O Instagram tem um crescimento exponencial e hoje conta com 1 milhão de usuários ativos aqui, no Brasil. Uma pesquisa feita pela empresa de análise e desempenho de marketing digital, a Socialbeakers, confirma que, apesar de ter menos usuários, ultrapassa o Facebook quando se trata de engajamento do público e posicionamento de marca: “Como resultado, vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram”, explica Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers.
E, então, nos deparamos com um novo desafio: criar conteúdo que converse com o público do Instagram. Devemos levar em consideração que vivemos na era da informação, e nossos jovens buscam se informar de forma rápida e coesa.
Neste momento, não cabe a criação de um conteúdo revolucionário, que irá marcar a vida dos instagrammers. Deixamos isso para os grandes publicitários e suas campanhas de storytelling.
Vamos focar na informação e no resultado.
Se você já tem sua marca no mercado, agora é hora de alcançar seu público-alvo.
Para conseguir alcance, é necessário engajamento
Basicamente, para ter um bom alcance e resultado com o Instagram, você precisa ter engajamento. O engajamento conta com as interações que os seguidores fazem no seu perfil. Aí tudo conta, como:
- Curtidas;
- Comentários;
- Salvar seu post (ver imagem abaixo);
- Mensagens por direct;
- Interações de Stories (aqueles adesivos de stories como “Faça uma pergunta” ou de pesquisa).
Deixar um like ainda ajuda no engajamento
O Instagram tirou a visualização de quantos likes uma foto tem. Isso pode ter um impacto visual grande porque dá a impressão de que aquele famoso não teve nenhuma curtida na foto. Mas é apenas um impressão.
As curtidas ainda levam sua foto para os posts de sugestão, como se fossem os famosos Trending Topics do Twitter.
As mais curtidas sempre terão maior destaque quando você for buscar novos perfis para seguir.
Com os likes de lado, agora os influencers apostaram nos comentários.
“Comenta aqui o que achou da foto, comenta aqui o que está fazendo, marca aqui um amigo para ver”, é a forma de manter um engajamento e a presença dos seguidores no seu perfil.
Compartilhar e salvar um post
Após salvar um post, ele ficará armazenado para você acessar sempre que quiser.
Uma das maneiras de incentivar comentários é através de enquetes na imagem do post do feed. Assim, os seguidores tendem a responder nos comentários! Esta é a estratégia usada pelo perfil Legião dos Heróis, com mais de 1 milhão de seguidores.
A importância da diversidade de conteúdo
Essas interações são importantes para gerar engajamento e alcance, porém fica cansativo e superficial um perfil apenas com brincadeirinhas e interações. Como todo content marketing, no Instagram é importante a diversificação de conteúdos.
Alguns vão conseguir mais visualizações, outros mais comentários, likes e assim por diante.
Veja abaixo que ainda no exemplo perfil Legião dos Heróis, a cada sete posts, um é de vídeo e outro é uma enquete. Não deixando a audiência cansada de “um samba de uma nota só”, como também conseguindo bons números em todas as métricas do Instagram.
As hashtags te levam mais longe
Quando você faz uma busca no Instagram, por exemplo: “marketing digital”, automaticamente serão filtrados posts apenas com a hashtag #marketingdigital.
Então, se o seu negócio tem um seguimento, use a abuse das hashtags (5 a 10 são mais que suficiente).
Utilize sua profissão, cidade onde atua e especialização para ser encontrado no Instagram.
Por exemplo, quem busca um Design de interiores em São Paulo, vai encontrar os posts com as seguintes hashtags: #designdeinterior #designsaopaulo #designdeinteriosp.
O segredo: estar sempre atualizado sobre as tendências do Instagram
Apresentamos aqui várias possibilidades de ter uma estratégia de conteúdo que gere mais alcance através de engajamento. O importante no Instagram é sempre ficar por dentro do que a plataforma está valorizando dos perfis. Por exemplo, o recurso de salvar post e publicar vídeos é considerado algo recente.
Então, acompanhe blogs de marketing digital e veja o que os grandes influencers estão fazendo de diferente para gerar mais alcance.
Sobre o autor: Diego Monteiro criou a metodologia de marketing para o Instagram da MarketingNinjas.App e trabalha há mais de dez anos com marketing digital palestrando em eventos por todo país. Também é autor do livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais”, lançado em 2009.