O que é marketing de influência? E como pode ajudar em content marketing?

Marketing de Influência

A melhor definição de marketing de influência é do Portal Comunique-se: “Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso ocorre porque estabeleceram com ela uma relação …

Por que nem toda empresa deve adotar content marketing?

Content marketing não é para todos. Apple é um exemplo.

Toda empresa pode usar um programa de content marketing. Para isso, tem de construir um público fiel por meio da criação de conteúdo. E depois encontrar mecanismos para converter audiência em receita. Isto, portanto, significa que toda empresa pode usar o conteúdo como base de sua estratégia, mas não significa que deve fazê-lo. Basta observar o que pregam alguns dos melhores especialistas no tema. O Content Marketing …

Qual a diferença entre content marketing e branded content?

branded content

Confunde-se frequentemente content marketing com branded content. Até mesmo grandes publicações fazem essa confusão. Uma reportagem da Exame faz uma salada de conceitos em julho de 2016. Atribuiu a branded content definições de content marketing e ainda inseriu o native advertising na mesma conversa. A Exame não é a causadora, mas o retrato de uma confusão frequente entre os dois conceitos. Vamos às …

Ainda as perspectivas para 2017: precisamos conversar sobre notícias falsas

Ainda as perspectivas para 2017: precisamos conversar sobre notícias falsas

Uma notícia recente, compartilhada e reproduzida milhares de vezes, apresentava um “ranking com os dez maiores sites de notícias falsas do Brasil”, referenciada por um “estudo da USP”. A facilidade com a qual esta informação foi curtida e repassada explica o tamanho da apreensão envolvendo o fenômeno das notícias falsas. De forma simples: discute-se o fato de qualquer usuário usar …

De “conteúdo-rei” a “conteúdo-plebeu”: um “acidente pavoroso”?

De “conteúdo-rei” a “conteúdo-plebeu”: um “acidente pavoroso”?

Vamos por partes: se você é um profissional que já contratou serviços de produção de conteúdo para promover a sua empresa na internet – ou, ainda, se você é alguém interessado nesse tipo de contratação –, em algum momento já deve ter ouvido que “conteúdo é rei”, certo? Geralmente aplicada numa argumentação que visa a convencer o potencial cliente de …

Buscando liderança global, Verizon compra Yahoo, que passa a se chamar Altaba

Buscando liderança global, Verizon compra Yahoo, que passa a se chamar Altaba

Depois de meses de negociação, a gigante de telecomunicações Verizon anunciou a compra do Yahoo por US$ 4,83 bilhões em dinheiro. O acordo inclui o serviço de e-mail do Yahoo com 225 milhões de usuários ativos, o portal de notícias e finanças, a rede social Tumblr, o serviço de análise de aplicativos Flurry e a plataforma de publicidade Gemini, entre outros de …

Sabe o que vai acontecer depois da “campanha anti-Catraca”? Nada.

Sabe o que vai acontecer depois da campanha anti-Catraca - Thumbnail - desenhado

A última terça-feira não foi um da fácil. Lidar com a morte é missão inglória que só piora quando causada por uma tragédia. O impacto causado pela queda do avião que interrompeu 71 vidas, sintetizado pela hashtag #ForçaChape, atordoou o mundo inteiro. Ocasionalmente, provocou abalos na página do Facebook mantida pelo site Catraca Livre. Uma sequência de postagens apelativas envolvendo …

Não há quase ninguém no Twitter durante grandes eventos. Será?

Não há quase ninguém no Twitter durante grandes eventos. Será?

Recentemente, a Tracto participou de dois eventos envolvendo conteúdo, mercado e novas tecnologias. Em setembro, apresentei ideias sobre o termo “conteúdo inteligente” durante o Social Media Week São Paulo. Na última semana, foi a vez do Cassio Politi conversar sobre mensuração de resultados durante o RD Summit, em Florianópolis. Encontros como estes revelam-se boas oportunidade para conversar sobre o que …

Boas matrizes de dados são fáceis de explicar e geram insights úteis

Boas matrizes de dados sao fáceis de explicar e geram insights úteis

Content marketing, métricas, conteúdo relevante e seus temas derivados são as pautas constantes nas reuniões com Cassio Politi, equipe e, eventualmente, amigos interessados e acostumados com um mínimo de duas horas dedicadas a uma boa conversa. Mas esse período pode extrapolar caso, sem querer, o diálogo envolva política… Ou, dependendo do interlocutor, um embate entre posições duras e opostas. Não …

