_wrong_way

O vice-presidente de negócios digitais da Nike mundial, Stefan Olander, criticou a mentalidade das empresas que tentam atuar em plataformas digitais usando velhas métricas. A crítica é direcionada para o esforço que uma parcela significativa dos executivos faz, por exemplo, para obter mais cliques ou grandes quantidades de fãs em suas páginas no Facebook. “Muitas empresas pensam em vendas em …

Saiba qual o número ideal de posts no Facebook

Qual o número ideal de atualizações de uma fan page (página de marca) no Facebook? Um estudo do Socialbakers mostra que as marcas consideradas campeãs fazem no máximo duas ― eventualmente, três ― atualizações por dia, seja com texto, foto, vídeo ou link. Outro dado de fácil aplicação do estudo é a vida útil de cada atualização. Cerca de 3h …

35 ferramentas de videoconferência para webinar

Para empresas que precisam organizar webinars, seja para reunião, curso online, treinamento interno ou outra finalidade, a tabela abaixo apresenta 35 opções de ferramentas. Usamos a classificação da página Online Meeting Tools Reviews para ordenar a tabela abaixo. Quase todas oferecem pacotes com um período de teste, chamado de trial (teste para avaliação da ferramenta). Na maior parte dos casos, …

Veja os números do Instagram, vendido por US$ 1 bi

O Online Colleges publicou o infográfico abaixo com informações sobre o Instagram, aplicativo para smartphones que publica em redes sociais fotos com efeitos visuais. São hoje 30 milhões de usuários no Instagram, que no mês passado foi comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão. Entre os dados apresentados, alguns chamam a atenção. Por exemplo, 63% dos usuários que costumam colocar …

90% das empresas dos EUA produzem conteúdo

Por Cassio Politi Um estudo realizado em 2011 pelo Content Marketing Institute em parceria com o Marketing Profs aponta que nove em cada dez empresas dos Estados Unidos geram algum tipo de conteúdo. Atualmente, Content Marketing já absorve 26% dos orçamentos do marketing das empresas norte-americanas. Dois terços delas pretendem aumentar ainda mais seus investimentos nessa modalidade nos próximos 12 …

Cinco dicas de SEO para redatores e jornalistas

Uma matéria do site B2B Bloggers apresenta um conjunto de dicas para redatores melhorarem a posição de seus sites e blogs corporativos nos mecanismos de busca, como Google e Bing. O ponto de partida para aplicação de SEO é ter uma lista de palavras-chave para a matéria. Isso pode ser feito utilizando ferramentas gratuitas do próprio Google, como o AdWords. …

De cada dez americanos, dois leem e-books

Uma pesquisa feita em fevereiro pela Pew Research Center Publications revelou que 21% dos adultos norte-americanos leram um e-book no ano passado. Em dezembro de 2011, esse índice era de 17%. O aumento do hábito de leitura em tablets acompanha o crescimento das vendas de iPads, Kindles e outros dispositivos similares no Natal, que quase dobrou em relação a 2010. …

Post de Halls exagera no Facebook e é criticado

Halls erra a mão

Por Cassio Politi O post da marca de bala Halls no Facebook, nesta sexta-feira (27), teve repercussão grande, mas não necessariamente boa. Em apenas meia hora, houve 158 compartilhamentos, 483 curtições e 296 comentários, que é onde mora o problema. Houve uma incidência significativa de comentários negativos. Selecionamos alguns deles: A fan page Halls Brasil é, de fato, voltada para …

Tabela compara números de Facebook e Twitter

Para quem gosta de números, alguns dados das duas maiores redes sociais do mundo. Facebook Twitter  Usuários 900 milhões de usuários ativos. Deve chegar a 1 bilhão ainda em 2012. 465 milhões de usuários, dos quais 150 milhões são ativos.  Mobile 425 milhões de usuários via mobile. 75 milhões de usuários via mobile.  Faturamento Faturou US$ 1 bilhão em 2011. …

Jornais, revistas e portais: quem lidera no Facebook

Por Cassio Politi Acessamos no Facebook as páginas oficiais de jornais, revistas e portais de notícia e observamos dois dados: número de fãs e nível de atividade, que na rede social ganha o apático nome de “falando sobre isso”. Esse dado se refere a quantos usuários interagiram de alguma forma com a página, comentando, curtindo, compartilhando etc (leia mais abaixo, …

Audiência do Pinterest despenca. Fogo de palha?

