Não existe uma só forma de redigir para conteúdo educativo, mas é seguro afirmar que a técnica das três perguntas, quando aplicada, funciona bem. É uma técnica simples que desenvolvi para estruturar textos. Ela consiste em organizar um artigo ou post respondendo a estas perguntas em sequência:
- O quê?
- Por quê?
- E daí?
Quando vale a pena usar? Quando for preciso ser didático. E por que usar? Porque ajuda o leitor a acompanhar o texto seguindo um raciocínio linear.
A técnica tem, sim, um pouco a ver com o Golden Circle (ou Círculo de Ouro), de Simon Sinek. Mas a aplicação é um pouco diferente. Enquanto Sinek prega que as empresas devam existir a partir de um porquê, esta técnica das três perguntas consiste em simplesmente estruturar um texto para fins de content marketing. É, portanto, uma ideia bem menos ambiciosa.
Em termos práticos, funciona assim: primeiro você apresenta uma afirmação (“o quê?”). Em seguida, acrescenta um pouco de profundidade (“por quê?”). Por fim, entra com a parte prática (“e daí?”, que equivale ao “como?”).
Vejamos primeiro um exemplo hipotético.
Suponha que você vá redigir um post que explique que WordPress é uma excelente ferramenta de construção de sites. A estrutura do post seria algo assim:
- O quê? A opção de usar WordPress deve ser considerada por toda empresa na hora de fazer um site. Não se trata mais de uma plataforma amadora de blogs. Basta observar que grandes empresas, como CNN, National Geographic e Mashable o utilizam.
- Por quê? Por ser uma solução de código aberto, o WordPress tem custo baixo — ou zero. Por isso, 27,5% dos sites existentes na web são feitos com WordPress.
- E daí? Se você decidir adotar WordPress, terá três opções: instalá-lo por conta própria seguindo os passos recomendados no tutorial do próprio WordPress, contratar uma agência especializada ou contratar um freelancer.
Agora vejamos um exemplo real.
Escrevi um post educativo para o Influency.me explicando o que é marketing de influência.
O texto foi estruturado seguindo a técnica das três perguntas.
Primeiro, veio o conceito: o que é marketing de influência, quais as formas de praticar, qual a diferença de mídia paga e conquistada e alguns exemplos (“o quê?”). Depois, as razões pelas quais o marketing de influência é importante hoje no Brasil (“por quê?”). Por fim, como praticar (“e daí?”).
Quando praticar a técnica das três perguntas, você vai notar algo interessante. Em alguns textos, o “o quê?” ocupa um espaço maior. Em outros, é o “por quê?” ou o “e daí?” que demanda mais parágrafos. Tudo depende do tema abordado.
Em tempo: se você analisar com cuidado, a técnica foi empregada neste post, como não poderia deixar de ser.
Takeaways
A técnica das três perguntas é uma simples forma de estrutura do texto que serve como opção para posts e artigos de conteúdo educativo. Consiste em responder a três perguntas ao longo do texto: “o quê?”, “por quê?” e “e daí?”.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.
Este artigo foi originalmente publicado em 20 de março de 2018 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.