Trabalhando com content marketing em um time internacional

Trabalhando com content marketing em um time internacional

Chegou a hora do brainstorming da equipe. Todo mundo conhece essa situação: sempre tem aquela pessoa que fala demais, aquele colega que quase não participa e a pessoa que critica tudo o que foi apresentado. No momento de discutir projetos, cada um age de acordo com a própria personalidade, é claro. Agora, imagine ter que lidar com essa situação em …

Oito ferramentas para criar infográficos

Oito ferramentas para criar infográficos

Sete em cada dez empresa brasileiras que produzem algum tipo de conteúdo de marca fazem uso de infográficos. É o que mostrou a última edição da pesquisa Content Marketing no Brasil – Benchmarks, Orçamentos e Tendências em empresas B2B, realizada em 2015 pela Tracto em parceria com o Content Marketing Institute. Nos Estados Unidos, a popularidade do infográfico é ainda maior entre empresa …

Persuasão no content marketing: por que ela nem sempre funciona?

Persuasão no content marketing

Na última terça-feira à noite (21), depois de ter dado por concluído um longo dia de trabalho, liguei a tevê do meu quarto no propósito de “fazer um som”. Creio que a necessidade de “fazer um som” seja relativamente comum àqueles que, como eu, moram sozinhos (e que a minha filha de quatro patas não me leia), mas, para quem …

Vai implementar content marketing? Não se esqueça de resolver problemas de produto e de divulgação

Vai implementar content marketing? Não se esqueça de resolver problemas de produto e de divulgação

Muitas vezes, em sua vida profissional de redator, você já deve ter se questionado se há valor naquilo que escreve. Não vou entrar aqui no mérito editorial, neste caso, estou mesmo falando de valor real e mensurável, que prove resultado do que você escreve para sua empresa. Se na vida de muito jornalista, o valor sempre foi medido em termos …

Por que a Microsoft comprou o LinkedIn?

Por que a Microsoft comprou o LinkedIn?

A Microsoft comprou o LinkedIn por US$ 26 bilhões em dinheiro vivo. Mas por que a aquisição foi concretizada? Para trazer uma explicação, fui ler as principais publicações americanas sobre mídia e negócios. Em linhas gerais, os motivos estão relacionados à sinergia entre produtos e às características da rede social — inclusive no que se refere a conteúdo. O inglês Grant Feller, …

Maior empresa de eventos B2B do mundo compra o Content Marketing Institute

[Tweet "Maior empresa de eventos B2B do mundo compra o Content Marketing Institute e o #CMWorld."]

O Content Marketing Institute (CMI), principal referência em content marketing no mundo e organizador do Content Marketing World, foi comprado pela UBM, maior organizadora de eventos B2B do planeta, com atuação vertical em diversos setores. A negociação foi anunciada pelo fundador do CMI, Joe Pulizzi, nesta quarta-feira (1º/6). Os valores e as condições não foram informados. O CMI fatura anualmente US$ …

O que está por trás do “growth hacking”? Entenda o ciclo de uma buzzword

O que está por trás do "growth hacking"? Entenda o ciclo de uma buzzword

Nos primórdios da Web amigável, exatamente entre 2003 e 2005, o jornalista e desenvolvedor Pedro Valente mantinha um site que funcionava como uma crítica a frases feitas e clichês fáceis. Era o Homem Chavão, cujo conteúdo acabou transformado em livro. Talvez o personagem esteja no mesmo lugar da maior parte das coisas fugazes que passam pelas timelines diariamente, mas sua …

Produção x divulgação é como: “Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?”

Produção x divulgação é como: “Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?"

Sempre que escuto a frase “Conteúdo é Rei”, premissa muito usada no mundo do content marketing, fico esperando alguém fazer o complemento… e divulgação é a rainha. A verdade é que pouca gente faz e, se faz, ainda o faz muito timidamente. O que ainda vale no mercado é a máxima, se eu tiver uma boa produção de conteúdo, ela …

Um case emblemático de content marketing no Brasil: o Comunique-se

Um case emblemático de content marketing no Brasil: o Comunique-se

Um dos melhores exemplos de content marketing que conheci no Brasil foi o Comunique-se, empresa focada em soluções para o mercado de comunicação. Nos últimos seis anos, tive diversas participações em eventos de content marketing nos Estados Unidos, devorei dezenas de livros estrangeiros, li uma tonelada de artigos, ouvi horas de podcasts e webinars, entrevistei uma penca de experts gringos e …

Da estratégia à operação: quando foi que o marketing deixou de planejar?

