Pela primeira vez em duas décadas, o Google não vai fazer nenhuma brincadeira relacionada ao dia 1º de abril, o Dia da Mentira. A ordem interna partiu de Lorraine Twohill, head de marketing da empresa, em um memorando interno obtido e publicado pelo site americano Business Insider.
O motivo: respeito ao momento dramático que o mundo inteiro vive em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
O memorando diz o seguinte:
“Nosso objetivo maior no momento é ajudar as pessoas. Vamos guardar as piadas para o mês de abril do próximo ano, quando, sem dúvida, serão muito mais favoráveis do que neste ano. Já paramos todos os esforços relacionados ao Dia da Mentira, mas percebemos que pode haver projetos menores nas equipes que estão fora do nosso conhecimento. Por favor, verifique e garanta que as suas equipes cessem qualquer piada que possam ter planejado — interna ou externamente.”
O tom enfático do memorando pode parecer exagerado, mas não é. Fazer brincadeiras no dia 1º de abril é uma tradição do Google.
Por exemplo, em 2018, a empresa pregou uma peça na comunidade mundial de SEO ao dizer que existia um botão de “novo rastreamento” no Search Console, conforme lembra o Search Engine Journal. O falso e divertido anúncio foi postado no Twitter.
For normal crawling and indexing, just use a sitemap file. To submit individual URLs, use Fetch as Google. But if you just want to click “↻ recrawl,” we’re never gonna let you down.
— Google Webmasters (@googlewmc) March 31, 2018
➡️ https://t.co/uoaCWUIrap ⬅️ pic.twitter.com/OyyDZJ5z8V
Houve bolas fora também. Em 2016, a brincadeira, batizada de “Mick Drop”, consistia em habilitar o gif animado de um Minion na hora de enviar um email, como mostra a imagem abaixo, tirada do TechTudo.
Acontece que muita gente acabou enviando a imagem por acidente, criando situações embaraçosas. Por exemplo, uma pessoa enviou sem querer a imagem quando se candidatava a uma vaga de emprego. Uma líder religiosa incluiu o Minion numa corrente de oração. No final das contas, o Google disse se tratar de um bug e se desculpou publicamente.
O jornal britânico The Independent lembrou que a Microsoft, que também costumava fazer brincadeiras em datas especiais, aboliu essa prática no ano passado.
Precauções da Microsoft à parte, o memorando do Google indica que a decisão é pontual e motivada pelo momento delicado provocado pela pandemia da Covid-19. Em 2021, as pegadinhas do Dia da Mentira devem voltar.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Takeaways
O Google cria brincadeiras e pegadinhas todos os anos no dia 1º de abril, o Dia da Mentira. Neste ano, porém, um memorando vetou qualquer ação interna ou externa nesse sentido. O motivo: respeito ao momento delicado que o mundo passa em função da pandemia do novo coronavírus, que afetou a saúde de centenas de milhares de pessoas e matou dezenas de milhares.