Content marketing é sinônimo de comunicação em redes sociais?

Antes de qualquer explicação, a resposta à pergunta do título deste post: não. Content marketing é o método. Como tal, é composto de diversas táticas e ferramentas. Redes sociais são uma dessas táticas. Para gestores, a diferença está no propósito. Content marketing tem foco em eficácia e redes sociais, em eficiência. Eficácia é o alcance dos resultados corporativos. Eficiência é …

Por que o Instagram vetou o Twitter?

Facebook x Twitter

O Instagram desabilitou no dia 5 de dezembro a postagem de fotos no painel do Twitter destinado a imagens. Isso significa que, ao postar uma foto no Instagram, ainda será possível inserir o link no Twitter, mas não haverá mais o recurso de postar diretamente a foto do Instagram no Twitter. Na conferência de tecnologia LeWeb, realizada na semana passada …

Cinco fatores que levam as pessoas a compartilhar conteúdo

Share icon

Assisti na semana passada a uma webinar sobre o novo papel do social marketing, apresentada pela americana Maria Pergolino (@InboundMarketer), do prestigiado site Marketo, dos Estados Unidos. Listo abaixo algumas informações que considerei relevantes. A primeira delas é a que aparece no título desta matéria. Os cinco fatores que levam as pessoas a compartilhar são: (1) ganho de reputação de …

Faz sentido ter uma “estratégia” para dispositivos móveis?

Muito se fala da importância de estar preparado para a internet móvel, em pleno crescimento. O artigo traduzido abaixo faz um contraponto para a ideia de que empresas devam se preparar para mobile. É de autoria do Jon Steinberg e foi publicado no respeitado Ad Age.∞ Ter uma estratégia para dispositivos móveis é como ter tido uma ‘estratégia’ para laptops …

Fotos de bancos de imagens: 13 exemplos da mesmice

A mesmice dos bancos de imagens - 12

Um artigo publicado pelo respeitado Hubspot aponta aquilo que você, como usuário, já deve ter percebido. Sites usam tanto no conteúdo quanto na comunicação comercial fotos de bancos de imagens, que quase sempre são marcadas pela impessoalidade. Assinado por Corey Eridon, o artigo faz uma divertida interpretação de 13 tipos de foto. Não deixe de ler as legendas. 1. Trabalhamos …

Você conhece o Kred? É um medidor de influência que concorre com o Klout.

Logo do Kred

O Klout se consagrou como a principal ferramenta de medição das redes sociais. Mas um concorrente vem crescendo: o Kred. Lançado em setembro de 2011, o medidor de influência faz a avaliação basicamente em dois aspectos. O primeiro é a quantidade de menções que outros usuários fazem sobre você no Twitter, Facebook e Linkedin. O outro é a quantidade de …

Facebook começa a atirar para todos os lados

As empresas que possuem fan pages são a principal fonte de receita do Facebook. Acontece que o índice de atividade delas começa a despencar. Zuckerberg reage lançando políticas que podem ferir aquilo que o usuário mais preza: sua paz. Em poucas palavras, é assim que pode ser descrito o momento que vive a maior rede social do mundo. Vamos aos …

Em 1864, spam por telegrama já incomodava britânicos

Spam

Diferentemente do que se pode supor, a prática que hoje conhecemos como spam não nasceu com a internet. Em maio de 1864, diversos políticos britânicos receberam um telegrama. Naquela época, esse era o meio mais usual de envio de mensagens urgentes. Em vez de o anúncio de uma guerra, morte ou catástrofe, a mensagem trazia uma mensagem do dentista Messrs Gabriel, …

Sete segredos do SlideShare

Slideshare

As dicas e informações foram publicadas no próprio blog do SlideShare, originalmente em inglês. São úteis para empresas que busquem otimizar essa poderosa ferramenta de content marketing. 1. Sua audiência virá de buscas A maior parte da audiência do SlideShare vem de buscas no Google e mecanismos similares, como Bing e Babylon. Para que sua apresentação se torne mais visível, …

A maioria das pessoas assiste a TV enquanto navega pela internet

Assistir a programas de televisão com smartphone ou tablet em mãos é o hábito da maioria das pessoas. O estudo abaixo, publicado pelo confused.com, é intitulado TV goes social: The rise of the second screen (TV fica social: o crescimento da segunda tela, em português). As entrevistas foram feitas nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde tablets e smartphones têm …

Como aumentar os fãs no Facebook?