Da estratégia à operação: quando foi que o marketing deixou de planejar?

Já dizia o Capitão Nascimento, o conceito de estratégia, em grego, strategía, em latim, estrategia, em francês, stratégie, em inglês, strategy, em alemão, strategie, em italiano, strategia, em espanhol, estrategia… de tão importante, mereceu destaque especial na trama para explicar como o comando de operações especiais organizava suas ações. (Quem viu a cena, jamais se esquecerá desse trecho do filme). …

Depois do encantamento, mídias sociais exigem postura madura

O Hype Cycle das tecnologias, hipótese levantada pela consultoria Gartner a partir de 1995 (e que a Tracto adora explicar em sua pesquisa anual) nos ajuda a reconhecer um movimento padrão: boas ideias, traduzidas em ferramentas, começam com entusiasmo, atingem um nível máximo, despencam desacreditadas e atingem um nível de esclarecimento – caso não evaporarem na obsolescência antes de chegar …

Vencedor do Oscar, Spotlight é inspiração para content marketing

spotlight

Saí do cinema com a certeza de que aquele filme tinha sido marcante. Nunca mais se apagaria da minha mente. Ontem, antes de a cerimônia começar na televisão, me perguntei: será que Spotlight: Segredos Revelados leva o Oscar de melhor filme? Minha resposta honesta foi “sei lá”. Tal qual Glória Pires, não me sentia capaz de opinar porque ainda não assisti a O Regresso (ou seria O Retorno?) nem a …

A democracia no Facebook é assim: você pode dizer o que quiser desde que todo o mundo concorde

A democracia no Facebook é assim: você pode dizer o que quiser desde que todo o mundo concorde

Você é daquelas pessoas que concordam com a ideia de que a internet impulsiona o debate e, portanto, a democracia? Pois eu, democraticamente, discordo. A internet agrupa pessoas que pensam de maneira similar. A democracia no Facebook não passa de teoria. Quem pertence a um grupo não está disposto a dialogar com quem pertence a outro grupo. Pense em times de futebol, partidos políticos …

Três forças para democratizar (de verdade) a informação na Internet

Quem lida com a difícil tarefa de empacotar mensagens e procurar disseminá-la pela web de alguma forma costuma se surpreender com dois tipos safados de “embrulho”, que costumam inflar os números de compartilhamento (alguns chamam essa espuma de “engajamento” sem o menor pudor). O primeiro tipo é o meme, mas não vamos ocupar muito o nosso tempo com ele. Afinal, …

Content marketing está começando a entrar em declínio

content marketing declínio

O ciclo de vida de tecnologias, ferramentas, plataformas ou métodos segue um padrão. Nasce, alcança o topo, decai e entra em uma fase de desilusão. Depois, passa-se a compreender melhor seus limites e funcionalidades — entrando na fase de produtividade. Quem definiu essas etapas não fui eu, mas a respeitada consultoria internacional Gartner. Esse ciclo pode durar meses, anos, décadas, …

Sobre as igrejinhas da comunicação e seus “evangelistas”

Não sei se acontece o mesmo com você, mas ainda me incomodo quando, ao final de um evento ou seminário, a sensação de “ficaram tempo demais falando sobre eles e para eles”, em contraponto a insights ou questionamentos às nossas práticas cotidianas. Na próxima vez que acompanhar um encontro destes, faça o seguinte teste: acompanhe a hashtag oficial e observe …

Relatórios de métricas trazem muitas respostas. Descubra a sua pergunta.

Como definir uma boa métrica? Gosto muito da explicação do Martin Klubeck, professor da University of Notre Dame e autor do livro “Métricas – Como melhorar os principais resultados de sua empresa”. Reproduzo aqui um trecho do primeiro capítulo. Uma métrica é composta de informações, medidas e dados. Métricas podem também incluir outras métricas. A principal diferença entre métricas e …

Ferramentas passam; o que realmente interessa é a estratégia

No final de 2014, a Tracto divulgou a primeira edição da pesquisa “Ciclo de Vida das Táticas de Content Marketing”. Trata-se de uma sondagem, baseada na curva do Hype Cycle for Emerging Technologies da consultoria Gartner. Resumidamente, toda tecnologia passa por um ciclo desde o seu lançamento: atinge seu auge, tem suas expectativas derrubadas e atingem um nível de estabilidade …

O retorno sobre o investimento não deve ser calculado para cada ação, mas para o plano todo

Gestores de têm enorme dificuldade para mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) em comunicação. São dois os motivos. O primeiro: o pessoal de humanas odeia números; mas, acredite, este é o menor dos problemas. O segundo, e real problema, é que se tenta mensurar o retorno de cada ação. Isso é tão difícil quanto inútil. Assisti neste ano, em Cleveland, nos Estados Unidos, a uma palestra do …

“Temos muitas pessoas engajadas em nossa ação”. E daí?

