As pessoas se importam cada vez menos com marcas. Esta afirmação não é força de expressão, mas o resultado da edição de 2019 da pesquisa “Meaningful Brands”. O estudo é realizado pela agência multinacional francesa Havas, especializada em relações públicas e publicidade.
Em âmbito global, o percentual de marcas com as quais os consumidores não se importam é de 77%. Ou seja, grosso modo, de cada dez marcas, apenas duas fariam falta para o consumidor caso sumissem do mapa.
Esse percentual é o maior registrado na história da pesquisa, que teve sua primeira edição publicada dez anos atrás. Na edição de 2017, o resultado para a mesma questão foi de 74%. Houve, portanto, aumento de 3 pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 350 mil consumidores de 31 países. Foram citadas mais de 1.800 marcas. O relatório foi inicialmente distribuído apenas para profissionais de marketing americanos, mas fragmentos dele foram publicados pelo Media Post.
Os pesquisadores perguntaram aos consumidores, ainda, quantas marcas eles julgam ser “significativas”. O resultado, de 42%, é dois pontos percentuais maior do que o coletado em 2017.
A comunicação está em uma fase de mudanças. Ao mesmo tempo em que a mídia de massa perde eficiência, cresce o volume de marcas sendo vistas. Hoje, uma pessoa vê 5 mil marcas por dia. Em 1984, eram 2 mil.
Em parte, isso explica por que muitas empresas optam por programas de content marketing como forma de formar seus próprios públicos e depender menos da compra de mídia. Elas buscam significar algo para as pessoas em vez de bombardeá-las com mensagens comerciais.
Takeaways
De cada 100 marcas, 77 não fariam falta se deixassem de existir. É o que mostra o relatório de pesquisa de uma agência multinacional, que ouviu 350 mil consumidores de 31 países. Os dados reforçam a ideia de que formar público fiel, e significar algo para as pessoas, funciona melhor do que bombardeá-las com publicidade.
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Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.