A oferta de ferramentas de marketing cresceu 53 vezes em dez anos. Em 2011, um profissional de marketing tinha à sua disposição apenas 150 opções no mercado. Hoje, são exatamente 8 mil segundo o levantamento “Technology Landscape Supergraphic”, feito anualmente pelo site Chief Martec, de autoria de Scott Brinker, profissional que desde 2008 escreve sobre martech (casamento de marketing e tecnologia).
A imagem abaixo mostra o mapa das ferramentas, agrupadas em seis grandes grupos — cada um representado por uma cor.
O que impressiona é a velocidade com que novas ferramentas surgem a todo momento, deixando os profissionais de marketing com mais opções do que eles podem acompanhar ou mesmo imaginar.
“Pense nisso: uma em cada cinco soluções no mapa deste ano não existia na edição anterior.”
Scott Brinker, autor do estudo Technology Landscape Supergraphic
Em 2011, eram apenas 150 ferramentas. Hoje, são exatamente 8.000 pela contagem do Chief Martec.

As ferramentas estão assim agrupadas:

A edição de 2021 do estudo ainda não foi publicada até a data de criação deste post, em novembro de 2021. ∞