Responda rápido, sem consultar o Google: você conseguiria, em poucas palavras, explicar o que é engajamento? Não parece difícil, presumo. Mas sua organização ou mesmo outros profissionais ao seu redor entendem a mesma coisa? Recentemente assisti ao #YouPixCON, evento que reuniu profissionais e amadores (no sentido de “quem ama algo”) ligados às mídias sociais para uma programação extensa de conversas …

Buyer personas são importantes demais para serem ensinadas por e-books

Criar conteúdo sem conhecer exatamente o seu público-alvo tende a gerar um enorme desperdício de tempo, energia e dinheiro. Por isso, é recomendável que a construção de buyer personas seja a base da estratégia de conteúdo de toda marca. E aí mora um problema: a maioria dos e-books sobre buyer personas não entende suficientemente do assunto para ensinar alguém a criá-las. …

Content marketing é ajudar primeiro para só depois vender

Existem algumas confusões conceituais relacionadas a content marketing no Brasil. Uma delas reside no foco na conquista de clientes, objetivo de 80% das empresas nacionais que adotam content marketing, segundo dados preliminares da pesquisa “Content Marketing – Benchmarks, Orçamentos e Tendências em empresas 2016”. O estudo é realizado por Content Marketing Institute e Tracto e seus resultados serão anunciados no mês que vem. De fato, conquistar e reter clientes …

Os seus milhares de fãs no Facebook não pertencem a você. Pense nisso.

Não me canso de ouvir profissionais de comunicação orgulhosos de seu trabalho em redes sociais relatarem algo assim: “minha marca tem xis dezenas de milhares de fãs no Facebook”. O número normalmente é fruto de empenho e competência da equipe ou agência que produz o conteúdo. Mas cabe um lembrete: aquele público pertence ao Facebook. Nos últimos cinco anos, as equipes de comunicação no Brasil e em …

Métricas de redes sociais são pouco importantes

O New York Times lançou neste ano 30 novas newsletters, extremamente segmentadas, e vem tendo nelas, em média, 50% de taxa de abertura. Para se ter uma ideia, uma taxa considerada boa é 15% a 25%. Mais do que ter um bom resultado do qual se orgulhar, o jornal americano observou que as pessoas que pedem para receber gratuitamente as …

Quanto tempo leva para as redes sociais gerarem retorno de imagem e vendas?

Com apenas um ano de trabalho de redes sociais, somente quatro em cada dez empresas conseguem aumentar vendas. Depois de cinco anos, sete obtêm êxito. Para as empresas que buscam brand awareness, o índice de sucesso é maior: 80% dizem conseguir ser lembradas pelas pessoas já no primeiro ano. Os dados são da pesquisa do Social Media Marketing Industry Report 2015, realizada pelo …

9 dados que mostram a força do vídeo online

Uma das grandes tendências de 2015 é o formato de vídeo online em content marketing. O High HQ reuniu num infográfico nove dados que reforçam essa ideia. Vídeo online responde por 50% de todo o tráfego da web. De cada três pessoas, duas assistem a pelo menos 75% de um vídeo na internet. 78% das pessoas assistem a pelo menos um vídeo …

Como é exatamente um content marketing B2B eficaz [nova pesquisa]

Chegou o momento do ano em que novamente publicamos os resultados de nossa pesquisa anual de content marketing. Ao longo dos últimos anos, já conversamos muito sobre eficácia. Mas este ano, enquanto a nossa equipe estava discutindo novas questões para a pesquisa, demos um passo para trás e nos perguntamos: quantas empresas nem sequer sabem o que é exatamente eficácia? A resposta pode (ou …

Pesquisa mostra quais empresas têm sucesso em content marketing — e por quê

Foi publicada na semana que passou a pesquisa do Content Marketing Institute 2016, o principal estudo sobre o tema no mundo, intitulado B2B Content Marketing 2016: Benchmarks, Budgets, and Trends – North America (o relatório está disponível para download). Listamos as conclusões em 11 tópicos, que você lê a seguir. O estudo se refere a empresas B2B de Estados Unidos e Canadá. A versão oficial …