A pergunta é feita por empresas que têm página no Facebook. Algumas têm um plano de content marketing que exige uma fan page recheada para alcançar os resultados globais a partir da combinação com táticas. Outras empresas simplesmente querem a fan page repleta porque enxergam algum valor nisso. Seja qual for a motivação, buscamos a resposta num artigo do respeitado …

O que é HTML5? Por que se dá tanta importância a ele?

Para entender o que é HTML5, primeiro é preciso saber o que é HTML. É simples: trata-se de uma linguagem de marcação utilizada para navegação pela web. A sigla, em português, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Aqui vai uma explicação para leigos: as páginas de sites ― como esta, em que você lê este artigo ― são formadas por …

Como gestor, saiba que tipo de resultado esperar das redes sociais

Uma matéria da Tracto apresentou o resultado de um estudo anual feito pelo Content Marketing Institute (CMI) em parceria com o MarketingProfs. A principal conclusão: redes sociais são as mais usadas, mas dão pouco resultado em content marketing. Resumidamente, as empresas usam redes sociais no dia a dia, mas percebem real eficiência em outras ferramentas. Do ponto de vista de …

Números da internet em dez tuítes

Os dez tuítes abaixo são uma espécie de coletânea do que foi publicado pela Tracto (@tractoBR) no microblog nos últimos dias. O LinkedIn recebe 2 novos usuários a cada segundo. 71% das pessoas dizem que presença do CEO nas redes sociais melhora imagem da empresa. Mas só 3,2% dos CEOs estão presentes. Todos os dias, são publicados 250 milhões de …

Publicidade em revista e TV é mais aceita do que na web

Adjetivo atribuído à publicidade online

Uma pesquisa realizada pela Adobe revelou que, diferentemente do que se pensa, a publicidade em mídias offline continua em alta, pelo menos na preferência dos consumidores. Os formatos favoritos ainda são revista e TV. A rejeição ao formato online se traduz em adjetivos. Os entrevistados podiam atribuir uma ou mais qualidades à publicidade online. Os mais citados foram irritante e dispersa. …

Os 3 elementos-chave para empresas pequenas: conteúdo, social media e SEO

Inbound Marketing

A imagem abaixo foi criada pelo britânico Gavin Llewellyn, especialista em marketing online, e publicada em seu blog. Foi originalmente concebida para explicar inbound marketing, cujo conceito é similar a content marketing, com algumas diferenças na ênfase dada, por exemplo, à gestão de SEO (Search Engine Optimization). A ideia de Llewellyn é aplicável sobretudo para empresas pequenas em início de operação. Elas …

Cinco práticas que tornam o conteúdo relevante para o Google

O Google utiliza os algoritmos batizados de Penguin e Panda para ordenar os resultados de buscas. Nas últimas atualizações, a empresa vem deixando claros os critérios de ranqueamento do conteúdo publicado em texto. As cinco boas práticas a seguir ajudam sites e blogs a atuar em conformidade com os algoritmos do Google. 1. Jamais copie conteúdo. O conteúdo original tem …

O tipo de conteúdo que a empresa deve produzir

Você tem uma fórmula para se definir o conteúdo que sua empresa aborda num plano de content marketing? Se tiver, não passe para ninguém. Não que ela seja valiosíssima. É que provavelmente não vai funcionar em outra empresa. Muita gente já disse essa frase: não existe fórmula. Não existe mesmo. O trabalho como agência, consultoria e empresa de cursos de …

Mulher publica foto sigilosa de policial no Facebook e é presa nos EUA

Melissa Walthall, de 30 anos, foi presa nesta semana, em Mesquite, no estado americano do Texas, acusada de represália. Ela publicou em seu perfil no Facebook a foto de um policial cuja identidade era mantida em sigilo. Há cerca de dois meses, o policial havia testemunhado contra George Pickens, de 34 anos. George é amigo de Melissa e está sendo …

