O site americano Famemass reuniu em um infográfico uma série de dados relevantes sobre o uso de redes sociais em 2019. Extraímos dele alguns insights curiosos, que apresentamos nos gráficos abaixo.
Em média, as pessoas passam 2h23 por dia nas redes sociais. Essa dedicação vem crescendo ano a ano. Em 2012, a média diária era bem inferior: 1h30.
Embora o Facebook esteja em aparente declínio no gosto das pessoas, ele ainda é a rede social que consome mais tempo globalmente. O Twitter, por sua vez, está quase esquecido.
As pessoas dizem que usam as redes sociais para se manter atualizadas sobre eventos e notícias.
A América Latina é a região onde as pessoas gastam mais tempo nas plataformas sociais. É impossível não observar que em duas regiões muito desenvolvidas — Europa e Estados Unidos — as pessoas gastam menos tempo nas redes sociais.
O Brasil é o segundo país no ranking global, atrás somente das Filipinas. Em média, os brasileiros passam 3h45 por dia usando redes sociais.
Novamente, uma observação: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) desses cinco países não é grande coisa. As Filipinas ocupam a 113ª posição no ranking mundial de 2018. O Brasil ocupa o 79º, a Colômbia o 90º e a Nigéria, o 157º lugar. Os argentinos têm a melhor situação, com a 47ª posição.
Takeaways
O consumo de redes sociais no mundo inteiro vem crescendo a cada ano, alcançando a média global de 2h23 por dia. No Brasil, usamos muito mais do que isso: 3h45, o que nos coloca no segundo lugar do ranking mundial. Há uma aparente correlação entre tempo médio elevado de uso das redes sociais e baixo IDH dos países onde elas são registradas.