Pode soar contraditório, mas o termo “palavra-chave” diz respeito quase sempre a mais de uma palavra — ou mesmo a uma frase — e não a uma simples palavra. O livro SEO 2019, cujo resumo traduzido você pode baixar aqui, define palavra-chave como “qualquer palavra ou frase para a qual você gostaria de ranquear o seu site nos resultados do Google”. E lista cinco diferentes tipos de palavras-chave para SEO:
- Palavras-chave de cabeçalho: são aquelas com uma ou duas palavras. Exemplo: “cinema clássico”;
- Palavras-chave de cauda longa: são aquelas com três ou mais palavras — ou com formação de frases. Exemplo: “cinema clássico de Akira Kurosawa”;
- Palavras-chave de navegação: são usadas para marcas ou sites. Exemplos: “Facebook”, “YouTube” ou “Gmail”;
- Palavras-chave de informação: são usadas para a descoberta de um tema específico. Exemplos: “como fazer algo” ou “quais as melhores opções para algo”;
- Palavras-chave transacionais: são aquelas que os consumidores digitam no Google quando querem comprar algo. Exemplo: “comprar casacos online”.
De acordo com o livro, de autoria de Adam Clarke, pesquisar palavras-chave que serão priorizadas em seu site é importante porque, se escolher errado, você terá perdido muito tempo e energia para não receber tráfego.
Existem algumas maneiras de encontrar as keywords — nome original, em inglês — ideais. Uma delas é fazer um brainstorming com sua equipe. Outra forma é roubar as usadas pelo concorrente. Para obter essa lista, use a ferramenta Keyword Density Checker (gratuita), que faz o levantamento de palavras usadas por qualquer site. Uma terceira opção é o Ahrefs Organic Keywords (paga), que estima quais palavras-chave mais enviam tráfego para qualquer site.
Uma vez que a lista de possíveis palavras-chave esteja definida, caberá escolher aquelas que renderão mais tráfego para o site. A própria ferramenta de anúncios do Google, chamada de Keyword Planner, serve para essa finalidade. No entanto, funcionará melhor para empresas que já gastam uma certa quantia em anúncios no Google. Para empresas com verbas menores, há alternativas como KWFinder, AHrefs e Moz (pagas).
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Você pode ouvir o conteúdo deste post no episódio #135 do podcast Takeaways.
Takeaways
Pode parecer contraditório, mas palavra-chave normalmente diz respeito a uma frase. Segundo o livro SEO 2019, existem cinco tipos: palavras-chave de cabeçalho, cauda longa, navegação, informação e transacionais.