Qualquer conteúdo era “bom” há uma década.
Mas hoje, “bom” não é mais suficientemente bom.
Não quando mais de 4 milhões de postagens em blogs são publicadas todos os dias. Não quando o Google rouba ativamente espaço SERP para seus próprios fins. E não quando a Moz and BuzzSumo descobriram que “75% das postagens em blogs recebem menos de 10 compartilhamentos e zero links”.
Isso significa que você precisa de qualidade e quantidade para competir atualmente.
Felizmente, essa não é uma tarefa impossível se você puder usar recursos visuais que ajudarão aumentar o seu volume de conteúdo. Você pode readaptar imagens de alta qualidade, infográficos e muito mais para duplicar ou triplicar seu conteúdo, tudo sem investir substancialmente mais na criação.
Aqui indicamos por onde você pode começar.
Adapte o conteúdo existente como recursos visuais (e depois multiplique)
O ponto mais fácil para começar é com o conteúdo que você já possui, ou seja, reaproveitando o conteúdo.
Não há motivo para você realmente criar algo “novo” aumentar a dimensão do conteúdo. Tudo o que você precisa fazer é repensar como está usando todos os ativos existentes que você já produziu e que estão acumulando poeira digital nos arquivos do seu blog.
Por exemplo, algumas postagens em uma série relacionada podem ser facilmente transformadas em:
- Livros eletrônicos ou “white papers” para geração de leads.
- Infográficos para compartilhamento social.
- Slideshares ou apresentações de webinars.
Qual é o tema recorrente que conecta todas essas coisas? Isso mesmo: os recursos visuais.
Realizamos uma pesquisa e descobrimos que 40,2% dos profissionais de marketing concordam que os infográficos geram o maior nível de engajamento.
E a melhor parte? Eles são incrivelmente fáceis de criar.
Reaproveite um artigo do seu blog para criar um infográfico
Tudo o que você precisa fazer é usar um conteúdo existente e reproduzir a mesma narrativa com estatísticas ou fatos.
Em outras palavras, você literalmente retira boa parte do texto preexistente e junta apenas as afirmações essenciais em um briefing para um designer.
Transforme um recurso visual em muitos
O próximo passo é literalmente multiplicar um recurso visual.
Por exemplo, um infográfico pode ser dividido em seções separadas. Essas seções podem ser dispostas horizontalmente nos novos slides de um webinar. E esses slides individuais podem ser extraídos e transformados em ativos criativos que promovem o webinar.
Nossos estudos mostraram que, embora as fotos de banco de imagens ainda liderem as escolhas da maioria dos profissionais de marketing, os gráficos e recursos visuais ou dados originais estão chegando perto.
Basicamente, estamos falando da mesma coisa neste caso. Gráficos e visualização de dados são, por definição, recursos gráficos originais. Um não pode existir sem o outro. O que significa que quase não há limite ao adaptar um para o outro.
Facilite a promoção do seu conteúdo com recursos visuais
O content marketing está mais competitivo do que nunca. Bem mais da metade das empresas no Brasil investiu em content marketing em 2019, aproximadamente, 72%.
Isso significa que mais investimento não é necessário apenas em termos de criação, mas também em termos de promoção.
É mais difícil (e mais caro) divulgar o seu conteúdo mais recente e realmente levar as pessoas a se importarem.
Adicionar elementos visuais ao conteúdo que você já possui pode ajudar a reduzir a necessidade de criar coisas novas constantemente. Além disso, ajuda as pessoas a consumir, compartilhar e, eventualmente, promover o seu conteúdo por você.
Por exemplo, digamos que você crie um recurso pormenorizado que é um guia definitivo sobre um determinado assunto. Essa é a abordagem que adotamos em nosso guia completo sobre como aumentar o tráfego do seu blog.
O problema é que, com mais de dez mil palavras, ele é tão longo que alguns leitores acabam dormindo no processo. Especialmente quando você considera que gritantes 43% dos leitores leem rapidamente as postagens dos blogs.
Seu texto pode ser lindo. No entanto, sem recursos visuais para ajudar a ilustrar pontos e conseguir que os leitores parem, você não apenas limitará o consumo potencial no “front-end”, mas também a promoção no “back-end”.
Os recursos visuais são uma maneira rápida e barata de aumentar instantaneamente o valor percebido de seu conteúdo. Não faltam sites procurando conteúdo incrível que as pessoas realmente queiram consumir.
Conclusão
O content marketing nunca foi tão difícil.
Há mais conteúdo sendo criado e menos conteúdo realmente chegando aos leitores desejados.
O truque não é necessariamente criar mais conteúdo do zero. Na verdade, muitas vezes é melhor aproveitar ao máximo o conteúdo que você já possui.
Você pode fazer isso adicionando recursos visuais e ilustrando os pontos que já estão presentes, escondidos entre parágrafos densos de texto simples.
Em seguida, basta pegar um recurso visual e transformá-lo em vários recursos visuais para chegar a quase todos os canais que você está presente.
Por último, mas não menos importante, os recursos visuais não apenas tornam o conteúdo “mais bonito”. Eles ajudam os leitores a consumir o que você escreveu, enquanto tornam o conteúdo mais compartilhável e facilitam a obtenção de links.
Apesar de o content marketing ser mais difícil hoje, isso não significa que você precise trabalhar mais – apenas de maneira mais inteligente, permitindo que os recursos visuais cuidem a parte mais complicada.
Autoria do guest post
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