Anúncios online: EUA faturam mais com mobile do que Brasil com a internet inteira

EUA faturam mais com mobile do que Brasil com a internet inteira

O investimento em publicidade online nos Estados Unidos cresceu 14,1% no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os anunciantes investiram US$ 17 bilhões de janeiro a julho deste ano contra US$ 14,9 bilhões na primeira metade de 2011. Os dados são do Interactive Advertising Bureau (IAB). Os dispositivos móveis — smartphones e tablets — tiveram crescimento de 95% …

Como promover post no Facebook

Promover post no Facebook

Se você administra uma fan page no Facebook, saiba que há duas formas de se promover conteúdo. Os preços são acessíveis também para empresas de pequeno porte. 1. Posts promovidos Quando uma atualização (texto, imagem ou vídeo) é publicada na fan page, somente 16% dos fãs visualizam aquele conteúdo. Desde maio deste ano, o Facebook exibe para o administrador da página …

Desejologia: sem objetivos claros, método nenhum funciona

Todo método de trabalho exige que se mantenha foco em objetivos e metas. A própria origem da palavra conduz a isso. Do grego, “methodo” é a junção de META- (atrás) com HODOS (caminho, rota via). Portanto, um caminho para se buscar a meta. No mercado atual, a dificuldade de implantação de um método reside não exatamente na implantação das ferramentas …

Facebook, uma empresa sem uma visão

O artigo abaixo é de autoria do blog de Geoff Livingston, jornalista, consultor e autor de três livros sobre comunicação e marketing online. Foi publicado originalmente em inglês (intitulado Facebook, a Company without a Vision) e traduzido pela Tracto.∞ Facebook, uma empresa sem uma visão O Facebook silenciosamente recuou do modelo de compartilhamento passivo duas semanas atrás, mostrando claramente um distanciamento …

Três formatos de blog corporativo

Kodak: A Thousand Words

Blogs são instrumentos que facilitam a vida da empresa porque seus formatos não são engessados. Navegando por blogs americanos, é comum encontrar empresas que adotam uma dessas três maneiras de colocar seu conteúdo online. 1. Atualizado por um blogueiro contratado Normalmente, o blogueiro é contratado pela empresa. Se ele for criativo, integra elementos de content marketing em seu diário de …

Abertura de e-mails é 36% maior em dispositivos móveis

A taxa de abertura de e-mails em smartphones e tablets, que no final de 2010 era de apenas 13%, saltou para 36% neste ano. A conclusão é da Knotice, empresa de gerenciamento de dados online com base em Akron, no estado americano de Ohio. Em seu estudo, ela avaliou 807 milhões de e-mails disparados por empresas de 11 setores dos …

Dez dicas para escrever posts melhores em seu blog

Por que alguns blogs são tão cativantes? Não é apenas pelas ideias que apresentam, mas também pela forma como são escritos. Essas dez dicas foram retiradas do post que o blogueiro francês Sté Kerwer publicou neste mês no em seu blog, o Dukeo (escrito em inglês), intitulado 10 Tips for Writing Better Posts (10 Dicas para Escrever Posts Melhores). Pinçamos as ideias centrais …

Ferramentas de content marketing mais usadas não são as mais eficientes

O Content Marketing Institute fez uma pesquisa com o público participante do Content Marketing World. Os 1.100 participantes do evento, realizado em setembro, em Columbus, no estado americano de Ohio, são uma parcela representativa desse mercado em formação. De cada dez presentes, nove usam o método de alguma forma. As ferramentas mais populares são: Mídias sociais Artigos Newsletters Agora veja que …

‘O homem veio do macaco’: um post ousado e seis tipos de reação no Facebook

captura_imagem005

Controversa nos aspectos científico e no religioso, a imagem abaixo, inserida pela marca de refrigerante Dr Pepper em sua fan page, provocou pelo menos seis tipos de reação das pessoas desde quinta-feira (13). O caso é útil para quem atualiza páginas de marcas no Facebook, pois permite identificar comportamentos comuns de usuários de redes sociais. Observar aventuras alheias é uma forma segura e eficiente de …

Storytelling: a história da marca contada em larga escala

O texto abaixo é de autoria de Dave Kerpen (@DaveKerpen). Foi publicado em inglês com o título How To Tell Your Brand’s Story At Scale, que nos encarregamos de traduzir. Kerpen extraiu o texto de seu próprio livro, intitulado Likeable Business: Why Today’s Consumers Demand More and How Leaders Can Deliver, e o publicou no blog Likeable. Você perceberá que …

A nova mensuração de influência do Klout é confiável?