Declínio da audiência do Pinterest

O gráfico abaixo foi publicado pelo Business Insider. O declínio no número de usuários em abril sugere que a rede social de compartilhamento de imagem Pinterest tenha sido “fogo de palha”. A velha expressão diz respeito a um fenômeno que começa avassalador, mas perde força rapidamente. Em março deste ano, eram cerca de 12 milhões de usuários ativos. Na semana …

Google lança métricas para publicidade online

O Google anunciou nesta semana, durante o Ad Age Digital Conference, em Nova York, que pretende criar novas métricas para que empresas consigam mensurar o resultado de campanhas publicitárias na Internet com mais precisão do que as disponíveis hoje no mercado. As métricas Active View e Active GRP já foram lançadas. A terceira, Brand Impact Survey Pilot, ainda não está …

Só 16 em cada 10 mil fãs interagem com fan pages

O setor automotivo é o que tem maior participação do público: 0,16%. Isso significa que, de cada 10 mil pessoas que curtem a página de uma marca no Facebook, 16 fazem algum tipo de interação ― comentar, compartilhar ou curtir o post. Realizado mensalmente pelo SocialBakers, dos Estados Unidos, o estudo observou as fan pages (páginas de empresas no Facebook) …

Dicas para usar o sistema de anúncios do Facebook

Anúncios no Facebook são uma modalidade em crescimento. Uma das grandes vantagens é o alto grau de segmentação que essa modalidade permite fazer. Uma mão na roda para quem precisa vender produtos e serviços pela web. O relatório The 2012 Facebook Ads Report foi publicado recentemente e traz dados importantes sobre essa modalidade de publicidade online. Como funciona Se você …

Conteúdo focado é a maior dificuldade de empresas

Um artigo publicado pelo Content Marketing Institute (CMI), dos Estados Unidos, aponta as maiores dificuldades que as empresas têm para colocar em prática uma operação baseada em Content Marketing. A tabela abaixo mostra os resultados de 2010 e de 2011. O estudo foi feito pelo CMI em parceria com o Marketing Profs. Dificuldades / desafios 2010 2011 Produzir conteúdo adequado …

Como as 500 maiores dos EUA usam social media

Apenas 23% das empresas listadas pelo Fortune 500 ― ranking que lista as maiores dos Estados Unidos ― possuem blog corporativo. Seis em cada dez delas possuem uma conta em Facebook, Twitter ou ambos. O estudo, publicado pela Go-Gulf, aponta como cada indústria vem usando as mídias sociais nos últimos anos. O Twitter, por exemplo, é cada vez mais utilizado …

7 dicas de Content Marketing de chef de cozinha

Dicas de Content Marketing

De forma descontraída, o site Marketing Profs usou princípios da culinária para transmitir alguns os conceitos de Content Marketing. O infográfico “Sete dicas de chefs de cozinha para Content Marketing” é assinado pela redatora de web norte-americana Veronica Maria Jarski. Entenda como aproveitar as sete orientações do infográfico. 1. Use ingredientes frescos Evite conteúdo repetitivo, enlatado ou que siga fórmulas. …

Número de fãs no Facebook é importante ou não?

Domino's Pizza no Facebook

Cassio Politi O número de pessoas que curtem o conteúdo de uma fan page (página corporativa) no Facebook é significativo para empresas? A primeira resposta é “sim, desde que essa audiência seja legítima, baseada em pessoas que efetivamente querem se relacionar com a marca”. A outra resposta, oposta à primeira, foi abordada pelo site Simply Zesty, que criticou em uma …

Seis perguntas que uma empresa deve responder antes de entrar nas redes sociais

Cassio Politi Responder uma breve lista de perguntas ajuda uma empresa a decidir se deve entrar nas redes sociais e, em caso afirmativo, como atuar. 1. Qual o objetivo da empresa nas redes sociais? Alimentar conteúdo de perfis em Facebook, Twitter, Pinterest e outras ferramentas despende horas de trabalho e, portanto, custos. Para que o custo represente um investimento, é …

Para medir velocidade de seu site, teste o Webwait

A demora que uma página leva para ser carregada influencia em sua posição no Google. Em outras palavras: nos resultados de busca, um site que abre rapidamente tende a aparecer com mais destaque do que um site lento. Medir quanto tempo o seu site leva para abrir é fundamental. A ferramenta gratuita Webwait faz isso de forma rápida e simples. …

