As 10 habilidades mais exigidas em content marketing

A agência americana de conteúdo Fractl fez um estudo interessante. No início de 2019, sua equipe pesquisou 1.400 anúncios de vagas para content marketing na plataforma de empregos Indeed.com. E observou as habilidades mais exigidas para quem busca uma oportunidade nessa área.

O relatório indica que as dez habilidades específicas mais requeridas pelos empregadores são:

  1. Mídias sociais;
  2. Produção de conteúdo;
  3. SEO;
  4. Email marketing;
  5. Estratégia de conteúdo;
  6. Gerenciamento de projeto;
  7. Design;
  8. Uso de apps e ferramentas;
  9. Redação;
  10. Relações Públicas.

O gráfico abaixo, em inglês, mostra a lista completa.

habilidades em content marketing

As habilidades exigidas variam conforme o grau de experiência da vaga ofertada.

  • Para estagiários, as habilidades mais exigidas são, pela ordem, mídias sociais, uso de apps ou ferramentas, produção de conteúdo, email marketing e marketing de influência.
  • Para profissionais de nível júnior ou intermediário são: mídias sociais, produção de conteúdo, email marketing, uso de apps ou ferramentas e design.
  • E para nível sênior são: mídias sociais, produção de conteúdo, estratégia de conteúdo, gerenciamento de projeto e email marketing.

Foram pesquisadas, ainda, as habilidades complementares. São os chamados “soft skills”, termo também usado muitas vezes em português. No geral, as dez habilidades complementares de content maketing mais requeridas são:

  1. Organização / planejamento;
  2. Relacionamento interpessoal;
  3. Trabalho duro;
  4. Orientação para o crescimento;
  5. Atenção a detalhes;
  6. Multidisciplinaridade;
  7. Liderança de pensamento (formação de opinião);
  8. Orientação a dados;
  9. Capacidade de gerenciamento;
  10. Gestão de equipe.
habilidades em content marketing

Takeaways

As habilidades exigidas para um time de content marketing estão relacionadas a produção e distribuição de conteúdo em todos os níveis — como redes sociais, produção de conteúdo e SEO. Mas têm relação direta com estratégia e gerenciamento quando se trata de profissionais mais experientes.

Ouça este post

Você pode ouvir o conteúdo deste post no episódio #136 do podcast Takeaways.

Ouça o Takeaways também no Spotify, iTunes e Stitcher.∞

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.