Um dos podcasts de notícias mais ouvidos de 2019 é o Café da Manhã, iniciativa do Spotify com a Folha de São Paulo. O que há de diferente nesse podcast, além de ser diário, com notícias quentes, é o fato de ser veiculado apenas no Spotify. Você não o encontra no Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Deezer nem em nenhum outro agregador.
Em janeiro de 2020, o Spotify anunciou o lançamento de mais três podcasts exclusivos:
Os dois primeiros são produções próprias enquanto o É Nóia Minha, de autoria da podcaster Camila Fremder, já existia — com sucesso.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Por que o Spotify teve essa ideia?
A lógica do Spotify é muito parecida com a lógica que a Netflix adota ao criar seus próprios programas. Por que ser apenas a plataforma de streaming se pode ganhar dinheiro também como produtora de conteúdo?
A estratégia do Netflix não se restringe ao Brasil. Um site australiano chamado Mumbrella publicou o post abaixo no dia 27 de fevereiro contando que o Spotify criou podcasts originais também na Austrália. É, portanto, uma empresa global com uma estratégia global.
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O mesmo conteúdo deste post foi gravado em vídeo no Canal do Podcast no YouTube.
Takeaways
O Spotify lançou em janeiro de 2020 três novos podcasts que só podem ser ouvidos em sua plataforma. A iniciativa faz parte de uma estratégia global da empresa de ter conteúdos exclusivos. É algo parecido com o que faz a Netflix.∞