Um case de content marketing nas lâminas de bandeja do McDonald’s

Você tem ótimo conteúdo nos canais populares de comunicação? Que bom! Acontece que  o seu concorrente também tem. O conteúdo hoje é commodity. Discussões sobre canais de comunicação andam repetitivas. É aquela mesmice: artigo no site, redes sociais, YouTube e outros canais básicos, que muitas vezes os gestores mal sabem explicar por que foram escolhidos. Os bons exemplos de content marketing não são necessariamente aqueles que …

Você já pensou nas vantagens de escrever um livro?

Se você estiver pensando em escrever um livro, vou dar um conselho: escreva. Sim, existem muitas formas de você ganhar autoridade, mas o livro é seguramente uma mais eficientes. Foi com essa realidade em mente que escolhi assistir à palestra intitulada “Por que um livro publicado é o motor de uma estratégia de content marketing?”, durante o Content Marketing World deste ano. O …

7 em cada 10 e-mails são abertos em dispositivos móveis

Quando você envia uma newsletter ou um e-mail marketing, 67,8% de seu público vai abrir a sua mensagem em um dispositivo móvel. Mais precisamente, serão 52,05% em smartphones e 15,73% em tablets, como mostra o gráfico abaixo. Os dados são de uma pesquisa conduzida pela Movable Ink e publicada pela Socialmouths. Outro indicador relevante diz respeito ao tempo de leitura. O …

Conteúdo inteligente: a próxima buzzword do marketing digital?

Lembro bem quando Cassio Politi falou comigo, nos primeiros meses da Tracto, sobre uma ideia apaixonante e capaz de fazer todo sentido. Na época, o mote da empresa era “conhecimento na prática” – que, no fundo, permaneceu implícito. “Precisamos mudar isso. É obrigatório estabelecermos nossa posição e se aprofundar nesse tema”, dizia. Foi quando a frase foi substituída pelo termo …

Como escrever uma boa frase? Siga o infográfico.

A escritora norte-americana Marcia Riefer Johnston resumiu, de forma objetiva e divertida, a resposta para uma questão recorrente: afinal, qual a melhor forma de escrever? Em linhas gerais, considere que cada frase precisa de um propósito, como apresentar, afirmar ou questionar algo, como ilustra o infográfico abaixo – traduzido livremente a partir da versão original. Leia também: Dez dicas para …

O que é conteúdo inteligente?

Uma das tendências do content marketing que será cada vez mais discutida é o conteúdo inteligente. Mas, afinal, o que é conteúdo inteligente? Ann Rockley, CEO do Rockley Group e consultora desse conceito para empresas da América do Norte, Europa e Ásia, o define da seguinte forma: “Conteúdo inteligente é um conteúdo estruturalmente rico, categorizado semanticamente e, portanto, automaticamente encontrável, reutilizável, …

Infográfico apresenta 29 métricas para content marketing. Mas como usá-las?

Desenvolver e apresentar métricas é uma das atividades mais angustiantes para profissionais de comunicação. É um desafio que exige duas habilidades: a primeira é essencialmente instrumental, envolve dados e ferramentas concentradas em planilhas, um “como medir”; a segunda diz respeito à estratégia, é o “por que medir”. Pawan Deshpande, fundador da Curata, sistematizou insights em relação a estas habilidades no …

Publicidade online: muito vista, mas pouco impactante

Publicidade online é uma boa opção para as marcas no Brasil? Aparentemente, sim. Afinal, os investimentos crescem ano após ano. Estima-se que em 2015 esse formato vá movimentar R$ 6,8 bilhões — crescimento de 4,54% em relação ao ano passado. Mas não se engane: esses números dizem respeito apenas à crença das empresas. Não indicam se as pessoas realmente são impactadas pela publicidade digital. Nesse …

Conheça esta análise das conversas sobre sorvetes em ambientes web brasileiros

Entre os meses de abril e junho de 2015, a hA! Inteligência e Comunicação Digital, em parceria com a SD Comunicação, realizou uma pesquisa sobre o tema #Sorvetes nos ambientes web. Informações curiosas que revelaram oportunidades de inovação para ações de comunicação e marketing. No período, foram identificadas mais de 700.000 imagens compartilhadas no Instagram, associadas à hashtag #Sorvete. Incrível …

Entenda o escândalo no Hubspot que levou à demissão de diretores

Você acompanhou o escândalo no Hubspot, maior site de automação de marketing do mundo? Tudo aconteceu em julho deste ano. Mike Volpe, CMO (Chief Marketing Officer) da empresa desde 2007, foi demitido por violar o código interno de ética. O vice-presidente Joe Chermov, vencedor do prêmio de profissional do ano pelo Content Marketing Institute em 2012, pediu demissão em seguida — antes …

Quais canais funcionam melhor para vendas?