A pergunta é antiga, mas a resposta é nova. O Klout, principal ferramenta gratuita de aferição do nível de influência nas redes sociais, mudou seu algoritmo no mês passado. O americano Mark W. Schaeffer, autor do livro Return on Influence, defende o Klout como uma ferramenta confiável apesar da perceptível margem de erro de seu algoritmo. A novidade é que …

Dez coisas que seu cliente adoraria que você soubesse sobre ele

O blog HelpScout compilou dados de diversas pesquisas e os apresentou num estudo publicado na semana passada. Veja a seguir as dez conclusões. 1. O serviço bom é melhor do que o serviço rápido. Pesquisa do RightNow mostra que, para 18% das pessoas, um atendimento rude, incompetente e rápido representa um motivo mais significativo para abandonar a marca do que o …

Uma breve narrativa sobre content marketing

A organização ofereceu um coquetel dois dias antes do início do evento. Seria uma forma de integrar organizadores e participantes que tivessem viajado com antecedência. Foi lá que conheci Joe Pulizzi, dono da empresa organizadora do Content Marketing World, autor de dois livros sobre o tema e uma espécie de autoridade máxima quando o assunto é marketing de conteúdo. Na informalidade do …

Toda empresa deve ter contas em redes sociais? É claro que não.

Modelo de Mark Bonchek

Se você não se comportar, o bicho-papão vai pegar você. Se não comer tudo, o Papai Noel não vai trazer presente no Natal. O convencimento por medo do desconhecido funciona. Crianças têm medo do desconhecido. Adultos também. Basta entrar num fórum, ler um artigo ou assistir a uma palestra sobre redes sociais para encontrar alguém pregando que todas as marcas precisam …

Conteúdo é a maior arma de empresas americanas para gerar vendas em B2B

Volume de conteúdo nos proximos 12 meses

Uma pesquisa realizada pelo IDG Enterprise concluiu que conteúdo é a grande prioridade dos profissionais de marketing americanos com atuação em B2B (empresas cujos clientes são pessoas jurídicas). O estudo colheu opiniões de 740 profissionais. O relatório (em inglês) está disponível para visualização e download no Slidshare. Gerar clientes Incipiente no Brasil, o método de content marketing está se difundindo …

Content Marketing World será nesta semana nos EUA

Embarco hoje para Columbus, no estado de Ohio. Uma viagem curta, de apenas uma semana, para uma cidade pouco expressiva dos Estados Unidos talvez não merecesse ocupar espaço do conteúdo deste blog. Mas merece. A partir de terça-feira (4), participarei da segunda edição do Content Marketing World, o principal evento sobre o tema no mundo. Serão mais de 1.100 participantes oriundos …

Mídias sociais representam risco para as empresas, aponta pesquisa americana

Uma pesquisa realizada pela Delloite e pela Forbes Insights concluiu que os executivos americanos enxergam na mídia social um risco para as empresas. O estudo ouviu profissionais dos setores de bens de consumo, ciências, tecnologia, mídia e telecomunicações. Quando perguntados sobre as maiores fontes de risco para seus negócios, as respostas foram: Ambiente econômico global (41%) Gastos e orçamentos governamentais …

Feriado na Inglaterra: cliente reclama no Facebook, empresa não responde e crise estoura

Comentários contra os cinemas ODEON

A reclamação de um cliente da rede de cinemas Odeon, da Inglaterra, teve repercussão capaz de colocar em alerta qualquer empresa no mundo todo. O comentário foi inserido na sexta-feira (24), feriado no Reino Unido. De folga, os funcionários não responderam e o caso ganhou repercussão. Matt Pledger, morador de Wolverhampton, escreveu em 466 palavras o post para reclamar do …

