Uma pesquisa realizada com cerca de 13 mil pessoas em sete países mostrou que o Facebook deixou de ser importante. O Audience Project vem realizando o estudo “App & Social Media Usage” há dois anos. Os dados da edição de 2019 foram divulgados no início de outubro.
Um dos insights é taxativo: o aplicativo de celular da maior rede social do mundo perdeu relevância nos sete países ou regiões de origem dos respondentes — Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia.
O gráfico abaixo mostra o número de pessoas que disseram que o Facebook é um dos seus três aplicativos “mais indispensáveis”.
O relatório da pesquisa conclui que o Facebook Messenger está perdendo terreno para o WhatsApp enquanto as funcionalidades de redes sociais estão dando espaço para Instagram. Do ponto de vista comercial, não há motivo para desespero para o grupo empresarial de Mark Zuckerberg. Afinal, ambos os substitutos — WhatsApp e Instagram — pertencem ao próprio Facebook.
Embora o Brasil não faça parte do estudo, a percepção é de, por aqui, o Facebook também cai em popularidade enquanto Instagram e WhatsApp estão em alta.
Takeaway
Um estudo mostra que o Facebook não figura mais entre os apps preferidos das pessoas de Estados Unidos e seis países europeus. Ele vai perdendo espaço para WhatsApp e Instagram.