Qual o melhor canal de comunicação para a geração de vendas e possíveis clientes? Essa foi uma das perguntas feitas por uma pesquisa realizada pela Smart Insights 2015 em parceria com a TFM&A. O resultado foi apresentado numa interessante matriz de distribuição de resultados apresentada abaixo. A matriz considera recursos pagos e gratuitos de táticas populares, como blog, Twitter, Facebook, Instagram, Google Adwords, …

Dez dicas para usar o Twitter ao vivo em um evento

Você vai assistir a um evento, palestra ou curso e quer atualizar o Twitter de lá? Então, dê uma olhada nesta lista de dez sugestões para atualizar seu Twitter ao vivo, que foi apresentada pelo Adweek. Listamos a seguir as dicas, com alguma edição de nossa parte. Use as hashtages adequadas. Normalmente, você poderá optar por uma tag oficial, não-oficial. Ou …

Órgãos públicos devem preparar seus dados para que fiquem abertos

Redes sociais se modificam, saem do ar, são substituídas por outras. Um exemplo de documento relativamente “antigo” é o Manual de Dados Abertos para Governos, disponibilizado pelo W3C em 2011, a partir de um texto produzido em 2010. Diz respeito a uma prática ainda pouco explorada, mas que ganhou força a partir da Lei de Acesso à Informação Pública. Tal prática …

Quais sentimentos têm mais chance de ganhar efeito viral?

A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, analisou artigos publicados pelo jornal New York Times que foram espontaneamente compartilhados por e-mail pelos seus leitores. O estudo foi intitulado What Makes Online Content Viral (O que faz o conteúdo online viralizar, em português). Dentre as conclusões, duas chamaram a nossa atenção. A primeira: artigos mais extensos tendem a ser mais compartilhados. …

Como criar personas? Este infográfico sugere.

A construção de personas é uma técnica capaz de embasar uma boa estratégia de conteúdo. Partindo dessa premissa, o site Überflip criou o infográfico Buyer Personas 101 – How to Build the Perfect Profile. Como o título em inglês sugere, a peça apresenta um passo a passo de como desenvolver uma buyer persona. Extraímos alguns tópicos do infográfico: 54% das empresas B2B dos Estados Unidos usam …

Órgão públicos também têm o dever de apresentar resultados

As instituições públicas em geral acreditam ter dificuldade para mensurar resultados. Entretanto, a maioria tem dificuldade para definir os objetivos da comunicação, como abordamos no tópico 2 deste e-book. Sem a definição dos objetivos é impossível mensurar resultados. Simplesmente porque não há o que ser mensurado. Uma vez definidos claramente os objetivos da comunicação, a primeira recomendação é criar meios …

Hollister: outra marca flagrada mentindo com storytelling

Storytelling é um conceito amplo. Contar histórias pode se referir à trama de um filme, a um comercial de TV, ao pai que conta histórias para o filho antes de dormir, ao enredo de uma música ou a qualquer outro ambiente que comporte uma narrativa. Uma das utilizações de storytelling diz respeito à missão da marca. É uma narrativa que …

Só 20% dos usuários de e-mail marketing analisam dados comportamentais

A maioria das ferramentas de disparo de e-mail em massa oferece a opção de segmentação baseada em histórico, como aberturas anteriores de mensagens ou cliques em determinado link no último disparo. No entanto, somente dois em cada dez profissionais de content marketing usam esses dados comportamentais para segmentar o público que receberá a mensagem. É isso que mostra a pesquisa Email Marketing Industry Census …

O que é o Periscope?