Comece a prestar atenção ao mobile antes que seja tarde

Mobile é um componente de content marketing que ganhará força nos próximos anos. Existe no mercado a expectativa de que em 2014 a internet seja mais acessada por dispositivos móveis do que por computadores. Não é difícil acreditar. Basta observar nas ruas a quantidade de pessoas imersas em seus celulares. O infográfico destacado ao lado foi ao ar hoje no …

Quatro estratégias adotadas por blogueiros que os jornalistas deveriam experimentar

Como jornalista, tenho convicção de que a responsabilidade com a informação relevante é uma constante que não muda com a ferramenta. Ou seja: a essência do jornalismo é a mesma com papel e tinta, gravações analógicas ou textos digitados em um blog. Algumas práticas usadas por quem se encantou com a facilidade de compartilhar seus pensamentos após dois ou três …

Quatro princípios básicos de jornalismo que blogueiros deveriam adotar

Sim, eu sei, blogs são pessoais e não têm o mesmo papel de um site jornalístico. Por isso, podem viver livres de determinadas preocupações frequentes em redações. Portanto, a ideia aqui é apontar quatro práticas do bom jornalismo que, se adotadas, valorizam todo tipo de conteúdo — blogs, inclusive. 1. Informar, informar e informar A comparação é simples assim: informação vale …

Google vai punir quem desrespeitar direitos autorais

Algoritmo do Google é atualizado

Uma nova atualização dos algoritmos do Google começa nesta semana a punir sites que infringirem direitos autorais. Na prática, isso significa que perderão visibilidade no mecanismo de busca aqueles que copiarem conteúdo de terceiros. O Google disponibiliza uma página em que se pode denunciar a cópia de conteúdo indevidamente. Em apenas 30 dias, o Google recebe mais de 4 milhões …

Treze perfis de comportamento nas redes sociais

personas

Uma das principais técnicas de Content Marketing consiste em construir personas. As redes sociais funcionam bem para essa finalidade. Fazendo esse exercício, criamos 13 perfis que você provavelmente tem em suas listas em Twitter, Facebook e outras redes sociais. Você perceberá que os primeiros perfis são mais amigáveis do que o últimos. Qual o critério de escolha dessa ordem? Nenhum. …

Cinco conclusões sobre os blogueiros

Uma pesquisa realizada pelo Blogging.org ouviu 1.000 blogueiros americanos e serviu de base para o blog Jeff Bullas condensar as informações em um infográfico. Veja abaixo cinco conclusões a que chegou a pesquisa. 1. Os gerencadores de conteúdo mais usados são: :: WordPress (43%) :: Blogger (35%) :: Tumblr + Typepad + Posterous (16%) :: Outros (6%) 2. Existem 42 …

Anúncios do Facebook em iPhone são menos vistos que em outros dispositivos

Pesquisa do EyeTrackShop 1

O EyeTrackShop divulgou nesta semana o resultado de uma pesquisa que mostra que anúncios do Facebook em iPhone são pouco vistos. O estudo utilizou o mesmo conteúdo e os mesmos anúncios em três dispositivos: iPad, iPhone e Desktop. No iPhone, a chance de um anúncio ser visto oscila entre 3% e 13%. Os heatmaps (mapas de calor) abaixo mostram como …

Storytelling como ferramenta

Meu amigo André Rosa e eu devorávamos uma pizza num dia desses quando caímos no assunto storytelling. O termo americano virou moda no mundo digital. Muitos especialistas em redes sociais — se é que essa função é possível — se referem à arte de contar histórias como uma rica invenção da geração web. É como se antes da Internet nunca tivessem …

Conteúdo exclusivo é um dos principais critérios dos resultados do Google

Hierarquia na web

A recente atualização dos algoritmos do Google obriga sites a dar ainda mais importância ao conteúdo. O Business to Community (B2C) enfatiza que sites corporativos que não produzem contéudo devam criar um blog e alimentá-lo com dicas, artigos, papers, releases, estudos de caso e outros formados contemplados por content marketing. O raciocínio é simples: conteúdo com qualidade e continuidade desperta …

