Blog

Sabe o que vai acontecer depois da campanha anti-Catraca - Thumbnail - desenhado

Sabe o que vai acontecer depois da “campanha anti-Catraca”? Nada.

by André Rosa novembro 30, 2016 Artigo, Casos

A última terça-feira não foi um da fácil. Lidar com a morte é missão inglória que só piora quando causada

Leia mais
Não há quase ninguém no Twitter durante grandes eventos. Será?

Não há quase ninguém no Twitter durante grandes eventos. Será?

by André Rosa novembro 08, 2016 Artigo

Recentemente, a Tracto participou de dois eventos envolvendo conteúdo, mercado e novas tecnologias. Em setembro, apresentei ideias sobre o termo

Leia mais
Boas matrizes de dados sao fáceis de explicar e geram insights úteis

Boas matrizes de dados são fáceis de explicar e geram insights úteis

by André Rosa outubro 27, 2016 Artigo

Content marketing, métricas, conteúdo relevante e seus temas derivados são as pautas constantes nas reuniões com Cassio Politi, equipe e,

Leia mais
Sobre social medias, inbounders, digital marketers e os illuminati

Sobre social medias, inbounders, digital marketers e os illuminati

by Lilian Burgardt outubro 24, 2016 Artigo

De tempos em tempos gosto de voltar para a sala de aula pelo simples fato de que, em nossa área,

Leia mais
Trabalhando com content marketing em um time internacional

Trabalhando com content marketing em um time internacional

by Thalita Milan setembro 19, 2016 Artigo

Chegou a hora do brainstorming da equipe. Todo mundo conhece essa situação: sempre tem aquela pessoa que fala demais, aquele

Leia mais
Oito ferramentas para criar infográficos

Oito ferramentas para criar infográficos

by Tracto julho 11, 2016 Nota curta

Sete em cada dez empresa brasileiras que produzem algum tipo de conteúdo de marca fazem uso de infográficos. É o que

Leia mais
Persuasão no content marketing

Persuasão no content marketing: por que ela nem sempre funciona?

by Iara Mola julho 01, 2016 Artigo

Na última terça-feira à noite (21), depois de ter dado por concluído um longo dia de trabalho, liguei a tevê

Leia mais
Vai implementar content marketing? Não se esqueça de resolver problemas de produto e de divulgação

Vai implementar content marketing? Não se esqueça de resolver problemas de produto e de divulgação

by Lilian Burgardt junho 20, 2016 Artigo

Muitas vezes, em sua vida profissional de redator, você já deve ter se questionado se há valor naquilo que escreve.

Leia mais
Por que a Microsoft comprou o LinkedIn?

Por que a Microsoft comprou o LinkedIn?

by Cassio Politi junho 15, 2016 Artigo

A Microsoft comprou o LinkedIn por US$ 26 bilhões em dinheiro vivo. Mas por que a aquisição foi concretizada? Para

Leia mais
[Tweet "Maior empresa de eventos B2B do mundo compra o Content Marketing Institute e o #CMWorld."]

Maior empresa de eventos B2B do mundo compra o Content Marketing Institute

by Cassio Politi junho 01, 2016 Nota curta

O Content Marketing Institute (CMI), principal referência em content marketing no mundo e organizador do Content Marketing World, foi comprado

Leia mais
O que está por trás do "growth hacking"? Entenda o ciclo de uma buzzword

O que está por trás do “growth hacking”? Entenda o ciclo de uma buzzword

by André Rosa maio 23, 2016 Artigo

Nos primórdios da Web amigável, exatamente entre 2003 e 2005, o jornalista e desenvolvedor Pedro Valente mantinha um site que

Leia mais
Produção x divulgação é como: “Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?"

Produção x divulgação é como: “Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?”

by Lilian Burgardt maio 19, 2016 Artigo

Sempre que escuto a frase “Conteúdo é Rei”, premissa muito usada no mundo do content marketing, fico esperando alguém fazer

Leia mais
Um case emblemático de content marketing no Brasil: o Comunique-se

Um case emblemático de content marketing no Brasil: o Comunique-se

by Cassio Politi maio 12, 2016 Casos

Um dos melhores exemplos de content marketing que conheci no Brasil foi o Comunique-se, empresa focada em soluções para o

Leia mais
E-mail marketing: quando a estratégia é tratar seu cliente como se fosse um "amigo"

E-mail marketing: quando a estratégia é tratar seu cliente como se fosse um “amigo”

by Iara Mola maio 09, 2016 Artigo

Oláááááá, meu amigo! Tudo bom? Tava com tanta saudade de conversar com vc! Já faz meses que não compartilho um

Leia mais
Da estratégia à operação: quando foi que o marketing deixou de planejar?