O Periscope é um aplicativo mobile de streaming de vídeo . Está disponível na Apple Store (iOS) e no Google Play (Android). Seu funcionamento é simples: qualquer usuário pode fazer uma transmissão de vídeo em tempo real a partir de seu dispositivo móvel. Outros usuários acessam aquela sessão e trocam mensagens, além de classificarem com hearts — equivalentes a curtidas — qualquer momento do …

Starbucks e os gifs animados

Falo bastante da importância de se prestar a atenção no conteúdo visual para contar as histórias da marca. Tem um post de um livro incrível, “The Power of Visual Storytelling” para quem quiser saber mais sobre isso. Agora trago um case que vi uns dias atrás no B9. Trata-se de uma série de GIFs que o Starbucks desenvolveu para promover os frapuccinos. …

Estabeleça condutas para colaboradores de todas as áreas do órgão público

A primeira coisa a se fazer antes de detalhar as observações dos manuais é diferenciar política de conduta. Políticas, como vimos, diz respeito a normas e regras estabelecidas internamente, tanto a quem deve conduzir as práticas internas da instituição quanto a forma de se relacionar com seus visitantes. Conduta, por outro lado, está ligada à postura de funcionários e colaboradores …

Metade das marcas brasileiras faz investimento financeiro em redes sociais

Metade das marcas brasileiras que têm atividade de comunicação online investe financeiramente em publicidade ou em promoção de conteúdo em redes sociais. De acordo com a pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015, 49% das empresas têm orçamento. Em 2013, eram 41%. O relatório do estudo, que ouviu 895 empresas, está disponível para download. O maior grupo é composto dos que dispõem …

Você sabia que a Marvel atua como agência de conteúdo?

Homem-Aranha, O Incrível Hulk, X-Men, Capitão América, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e muitos outros super-heróis são algumas criações que a Marvel Entertainment vem emplacando em histórias em quadrinhos, séries de TV, cinema e outras mídias desde os anos 30. E aproveita o sucesso de seus personagens para vendê-los como garotos-propaganda. Até aí, sem novidade. O que você provavelmente não sabia é que, …

5 formas de traduzir em KPIs os seus objetivos de content marketing

Como profissional de content marketing, simplesmente pesquisar, escrever, publicar e repetir não é suficiente. Você deve medir constantemente o impacto que o seu content marketing está tendo em sua empresa. Para garantir que o seu content marketing tenha o impacto que você quer que ele tenha, você deve ter a estratégia de content marketing correta. Infelizmente, não existe a fórmula mágica para identificar os indicadores-chave …

O site de um órgão público deve ser o agregador de conteúdo central

O site da instituição pública é o ponto de partida da comunicação de toda instituição. Faça links dele para as redes sociais. Por mais que a comunicação por meio de sites de relacionamento tenha eficiência no instante em que conteúdo são postados, pondere: já experimentou recuperar textos antigos em perfis do Twitter e do Facebook? Tenha em mente que sites institucionais …

Três em cada quatro empresas brasileiras geram relatório de resultado de comunicação

De cada quatro profissionais de comunicação, três apresentam ao gestor da marca — como gerente, diretor, CEO etc — os resultados em um relatório. Foi essa a conclusão a que chegou a pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015, que ouviu profissionais de 895 empresas. O relatório foi publicado pela Tracto no início de junho e está disponível para download gratuito. Metade das empresas apresenta …

Pense no relatório de métricas como um instrumento de comunicação, e não de estatística

Como foi o seu primeiro semestre de 2015? Pois bem, o meu foi com a cara enfiada em relatórios de comunicação. Não nos meus, mas nos de terceiros, como clientes e parceiros. Fizemos, inclusive, um ciclo de consultorias rápidas para desenvolver algumas buyer personas da Tracto, o que intensificou a rotina de análise de documentos que compilam os resultados de assessoria de imprensa, redes sociais, AdWords, eventos, YouTube, inbound …

Defina o papel de cada canal de distribuição de um órgão público

Produzir conteúdo de qualidade e adequado às necessidades da população é apenas uma etapa do trabalho de comunicação de todo órgão público. Se as informações não forem eficientemente distribuídas, boa parte do esforço terá sido em vão. Escolha os canais de distribuição capazes de alcançar o público e de conduzir a sua mensagem. Não adote uma plataforma simplesmente porque está na …

Dois efeitos de indicadores de content marketing: buzz e impacto

A boa mensuração de resultados de content  marketing divide os indicadores em dois grupos: aqueles que dizem respeito a fins (objetivos principais) e aqueles que dizem respeito a meios (operações relacionadas a conteúdo). Para lidar adequadamente com o segundo grupo, um artigo assinado por Dennis Pinsky no site da Forbes norte-americana apresenta bons insights. A ideia apresentada pela Forbes é analisar os indicadores em …