Como os governos usam as redes sociais no Brasil e nos Estados Unidos

A comparação entre a forma como governos de estado do Brasil e dos Estados Unidos utilizam redes sociais foi analisada pela Tracto. Resumidamente, as conclusões do estudo são essas: Twitter é a rede social preferida pela maior parte dos governos em ambos os países. Contas de Twitter atualizadas por uma pessoa física (no caso, o governador) são mais populares e …

Empresas americanas querem ganhar clientes com otimização de site e redes sociais

A edição de 2012 da pesquisa Lead Generation, realizada pelo MarketingSherpa, aponta que otimização de site é a prioridade número um dos profissonais de marketing dos Estados Unidos. O estudo procura saber como as empresas se comportam em relação à geração de leads (ou “lides”, em Português), nome dado ao possível cliente. Para isso, foram entrevistados 1.915 profissionais de marketing …

Case Coca-Cola 2020: um clássico do content marketing

A Coca-Cola partiu de duas premissas para dar uma aula de comunicação online, incluindo content marketing, redes sociais, storytelling e outros elementos que enchem os olhos de profissionais e marcas na web. A primeira premissa é: o mundo muda rapidamente. A outra é: pessoas acreditam mais em conteúdo editorial do que em propaganda, numa proporção de 69% a 18%, respectivamente. …

Cinco riscos que sistemas de busca e seleção de conteúdo representam

Sistemas de busca e seleção automática de notícia estão cada vez mais apurados. Eles são plenamente capazes de buscar na web textos que digam respeito de um determinado assunto e publicá-los em um site ou blog. Nesta semana, o americano Mark Schaefer, autor dos livros Return On Influence e Tao of Twitter, postou em seu blog um contraponto a respeito …

Sua empresa não está preparada para mobile? Não se preocupe: a maioria das americanas também não está.

A edição de 2012 da pesquisa do Chief Marketer Mobile apontou que 39% das empresas americanas tem uma versão de seus sites adaptadas para o formato mobile, que é como são chamados os dispositivos móveis, sobretudo smartphones e tablets (veja gráfico ao lado). Outros 17% já possuem sites construídos especificamente para mobile, enquanto 31% não fizeram qualquer adaptação. Dos demais, …

Seis passos para ter (e manter) um site com WordPress

Empresas, especialmente de pequeno porte, sofrem com aspectos técnicos para construção e atualização de um site. As facilidades técnicas que softwares e plataformas desmistificam a dificuldade que profissionais de comunicação normalmente têm para lidar com a administração técnica do site. Uma das ferramentas mais populares é o WordPress. Os seis passos a seguir apresentam um caminho para empresas ― ou …

Vídeo viral do Greenpeace alcança quase meio milhão de visualizações

Urso Polar Sem-Teto em Londres

Um vídeo viral do Greenpeace teve quase meio milhão de visualizações nas duas primeiras semanas de julho. A imagem de um urso polar caminhando melancolicamente pelas ruas de Londres, com as pessoas indiferentes a ele, são uma mensagem de apelo para a preservação da Região Ártica contra a exploração de petróleo, a pesca industrial e a militarização. Assim como outros …

Vídeo é o formato de conteúdo que mais cresce na web

Anúncios exibidos em vídeos online tiveram crescimento de 55% no primeiro semestre de 2012. O crescimento tende a ser ainda maior nos próximos anos. Usando dados de um levantamento da Strata, o site eMarketer, de Nova York, informou que apenas 28% das agências de publicidade dos Estados Unidos usaram vídeo na web no último trimestre de 2011. A tendência é …

Palavras-chave de um site: conceitos e ferramentas

Palavras-chave

Profissionais de comunicação usam — ou deveriam usar — palavras-chave no conteúdo online que produzem. Em quatro etapas, entenda como proporcionar ao site mais visibilidade em mecanismos de busca, como Google, Bing e outros. 1. Contexto O ponto de partida é entendeer como o usuário navega. A professora da PUC Lucia Santaella divide-os em três grupos: Errante: Exploração aleatória, sem …