Da estratégia à operação: quando foi que o marketing deixou de planejar?

by Lilian Burgardt maio 05, 2016 Artigo

Já dizia o Capitão Nascimento, o conceito de estratégia, em grego, strategía, em latim, estrategia, em francês, stratégie, em inglês,

Leia mais

Depois do encantamento, mídias sociais exigem postura madura

by André Rosa março 15, 2016 Artigo

O Hype Cycle das tecnologias, hipótese levantada pela consultoria Gartner a partir de 1995 (e que a Tracto adora explicar

Leia mais

Indicadores de content marketing só são importantes se eles conduzirem a uma ação

by Cassio Politi março 07, 2016 Artigo

Para consultor holandês indicadores de content marketing precisam ser, acima de tudo, úteis. Números que não levam a uma ação

Leia mais
spotlight

Vencedor do Oscar, Spotlight é inspiração para content marketing

by Cassio Politi fevereiro 29, 2016 Artigo

Saí do cinema com a certeza de que aquele filme tinha sido marcante. Nunca mais se apagaria da minha mente. Ontem, antes

Leia mais
A democracia no Facebook é assim: você pode dizer o que quiser desde que todo o mundo concorde

A democracia no Facebook é assim: você pode dizer o que quiser desde que todo o mundo concorde

by Cassio Politi fevereiro 11, 2016 Artigo

Você é daquelas pessoas que concordam com a ideia de que a internet impulsiona o debate e, portanto, a democracia? Pois

Leia mais

Três forças para democratizar (de verdade) a informação na Internet

by André Rosa fevereiro 08, 2016 Artigo

Quem lida com a difícil tarefa de empacotar mensagens e procurar disseminá-la pela web de alguma forma costuma se surpreender

Leia mais
content marketing declínio

Content marketing está começando a entrar em declínio

by Cassio Politi janeiro 28, 2016 Artigo

O ciclo de vida de tecnologias, ferramentas, plataformas ou métodos segue um padrão. Nasce, alcança o topo, decai e entra

Leia mais

Sobre as igrejinhas da comunicação e seus “evangelistas”

by André Rosa novembro 30, 2015 Artigo

Não sei se acontece o mesmo com você, mas ainda me incomodo quando, ao final de um evento ou seminário,

Leia mais

Relatórios de métricas trazem muitas respostas. Descubra a sua pergunta.

by André Rosa novembro 24, 2015 Artigo

Como definir uma boa métrica? Gosto muito da explicação do Martin Klubeck, professor da University of Notre Dame e autor

Leia mais

Ferramentas passam; o que realmente interessa é a estratégia

by André Rosa novembro 13, 2015 Artigo

No final de 2014, a Tracto divulgou a primeira edição da pesquisa “Ciclo de Vida das Táticas de Content Marketing”.

Leia mais

O retorno sobre o investimento não deve ser calculado para cada ação, mas para o plano todo

by Cassio Politi novembro 09, 2015 Artigo

Gestores de têm enorme dificuldade para mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) em comunicação. São dois os motivos. O primeiro: o pessoal

Leia mais

“Temos muitas pessoas engajadas em nossa ação”. E daí?

by André Rosa novembro 05, 2015 Artigo

Responda rápido, sem consultar o Google: você conseguiria, em poucas palavras, explicar o que é engajamento? Não parece difícil, presumo.

Leia mais

Buyer personas são importantes demais para serem ensinadas por e-books

by Cassio Politi novembro 03, 2015 Artigo

Criar conteúdo sem conhecer exatamente o seu público-alvo tende a gerar um enorme desperdício de tempo, energia e dinheiro. Por

Leia mais

Content marketing é ajudar primeiro para só depois vender

by Cassio Politi outubro 29, 2015 Artigo

Existem algumas confusões conceituais relacionadas a content marketing no Brasil. Uma delas reside no foco na conquista de clientes, objetivo de 80% das

Leia mais

Os seus milhares de fãs no Facebook não pertencem a você. Pense nisso.

by Cassio Politi outubro 27, 2015 Artigo

Não me canso de ouvir profissionais de comunicação orgulhosos de seu trabalho em redes sociais relatarem algo assim: “minha marca

