O Google já afirmou publicamente que a velocidade do site conta para ranqueamento orgânico. Isso significa que sites que carregam rapidamente têm vantagem em relação a seus concorrentes no que diz respeito a SEO.
Tanto que o próprio Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para testar a velocidade. É o Test My Site, que faz um diagnóstico e oferece um relatório com prioridade para a versão mobile.
A velocidade é toda baseada em conexões para celulares, uma vez que a navegação majoritária já é uma realidade. O diagnóstico é bastante objetivo. Pode ser de aprovação, como este:
Ou de reprovação, como este:
Caso seu site seja reprovado no teste, é recomendável conversar com a equipe (ou empresa) que atende você.
O livro SEO 2019, cujo resumo traduzido você pode baixar aqui, faz algumas sugestões do ponto de vista técnico. Adam Clarke, o autor, orienta que você hospede seu site em um servidor na mesma cidade onde a maioria de seus consumidores reside, se isso for possível.
Se não for possível, você pode usar um CDN (content delivery network), que espalha a hospedagem por sites em todo o mundo. Serviços como Amazon CloudFront, Max-CDN e CloudFare fazem isso. Utilize plugins que fazem cache das páginas, pois eles aceleram o carregamento. Há muitos deles disponíveis para WordPress.
Pode haver problemas, ainda, relacionados a conteúdo, como peso dos arquivos — como imagens — carregadas no site. Ou mesmo à escolha do template instalado em caso de WordPress.
Takeaways
Velocidade de carregamento do site é um dos fatores técnicos que contam para SEO. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para aferição do tempo que uma página leva para carregar.
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.
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Você pode ouvir o conteúdo deste post no episódio #137 do podcast Takeaways.