Ferramentas indicam se seu site segue regras do Google

Black List Alert

O Google pode penalizar sites por erros que passam despercebidos. Pode haver, por exemplo, equívoco em uma campanha publicitária. Ou, então, a qualidade do conteúdo talvez não satisfaça o novo algoritmo do Google. Erros desse tipo prejudicam podem colocar o site em lista negra de servidores e prejudicar o ranqueamento em resultados de buscas. Uma ferramenta simples e funcional para …

Seis pontos críticos de newsletters

Newsletter

De cada dez empresas voltadas para B2B (business to business) que direcionam recursos para content marketing nos Estados Unidos, oito publicam artigos ou matérias. E seis possuem newsletters. Quando mal praticada, essa ferramenta de comunicação perde a eficiência. Para garantir que a Newsletter proporcione bons resultados, listamos seis pontos críticos dessa poderosa ferramenta. Mais de 40 ferramentas são utilizadas em …

Quatro livros norte-americanos sobre social media

The Mesh

Elaboramos uma lista de livros sobre social media bem vendidos nos Estados Unidos. A livraria norte-americana Amazon permite a compra do livro para leitura em Kindle — ou em aplicativo do Kindle em tablets, como o iPad. Inserimos os links para a livraria Amazon. Para acessar o site de e-Commerce norte-americano, clique na imagem da capa de cada livro.∞ 1. …

Quatro pilares essenciais para tornar sua marca útil nas redes sociais

Marca Útil

Que critérios você usaria para listar as marcas mais úteis das redes sociais? Esse é um dos pontos abordados pelo Marca Últil, conceito lançado em março deste ano. Encabeçado pela agência RMA Comunicação, de São Paulo, o Marca Útil assume a premissa de que, assim como pessoas físicas, empresas encaram o desafio de não apenas sobreviver no mundo virtual, mas …

Sete mentiras sobre as redes sociais

Redes sociais

Empresas que atuem ou pretendam atuar em redes sociais precisam questionar afirmações que, pela repetição contínua, se transformaram em verdades absolutas no mercado. A lista original é de autoria do especialista em Marketing Digital Gregory Pouy, de Paris, e foi publicada nesta semana no Business Grow. Não fizemos apenas a tradução do texto. Editamos e acrescentamos um ou outro detalhe. …

Seu site é funcional? Faça um checklist.

HTML Retrô

Seu site é fácil de usar? A informação tem qualidade? A autoria da informação é de confiança? Afinal, seus visitantes definem seu site como funcional? Um checklist simples, proposto por Ana Amélia Amorim Carvalho, Alcino Simões e João Paulo Silva no artigo Indicadores de qualidade e de confiança de um site, pode ser útil. Os autores salientam: os pontos de …

Oito motivos para se ter um blog corporativo

Blog corporativo

Blogs corporativos são um instrumento poderoso de Content Marketing. Não é por acaso que empresas do quilate de IBM, Wal-Mart, Intel, GE, Marriott e Kodak possuem os seus em âmbito mundial ou localmente nos Estados Unidos. O diferencial do blog corporativo é a humanização da comunicação, o que o torna naturalmente um ponto de encontro entre marcas e consumidores. Os …

Campanha da Nike é banida do Twitter por violar regras de propaganda do Reino Unido

Tuíte deletado de Rooney

Uma campanha da Nike do Reino Unido foi banida do Twitter por decisão da entidade regulatória de propaganda local, a Advertising Standards Authority (ASA). A empresa usou contas pessoais dos jogadores Wayne Rooney e Jack Wilshere para promover a campanha Make it Count. A informação é do jornal britânico The Guardian. A ASA veta qualquer propaganda disfarçada de conteúdo. A …

Edição de junho do Mapa Mundial das Redes Sociais está no ar

120611 Mapa das redes sociais 1

A edição de junho do Mapa Mundial das Redes Sociais foi publicado hoje pelo seu autor, o italiano Vincenzo Consenza. Ele divulga semestralmente o resultado de seu estudo, que aponta no mapa abaixo a rede social mais popular em cada um dos 137 países pesquisados. O Facebook impera em nada menos que 126 nações — Brasil, inclusive. Mas perde em alguns …

Por que o Facebook irá afundar até 2020

ID-10081762 from freedigitalphotos.net

A previsão foi feita por um especialista em mercado financeiro dos Estados Unidos: o Facebook irá desaparecer de Wall Street daqui a cinco ou oito anos. A opinião de Eric Jackson, fundador da Ironfire Capital, não se baseia apenas na queda livre do valor da empresa de Zuckerberg na bolsa de valores. As ações lançadas a US$ 38 hoje valem …

Newsjacking: o que é e como aplicar?