Leia mais

Métricas de redes sociais são pouco importantes

by André Rosa e Cassio Politi outubro 20, 2015 Artigo

O New York Times lançou neste ano 30 novas newsletters, extremamente segmentadas, e vem tendo nelas, em média, 50% de

Leia mais

Quanto tempo leva para as redes sociais gerarem retorno de imagem e vendas?

by Tracto outubro 12, 2015 Artigo

Com apenas um ano de trabalho de redes sociais, somente quatro em cada dez empresas conseguem aumentar vendas. Depois de

Leia mais

9 dados que mostram a força do vídeo online

by Tracto outubro 09, 2015 Nota curta

Uma das grandes tendências de 2015 é o formato de vídeo online em content marketing. O High HQ reuniu num

Leia mais

Como é exatamente um content marketing B2B eficaz [nova pesquisa]

by Joe Pulizzi outubro 05, 2015 Artigo

Chegou o momento do ano em que novamente publicamos os resultados de nossa pesquisa anual de content marketing. Ao longo dos

Leia mais

Pesquisa mostra quais empresas têm sucesso em content marketing — e por quê

by Cassio Politi outubro 04, 2015 Artigo

Foi publicada na semana que passou a pesquisa do Content Marketing Institute 2016, o principal estudo sobre o tema no mundo,

Leia mais

Um case de content marketing nas lâminas de bandeja do McDonald’s

by Cassio Politi setembro 30, 2015 Casos

Você tem ótimo conteúdo nos canais populares de comunicação? Que bom! Acontece que  o seu concorrente também tem. O conteúdo hoje é commodity. Discussões

Leia mais

Você já pensou nas vantagens de escrever um livro?

by Cassio Politi setembro 21, 2015 Artigo

Se você estiver pensando em escrever um livro, vou dar um conselho: escreva. Sim, existem muitas formas de você ganhar autoridade,

Leia mais

7 em cada 10 e-mails são abertos em dispositivos móveis

by Tracto setembro 18, 2015 Nota curta

Quando você envia uma newsletter ou um e-mail marketing, 67,8% de seu público vai abrir a sua mensagem em um

Leia mais

Conteúdo inteligente: a próxima buzzword do marketing digital?

by André Rosa setembro 16, 2015 Artigo

Lembro bem quando Cassio Politi falou comigo, nos primeiros meses da Tracto, sobre uma ideia apaixonante e capaz de fazer

Leia mais

Como escrever uma boa frase? Siga o infográfico.

by Tracto setembro 11, 2015 Nota curta

A escritora norte-americana Marcia Riefer Johnston resumiu, de forma objetiva e divertida, a resposta para uma questão recorrente: afinal, qual

Leia mais

O que é conteúdo inteligente?

by Cassio Politi setembro 08, 2015 Artigo

Uma das tendências do content marketing que será cada vez mais discutida é o conteúdo inteligente. Mas, afinal, o que

Leia mais

Infográfico apresenta 29 métricas para content marketing. Mas como usá-las?

by André Rosa setembro 04, 2015 Nota curta

Desenvolver e apresentar métricas é uma das atividades mais angustiantes para profissionais de comunicação. É um desafio que exige duas

Leia mais

Publicidade online: muito vista, mas pouco impactante

by Tracto setembro 03, 2015 Nota curta

Publicidade online é uma boa opção para as marcas no Brasil? Aparentemente, sim. Afinal, os investimentos crescem ano após ano.

Leia mais

Conheça esta análise das conversas sobre sorvetes em ambientes web brasileiros

by Hegel Vieira agosto 31, 2015 Casos

Entre os meses de abril e junho de 2015, a hA! Inteligência e Comunicação Digital, em parceria com a SD

Leia mais

Entenda o escândalo no Hubspot que levou à demissão de diretores

by Cassio Politi agosto 25, 2015 Casos

Você acompanhou o escândalo no Hubspot, maior site de automação de marketing do mundo? Tudo aconteceu em julho deste ano. Mike Volpe,

Leia mais

Quais canais funcionam melhor para vendas?

by Tracto agosto 17, 2015 Nota curta

Qual o melhor canal de comunicação para a geração de vendas e possíveis clientes? Essa foi uma das perguntas feitas por

Leia mais

Dez dicas para usar o Twitter ao vivo em um evento

by Tracto agosto 13, 2015 Nota curta

Você vai assistir a um evento, palestra ou curso e quer atualizar o Twitter de lá? Então, dê uma olhada nesta

