E-A-T é um fator introduzido em 2014 aos algoritmos do Google que tem como objetivo avaliar e valorizar três elementos de páginas que começam com as iniciais da sigla: “Expertise”, “Authoritativeness” (autoridade) e “Trustworthiness” (confiança). Ele é um elemento fundamental de SEO. Tem, portanto, peso decisivo em ranqueamento orgânico — ou seja, de sites que não pagam para aparecer nas buscas do Google.
Para entender o E-A-T, primeiro é preciso considerar que conteúdo de qualidade está no topo da lista dos fatores de ranqueamento em motores de busca, como o Google. O documento “Google Search Quality Rater Guidelines”, que reúne diretrizes úteis para profissionais de SEO, é bem claro:
“A qualidade do conteúdo principal é um dos critérios mais importantes na classificação da qualidade da página e informa o E-A-T da página. Para todos os tipos de páginas da web, a criação de conteúdo principal de alta qualidade requer uma quantidade significativa de pelo menos um dos seguintes itens: tempo, esforço, experiência e talento (ou habilidade). Para artigos de notícias e páginas de informações, o conteúdo de alta qualidade deve ser factualmente preciso para o tópico e deve ser apoiado por consenso de especialistas.”
Embora o E-A-T tenha sido criado em 2014, ele só recebeu real ênfase nas “Search Quality Guidelines” (diretrizes de qualidade da pesquisa) no final de 2018. Foi quando o Google passou a valorizar os três elementos do tripé, dando recomendações específicas acerca de cada um deles.
- Expertise: Você precisa ser um especialista em sua área. Ou seja, em seu site, você precisa demonstrar a habilidade de criar o melhor conteúdo dentro do tópico que se propõe a abordar. É claro que o grau de especialidade varia de site para site. Por exemplo, um site de humor não precisa demonstrar a mesma expertise de um site de área médica, financeira ou jurídica. A boa notícia é que qualquer site pode demonstrar ser um expert se o seu conteúdo for verdadeiro e útil para seus leitores.
- Autoridade: Você precisa demonstrar que o autor do conteúdo publicado em seu site é uma autoridade no assunto. Você pode fazer isso tendo posts assinados por pessoas que têm um histórico favorável. Por exemplo, um post sobre aquecimento global terá vantagem se for assinado por alguém que já escreveu outros posts (ou livro) sobre o assunto e que frequentemente aparece em redes sociais falando sobre meio ambiente. Ou que dê outros sinais de conexão com o tópico.
- Confiabilidade: O seu site precisa ser e parecer confiável para o usuário. Por exemplo, ele precisa ter um certificado de segurança SSL que garanta ao usuário que, ao entrar na sua página, ele esteja fazendo uma conexão segura (abordaremos isso em outro tópico específico deste ebook mais adiante). Deve haver também informações claras sobre quem a empresa é, onde fica fisicamente. A presença de iscas de conteúdo, links para SPAM ou sites de baixa reputação pode ser prejudicial.
Esta explicação é parte do ebook “SEO: Quais critérios do Google realmente importam?”, que lançamos em setembro de 2019 e que pode ser baixado gratuitamente. São 27 páginas com um bom grau de profundidade para profissionais que trabalham com content marketing.
Depois de entender o E-A-T, tente pensar com a cabeça dos administradores do Google. O que exatamente eles querem proporcionar a um usuário sempre que este faz uma pesquisa?
Bem, o Google é uma máquina altamente sofisticada, munida de inteligência artificial de última geração. Seu objetivo principal é mostrar aos usuários o conteúdo que melhor responde à sua consulta de pesquisa. Você pode pensar em cada consulta de pesquisa como uma pergunta e em cada listagem dos resultados orgânicos (ou seja, aqueles que não são anúncios) como a resposta.
Quando uma pessoa procura alguma coisa, o Google deseja mostrar a melhor resposta como sendo a número 1, a segunda melhor resposta como sendo a número 2 e assim por diante.
Ainda sobre E-A-T, há sete recomendações adicionais no “Search Quality Guidelines” que reforçam expertise, autoridade e confiabilidade dos sites. Elas foram extraídas do livro “SEO 2019”, cujo resumo traduzido também está disponível para download gratuito. São elas:
- Apresente o nome verdadeiro da empresa e a informação de contato na página “quem somos”. Se essa informação não estiver presente, por que o Google deveria confiar no seu site?;
- Não coloque links excessivos e que não sejam naturais na barra lateral e no rodapé. Isso dá a impressão de que você quer usá-los como iscas;
- Não monetize excessivamente seu conteúdo. Isso é uma característica de quem faz spam;
- Liste editores e colaboradores, inserindo seus nomes verdadeiros abaixo dos artigos em vez de pseudônimos e nomes genéricos;
- Informe as fontes de pesquisa. Ao publicar artigos, cite fontes e faça links para elas no texto — ou mesmo numa lista ao final do post;
- Em páginas comerciais transacionais, deixe claras as políticas de reembolso, informações, termos e condições para que o usuário se sinta seguro;
- Se sua página oferece informação financeira, o nível de qualidade e confiança deve ser ainda maior, pois elas têm peso ainda mais importante na visão do Google.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Takeaways
E-A-T é a sigla formada por três elementos fundamentais na forma como o Google avalia um site para efeito de ranqueamento orgânico: expertise, autoridade e confiabilidade. O conceito existe desde 2014, mas passou a ter real peso em SEO no final de 2018. Em linhas gerais, um site precisa dar motivos para que as pessoas confiem nele — e o Google é capaz de captar esses sinais.∞