Newsjack: o que é e como aplicar

Você já ouviu falar em Newsjacking? Esse é o nome que profissionais de Comunicação dos Estados Unidos dão ao conteúdo que aproveita a manchete do momento para ganhar audiência. Isso pode ser feito em um site, blog, perfil em redes sociais ou em outras plataformas web. O nome é esculhambado ― pois tem origem num programa de sátira da TV …

Facebook agora permite agendar publicações

O Facebook criou uma nova funcionalidade bastante útil para fan pages (páginas de marcas). A partir de agora, é possível agendar a publicação de conteúdo, como texto, foto e vídeo. Para isso, basta clicar na figura de um relógio que aparece na caixa de texto, como mostra a ilustração abaixo. O recurso está disponível também para usuários comuns (pessoas físicas). …

7 dicas para usar bancos de imagem

Bancos de imagem são uma boa opção para empresas que precisam ilustrar seus sites, mas não estão dispostas a gastar muito dinheiro para comprar fotos ou imagens ilustrativas. Essa situação é corriqueira em empresas para as quais o uso de imagem não faz parte diretamente do seu negócio. Somando informações de um post do blog europeu ViraBlog à experiência da …

Seu site é organizado? Veja uma técnica simples.

HTML Retrô

“Organizar sites é como golfe: há muitas maneiras de fazer a bola chegar ao buraco, mas há milhões de formas para não conseguir”. A explicação de Steve Krug, especialista em usabilidade, revela os obstáculos de quem pretende criar ou reformular seu site. Em seu livro mais conhecido, “Don’t Make me Think” (lançado no Brasil com o título “Não me Faça …

Novos critérios do Google valorizam conteúdo

As mais recentes mudanças nos critérios de ranqueamento do Google dão ainda mais importância à produção de conteúdo. Uma das táticas de SEO (sigla de “Otimização de Mecanismos de Busca”, em inglês) era, até recentemente, colocar no site as palavras-chave ideais para fazê-lo se destacar nos resultados de busca. Palavras-chave soltas agora perdem importância. O que vale é o conteúdo. …

Caso Homer Simpson: William Bonner é craque em construção de personas

Lembra-se do caso Homer na revista Carta Capital? No final de 2005, o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, foi criticado por comparar o telespectador comum a Homer Simpson, personagem do seriado Os Simpsons. Passados alguns anos, o Content Marketing adotou nos Estados Unidos a mesma técnica usada por Bonner. O desafio diário do jornalista era falar com …

Aprenda esta técnica simples de call to action

Como redigir o call to action

O uso de expressões que conduzem o internauta a uma ação é um recurso usado principalmente em peças comerciais na Internet. Botões e links do tipo “compre agora” ou “faça agora a sua reserva” exemplificam aquilo que os norte-americanos chamam de call to action. Para redigir o texto do call to action, uma técnica extremamente simples ajuda bastante. Consiste em …

25 mandamentos para um blogueiro superstar

Blogueiros de sucesso possuem características comuns. O blog corporativo SEO Moz as analisou num post recente. O universo da pesquisa são os 150 melhores blogs do ranking da AdAge Digital. Essa análise serviu de base para elencarmos o conjunto de 25 boas práticas para blogueiros. Evidentemente, não é necessário adotar um comportamento que reúna todas essas 25 características para se …

E-mail marketing não está morto. Mas é preciso saber usá-lo.

O Facebook chegará em breve à marca de 1 bilhão de usuários cadastrados. O número é impressionante, mas está longe de fazer frente ao de usuários de e-mails, que já são quase 3 bilhões no mundo todo. A comparação desses números leva a duas conclusões preliminares: As redes sociais são fortes e crescem, como se sabe. Comunicação por e-mail, porém, …

1...678Página 7 de 8