Um método simples de mensuração do ROI de content marketing

Se fizer uma busca online por “ROI de content marketing“, você chegará perto de 10 milhões de resultados. A maioria não oferece nada particularmente útil ou acionável para os profissionais de marketing típicos que tentam justificar seus gastos com content marketing para o CFO. Então, quando me deparei com o artigo de David Meerman Scott em basear ROI [sigla de retorno sobre o investimento, …

Mensagem para órgãos públicos: seja simples

Simplicidade remete, em princípio, ao layout de um website de um órgão público. Muitas vezes, não há envolvimento da equipe de comunicação com a arquitetura da informação ou usabilidade. Sem contar que, diante dos múltiplos tamanhos de telas possíveis, esta questão é cada vez mais irrelevante. Sendo assim, vamos pensar na simplicidade do texto. Para isso, contamos com Bruno Rodrigues, …

Por que tanto ódio pelos formadores digitais de opinião?

Ocasionalmente, um pensamento amadurece dentro de mim por algum tempo antes de eu finalmente agir sobre ele. Hoje é um dia desses. Formação de opinião na era digital Tenho notado uma tendência online estranha desde o ano passado especificamente na esfera digital (social, conteúdo, tecnologia etc.). Eis a tendência: As pessoas odeiam formadores de opinião. E quem são os tais formadores de opinião (neste …

Citrus Lane, um caso de sucesso no Pinterest

Quando tenho um tempinho, gosto de ler sobre as empresas que as redes sociais descrevem como cases de sucesso. Dias atrás, fazendo análise de Pinterest de um cliente, cheguei ao case da Citrus Lane. Trata-se de uma empresa americana cuja proposta é ajudar os pais com os produtos para os filhos. Eles fazem uma assinatura e recebem mensalmente caixas com brinquedos, …

Pense na instituição pública como uma empresa de mídia

Release é um tipo de material específico para jornalistas. Ele abastece de informação as redações ou sugere pautas a eles. Não publique releases em ambientes que sejam voltados para o público final. Em vez disso, publique informações úteis, que satisfaçam uma ou mais necessidades da população. O mesmo princípio vale para a agenda do gestor ou do governante. Ao público, …

Apple: para fazer barulho nas redes sociais, não é preciso estar nelas

Consultores de comunicação digital costumam pregar que toda empresa deve manter perfis ativos em redes sociais. No entanto,  o consultor americano Mark Bonchek tem uma visão um tanto diferente. Segundo ele, o desafio das marcas não é influenciar as pessoas nas redes sociais, mas o diálogo entre elas, como mostra o gráfico abaixo. Para tanto, a empresa não precisa necessariamente ter perfis em …

Blogilates: uma marca que se fez milionária com o content marketing

A instrutora de pilates Cassey Ho queria fazer uma série de vídeos com dicas de exercícios para seus alunos, acabou criando uma marca milionária, a Blogilates. Os vídeos fizeram tanto sucesso e alcançaram uma audiência interessada em pilates e bem-estar bastante interessada no assunto e no figurino da instrutura, que desenvolveu uma linha de moda fitness e criou um pilates para …

Estabelecer políticas, atribuições e processos é ainda mais importante em órgãos públicos

Não é muito difícil imaginar que, dependendo da esfera, já existem leis e decretos estabelecendo diretrizes para a comunicação digital em órgãos públicos. A Norma Complementar nº 15, publicada no Diário Oficial em 11 de junho de 2012, estabelece o uso seguro das redes sociais na administração pública federal. Estipula critérios, limitações e responsabilidades, definindo funções e atribuindo a cada …

As redes sociais nas empresas brasileiras em 2015

O podcast Content Marketing Brasil desta semana aborda como tema central a pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015. O relatório do estudo, que está disponível para download gratuito, apresenta as seguintes conclusões: A percepção de importância do Facebook permeia todos os perfis de empresa. LinkedIn tem relevância especial nas empresas B2B; Instagram, nas B2C; e Twitter, nos órgãos públicos. Em …

Você está disposto a dialogar? Conheça a Plataforma Brasil.

Qualquer indivíduo ou organização que pretende construir seu perfil online usando redes sociais tem a oportunidade de criar e estreitar laços com seus públicos – ou ao menos esta deveria ser uma boa razão. Mesmo para quem já identificou isso, nem todos estão predispostos a conversar. Traduzindo: a maioria se interessa em “falar”; nem todas querem “ouvir”. O desafio, que …

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