Cinco métricas para avaliar eficiência de newsletter

Por Cassio Politi Como em quase tudo na internet, a mensuração de audiência de uma newsletter pode ser mensurada de diversas formas. Elegemos cinco métricas que, salvas situações bem peculiares, podem ser adotadas para todo tipo de informativo via e-mail. Total de envios É a quantidade de registros no mailing para o qual a newsletter foi enviada. Atente para a …

Empresas de esportes têm mais fãs no Facebook

Empresas de esportes são campeãs de fãs no Facebook

Um estudo do Social Bakers aponta que empresas e entidades ligadas ao esporte são as que têm maior número de fãs em suas páginas no Facebook. A tabela abaixo mostra a média de pessoas que curtiram as fan pages das empresas em cada indústria. # Indústria Fãs por empresa 1º Esportes 1.689.316 2º Fashion 1.405.276 3º Alimentação (restaurantes, lanchonetes) 1.241.707 …

TweetReach analisa alcance de um termo no Twitter

O TweetReach é uma ferramenta para quem precisa saber quantas pessoas estão tuitando um termo ou hashtag. É adequada para profissionais que necessitem mensurar o alcance de uma campanha ou de uma marca, por exemplo. No exemplo abaixo, comparamos os termos “Content Marketing” e “Redes Sociais”. A busca por “Content Marketing” retornou 132.387 contas de Twitter alcançadas. “Redes Sociais”, por …

Saiba as regras para novo topo do Facebook

Starbucks no Facebook

A partir deste sábado (31), todas as fan pages no Facebook são obrigadas a aderir ao formato timeline. No guia publicado pela Tracto no início do mês, a primeira orientação diz respeito à imagem do topo. Agora saiba o que uma empresa não pode fazer em sua imagem. Incentivar usuários a adotar o seu topo em suas páginas pessoais. Inserir …

Quer medir influência em redes sociais? Experimente o Klout.

Você é uma pessoa influente? A resposta para essa pergunta é normalmente obtida por meio de ferramentas desenvolvidas para medir a influência nas redes sociais. Uma das mais populares é o Klout, que atribui a cada usuário uma pontuação de 0 a 100. O serviço, que é gratuito, classifica o usuário desde “observador” (o nível mais baixo) até “celebridade”. Outro …

Quatro tipos de jornalista no Twitter. E uma lição: segmente ou morra.

O levantamento aponta que atuar de forma segmentada é a maneira pela qual jornalistas ganham relevância no Twitter. O topo da pirâmide é composto por astros da TV, que em alguns casos apresentam programas não-jornalísticos, ou personalidades do Jornalismo que se destacam em outras mídias. Juntos, eles representam menos de 1% dos jornalistas que tuítam. Não servem de parâmetro para …

Encontrou um texto interessante, mas não quer ler agora? Conheça o Read it Later.

A ferramenta Read it Later existe para aquelas situações em que você viu algo interessante na Internet, mas prefere ler depois. A usabilidade é o ponto forte. Para quem navega usando Firefox, Chrome ou Safari, a instalação de um plug-in adiciona botões no próprio navegador. Resultado: não é preciso abrir o site do Read it Later para marcar uma página. …

Precisa saber quais marcas lideram nas redes sociais? Conheça o Track Social.

O site Track Social é uma ferramenta útil para quem precisa saber como as principais marcas se saem em redes sociais, seja para relatório da própria empresa, seja para benchmark. A Disney foi a marca com maior presença na última semana enquanto o Facebook obteve a primeira colocação em audiência. No quesito engajamento ― termo usado para aferir participação dos …

Pinterest: nova rede social cresce em tempo recorde e chega aos 10 milhões de usuários

Criado em março de 2010, o Pinterest chegou a 10 milhões de usuários neste início de ano. Nenhuma outra rede social atingiu essa marca em tão pouco tempo. Estima-se que um em cada cinco usuários de Facebook já tenha aderido ao site, que luta para ser a nova moda na web. Números expressivos chamaram a atenção de marcas como Blockbuster, …

O que leva as pessoas a romper com as marcas na Internet?

A pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta o comportamento de consumidores em relação a marcas na Internet. O Infográfico abaixo (em inglês) aponta os motivos pelos quais os consumidores tomam uma dessas decisões: • Pedir para sair de mailing e não receber mais e-mails da empresa; • Desmarcar botão “curtir” em fan page do Facebook • Dão Unfollow em perfis …

Como sete das marcas mais valiosas do mundo atuam em redes sociais

O relatório da Interbrand avalia o valor das marcas e as classifica anualmente em âmbito mundial. Em 2011, muitas das empresas que chegam perto do topo dessa seleta lista usaram ações nas redes sociais para acrescentar valor a suas marcas. O relatório da Interbrand é enxuto, com pouco mais de dez linhas para cada empresa, de modo que são mencionados …

Brasil ultrapassa Japão e é o segundo país com maior presença no Twitter

O Brasil ultrapassou o Japão e é agora o segundo colocado em número de usuários do Twitter. Os dados são da Semiocast, empresa francesa especializada em gestão de marcas. O Brasil tem 33,3 milhões de usuários contra 29,9 milhões do Japão. Os Estados Unidos permanecem no primeiro lugar (107,7 milhões). Os japoneses, porém, são mais ativos: 30% de seus usuários …

Brasileiros acessam mais redes sociais do que sites de sexo, aponta pesquisa

Os internautas brasileiros acessam mais redes sociais do que sites de conteúdo adulto. É o que mostra uma pesquisa feita pela Experian Hitwise, ferramenta global de inteligência digital. Na última coleta de dados, realizada em dezembro, as visitas a redes sociais representaram 19,4% do total. Já a busca por conteúdo relacionado a sexo responderam por apenas 5,3%. O histórico mostra …

Números do YouTube: 60h de uploads por minuto e US$ 5 bi de anúncios em display

Um artigo da Reuters atualizou os números do YouTube até janeiro. O total de uploads impressiona: 60 horas de vídeos são subidas no site a cada minuto. A audiência também impõe respeito: 4 bilhões de visualizações de vídeos por dia. O YouTube foi comprado em 2006 pelo Google por US$ 1,65 bilhões. Atualmente, uma das fontes de receita do site …

Em 2011, Google recebeu US$ 37,9 bilhões em anúncios

Quantas vezes você já clicou em um bloco de texto ou imagem dos anúncios Google? Em 2011, o sistema Google Adwords, que gerencia estes anúncios, faturou US$ 37,9 bilhões, média de US$ 3 bilhões por mês, de acordo com levantamento da Wordstream – consultoria que analisa campanhas e palavras-chave por meio de software. Desse total, empresas nas áreas de finanças …

Facebook é o aplicativo mais popular entre os usuários de Android

Um estudo realizado pela Nielsen apontou os aplicativos de Android, sistema operacional gerido pelo Google e presente em diversos smartphones, mais utilizados pelos usuários. Facebook, Gmail, Google (buscas), Google Maps e YouTube foram os campeões na preferência. A pesquisa dividiu os usuários em três faixas etárias. O Facebook foi o mais popular em todas elas. A pesquisa foi feita com …

Twitter anuncia a criação de páginas corporativas

O Twitter anunciou nesta quinta-feira (8/12) a criação de páginas corporativas, algo similar àquilo que o Facebook oferece. No aspecto visual, as brand pages se diferenciarão por conter um cabeçalho customizado no topo, inserindo ali um tweet, vídeo do YouTube ou uma foto do Flickr. Outras plataformas também serão aceitas futuramente. Outra vantagem das páginas corporativas é a possibilidade de …

Empresas no Facebook: posts longos e no começo da semana não funcionam bem. Veja todas as dicas.

O estudo “Strategies for Effective Facebook Wall Posts”, realizado pela Buddy Media, permite listar práticas capazes de ajudar empresas a otimizar sua presença no Facebook. A pesquisa avaliou, basicamente, as melhores práticas para que uma empresa obtenha o maior engajamento possível dos usuários a partir de suas atualizações. Entenda por “engajamento” reações dos usuários aos posts, tais como curtir, comentar, …

Cofundador de rede social Diaspora morre aos 22 anos nos Estados Unidos

Cofundador da rede social Diaspora, o russo Ilya Zhitomirskiy morreu no sábado (12/11), aos 22 anos, em San Francisco, nos Estados Unidos. Segundo a TV norte-americana CNN, ele teria cometido suicídio. O Diaspora foi lançado em 2010 em Nova York como uma rede social que defendia a idéia de controlar as informações compartilhadas por seus usuários, princípio oposto ao do …

1...678Página 8 de 8