Qualquer pessoa que usa o Google já encontra podcasts nos resultados das buscas. Já existe um ponto de encontro entre podcasts e SEO. Se no Google você digitar “podcast coronavirus”, o resultado da busca vai trazer uma sessão de podcasts em meio a outros resultados de notícias e textos. Vão aparecer podcasts nacionais e estrangeiros, como mostra a imagem abaixo.

A pergunta-chave é como preparar o seu podcast para ranquear no Google?
São basicamente cinco pilares.
#1 Relevância
Tenha o conteúdo mais relevante do mundo. O livro “SEO 2020”, de Adam Clarke, bate muito nessa tecla. O Google tem inteligência artificial suficiente para entender o que é conteúdo de qualidade.
E é isso que o Google busca: a melhor resposta para uma pergunta que o usuário fez. Seja você o autor dessa resposta no seu podcast.
Os três próximos pilares são do Search Engine Journal, um dos melhores sites de SEO do mundo.
#2 Tema quente
Você conhece o seu público, certo? Então, responda às perguntas que ele faz.
Por exemplo, a Rede Caracol, um grupo de mídia muito forte da Colômbia, criou um podcast muito bem editado para responder a perguntas sobre o coronavírus. O podcast se chama ABC del Coronavirus.
A maioria desses episódios da Caracol foi criado com base em perguntas que os ouvintes enviaram para o Instagram da emissora.
#3 Transcrição
O Google já tem tecnologia, sim, para transcrever automaticamente o áudio. E aí pode indexar esse texto transcrito sempre que um usuário faz uma busca. Mas tudo indica que o Google usa também a descrição do podcast, mais ou menos como acontece no YouTube. Portanto, faça sempre uma boa descrição do seu podcast. Ou, de preferência, transcreva seu podcast.
#4 Temas específicos
Em vez de fazer um podcast respondendo a perguntas amplas, faça vários episódios respondendo a perguntas específicas. O próprio podcast da Caracol faz isso.
#5 Título do podcast
O título é muito importante para efeito de ranqueamento. É o que diz outro site especializado em SEO, o Search Engine Land.
Para terminar, duas ponderações
A primeira: SEO não é ciência exata. As variáveis dos algoritmos são muitas e os critérios não são matemáticos. Por isso, o mais importante desses cinco pilares é o primeiro: conteúdo relevante.
A segunda: está claro que SEO para podcasts ainda está muito no começo, como se fosse uma fase de teste. Para funcionar, ainda é preciso colocar a palavra “podcast” no campo de busca. Portanto, SEO para podcast vai evoluir muito nos próximos anos.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Takeaways
O Google já encontra podcasts nos resultados de suas buscas. O fator mais importante segue sendo a qualidade do conteúdo. Ainda há, no entanto, uma grande dependência daquilo que é escrito. Por isso, caprichar na descrição é importante e fazer a transcrição pode ser uma boa ideia.∞