Leia mais

Órgãos públicos devem preparar seus dados para que fiquem abertos

by André Rosa e Cassio Politi agosto 11, 2015 Nota curta

Redes sociais se modificam, saem do ar, são substituídas por outras. Um exemplo de documento relativamente “antigo” é o Manual de

Leia mais

Quais sentimentos têm mais chance de ganhar efeito viral?

by Tracto agosto 10, 2015 Nota curta

A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, analisou artigos publicados pelo jornal New York Times que foram espontaneamente compartilhados por

Leia mais

Como criar personas? Este infográfico sugere.

by Tracto agosto 04, 2015 Nota curta

A construção de personas é uma técnica capaz de embasar uma boa estratégia de conteúdo. Partindo dessa premissa, o site Überflip criou

Leia mais

Órgão públicos também têm o dever de apresentar resultados

by André Rosa e Cassio Politi agosto 03, 2015 Artigo

As instituições públicas em geral acreditam ter dificuldade para mensurar resultados. Entretanto, a maioria tem dificuldade para definir os objetivos

Leia mais

Hollister: outra marca flagrada mentindo com storytelling

by Cassio Politi julho 30, 2015 Casos

Storytelling é um conceito amplo. Contar histórias pode se referir à trama de um filme, a um comercial de TV,

Leia mais

Só 20% dos usuários de e-mail marketing analisam dados comportamentais

by Tracto julho 25, 2015 Nota curta

A maioria das ferramentas de disparo de e-mail em massa oferece a opção de segmentação baseada em histórico, como aberturas anteriores de

Leia mais

O que é o Periscope?

by Tracto julho 17, 2015 Artigo

O Periscope é um aplicativo mobile de streaming de vídeo . Está disponível na Apple Store (iOS) e no Google Play

Leia mais

Starbucks e os gifs animados

by Ana Carolina Barbosa julho 16, 2015 Casos

Falo bastante da importância de se prestar a atenção no conteúdo visual para contar as histórias da marca. Tem um

Leia mais

Estabeleça condutas para colaboradores de todas as áreas do órgão público

by André Rosa e Cassio Politi julho 14, 2015 Nota curta

A primeira coisa a se fazer antes de detalhar as observações dos manuais é diferenciar política de conduta. Políticas, como

Leia mais

Metade das marcas brasileiras faz investimento financeiro em redes sociais

by Cassio Politi julho 13, 2015 Nota curta

Metade das marcas brasileiras que têm atividade de comunicação online investe financeiramente em publicidade ou em promoção de conteúdo em redes

Leia mais

Você sabia que a Marvel atua como agência de conteúdo?

by Cassio Politi julho 09, 2015 Casos

Homem-Aranha, O Incrível Hulk, X-Men, Capitão América, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e muitos outros super-heróis são algumas criações que

Leia mais

5 formas de traduzir em KPIs os seus objetivos de content marketing

by Sarah Goliger julho 08, 2015 Artigo

Como profissional de content marketing, simplesmente pesquisar, escrever, publicar e repetir não é suficiente. Você deve medir constantemente o impacto

Leia mais

O site de um órgão público deve ser o agregador de conteúdo central

by André Rosa e Cassio Politi julho 07, 2015 Nota curta

O site da instituição pública é o ponto de partida da comunicação de toda instituição. Faça links dele para as

Leia mais

Três em cada quatro empresas brasileiras geram relatório de resultado de comunicação

by Cassio Politi julho 06, 2015 Artigo

De cada quatro profissionais de comunicação, três apresentam ao gestor da marca — como gerente, diretor, CEO etc — os resultados em um

Leia mais

Pense no relatório de métricas como um instrumento de comunicação, e não de estatística

by Cassio Politi julho 01, 2015 Artigo

Como foi o seu primeiro semestre de 2015? Pois bem, o meu foi com a cara enfiada em relatórios de

Leia mais

Defina o papel de cada canal de distribuição de um órgão público

by André Rosa e Cassio Politi junho 30, 2015 Nota curta

Produzir conteúdo de qualidade e adequado às necessidades da população é apenas uma etapa do trabalho de comunicação de todo órgão

Leia mais

Dois efeitos de indicadores de content marketing: buzz e impacto

by Tracto junho 25, 2015 Artigo

A boa mensuração de resultados de content  marketing divide os indicadores em dois grupos: aqueles que dizem respeito a fins (objetivos

Leia mais

Um método simples de mensuração do ROI de content marketing

by Scott Severson junho 24, 2015 Artigo

Se fizer uma busca online por “ROI de content marketing“, você chegará perto de 10 milhões de resultados. A maioria não

Leia mais

Mensagem para órgãos públicos: seja simples

by André Rosa e Cassio Politi junho 23, 2015 Nota curta

Simplicidade remete, em princípio, ao layout de um website de um órgão público. Muitas vezes, não há envolvimento da equipe

Leia mais

Por que tanto ódio pelos formadores digitais de opinião?

by Marcus Sheridan junho 19, 2015 Artigo

Ocasionalmente, um pensamento amadurece dentro de mim por algum tempo antes de eu finalmente agir sobre ele. Hoje é um

Leia mais

Citrus Lane, um caso de sucesso no Pinterest

by Ana Carolina Barbosa junho 18, 2015 Casos

Quando tenho um tempinho, gosto de ler sobre as empresas que as redes sociais descrevem como cases de sucesso. Dias

Leia mais

Pense na instituição pública como uma empresa de mídia

by André Rosa e Cassio Politi junho 16, 2015 Nota curta

Release é um tipo de material específico para jornalistas. Ele abastece de informação as redações ou sugere pautas a eles.

Leia mais

Apple: para fazer barulho nas redes sociais, não é preciso estar nelas

by Tracto junho 12, 2015 Casos

Consultores de comunicação digital costumam pregar que toda empresa deve manter perfis ativos em redes sociais. No entanto,  o consultor americano

Leia mais

Blogilates: uma marca que se fez milionária com o content marketing

by Ana Carolina Barbosa junho 11, 2015 Casos

A instrutora de pilates Cassey Ho queria fazer uma série de vídeos com dicas de exercícios para seus alunos, acabou

Leia mais

Estabelecer políticas, atribuições e processos é ainda mais importante em órgãos públicos

by André Rosa e Cassio Politi junho 09, 2015 Nota curta

Não é muito difícil imaginar que, dependendo da esfera, já existem leis e decretos estabelecendo diretrizes para a comunicação digital

Leia mais

As redes sociais nas empresas brasileiras em 2015

by André Rosa e Cassio Politi junho 05, 2015 Nota curta

O podcast Content Marketing Brasil desta semana aborda como tema central a pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015. O relatório

Leia mais

Você está disposto a dialogar? Conheça a Plataforma Brasil.

by André Rosa maio 29, 2015 Nota curta

Qualquer indivíduo ou organização que pretende construir seu perfil online usando redes sociais tem a oportunidade de criar e estreitar

Leia mais
O que é content marketing e como ele pode turbinar o seu negócio

O que é content marketing e como ele pode turbinar o seu negócio

by Ricardo de Lucia Leite maio 27, 2015 Artigo

Nos meus dois últimos artigos falei da importância de equilibrar as contas entre os investimentos em publicidade tradicional e o

Leia mais

OKR’s: do Google para a sua empresa

by Thalita Milan maio 26, 2015 Artigo

O sistema foi criado no fim da década de 90, pela Intel, mas ficou famoso depois de ser implementado pelo

Leia mais

Sete exemplos de ótimo content marketing

by Cassio Politi maio 21, 2015 Casos

Content marketing é um método repleto de técnicas, conceitos e diferentes formas de se praticar. Para compreendê-lo e debatê-lo, selecionei

Leia mais

Papers e e-books são redutos de conteúdo pobre

by André Rosa e Cassio Politi maio 20, 2015 Nota curta

Seu conteúdo é rico o suficiente para valer o cadastro e download de um arquivo? Pois é, isso está virando um

Leia mais

The GetAway Guide, websérie da Kia no Yahoo!

by Ana Carolina Barbosa maio 19, 2015 Casos

A Kia criou uma websérie para ser lançada na plataforma de vídeo do Yahoo! “The Getaway Guide” é uma série

Leia mais

A publicidade tradicional irá morrer?

by Ricardo de Lucia Leite maio 13, 2015 Artigo

Conforme sinalizei no meu artigo “Por que content marketing? Uma necessidade de equilibrar as contas“, a questão não é migrar

Leia mais

Pauta: um desafio no content marketing

by Ana Carolina Barbosa maio 11, 2015 Nota curta

Um dos maiores desafios de quem trabalha com content marketing é bolar pautas sempre interessantes para as empresas. Há inúmeras

Leia mais