A quarentena forçada pela pandemia do coronavírus fez aumentar o consumo de mídia em todas as faixas etárias. É o que mostra um estudo feito pelo site Visual Capitalist, que entrevistou 4 mil pessoas com idades entre 16 e 64 anos. Considerando todos os públicos, o aumento de consumo foi de 68% em comparação com o período normal. Ou seja, se antes as pessoas dedicavam, por exemplo, 100 minutos por semana em um determinado canal, durante a pandemia elas passam 168 minutos.
Cada geração teve um comportamento particular, o que é natural. Não é de se esperar que adolescentes tenham o mesmo interesse que idosos, por exemplo.
O estudo mostrou, então, que na geração Z (jovens de 16 a 23 anos) o aumento de consumo em cada tipo de dispositivo foi o seguinte:
- TV online / streaming de TV: 38%;
- Livestream: 17%;
- Livro: 18%;
- Podcast: 11%;
- Vídeo online: 51%;
- Videogame: 31%;
- Televisão: 24%;
- Imprensa escrita: 9%;
- Rádio: 17%;
- Imprensa online: 21%;
- Streaming de música: 28%;
- Nenhum deles: 10%.
Já entre os Millennials (pessoas de 24 a 37 anos), o aumento foi este:
- TV online / streaming de TV: 41%;
- Livestream: 30%;
- Livro: 20%;
- Podcast: 20%;
- Vídeo online: 44%;
- Videogame: 31%;
- Televisão: 35%;
- Imprensa escrita: 19%;
- Rádio: 26%;
- Imprensa online: 36%;
- Streaming de música: 35%;
- Nenhum deles: 10%.
Na geração X (pessoas de 38 a 56 anos), o aumento foi de:
- TV online / streaming de TV: 38%;
- Livestream: 21%;
- Livro: 21%;
- Podcast: 10%;
- Vídeo online: 35%;
- Videogame: 19%;
- Televisão: 45%;
- Imprensa escrita: 7%;
- Rádio: 38%;
- Imprensa online: 31%;
- Streaming de música: 27%;
- Nenhum deles: 17%.
Por fim, entre os boomers (pessoas de 57 a 64 anos), o aumento foi de:
- TV online / streaming de TV: 21%;
- Livestream: 9%;
- Livro: 13%;
- Podcast: 4%;
- Vídeo online: 11%;
- Videogame: 10%;
- Televisão: 42%;
- Imprensa escrita: 7%;
- Rádio: 15%;
- Imprensa online: 15%;
- Streaming de música: 12%;
- Nenhum deles: 24%.
Embora os números do Visual Capitalist digam respeito aos Estados Unidos e à Inglaterra, é possível inferir que a realidade no Brasil não seja muito diferente. Basta observar que, também em quarentena, os brasileiros estão muito mais conectados. Por exemplo, por aqui, cresceu 17% o consumo de conteúdo dos telejornais segundo dados do Kantar Ibope Mídia publicados pelo Mundo do Marketing. E subiu 8,1% o tempo gasto pelos brasileiros na internet segundo um levantamento feito pela Opensignal e publicado pela Exame. Isto sugere que, considerando alguma margem de erro, não há nada de inadequado em plotar os dados dos Estados Unidos e da Inglaterra para o cenário brasileiro.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
O estudo analisou, ainda, a quais dessas atividades as pessoas se dedicam quando acessam a internet durante a quarentena:
- Ouvir música: 58%;
- Assistir a música ou shows: 49%;
- Assistir a vídeos engraçados: 42%;
- Jogar jogos mobile: 40%;
- Ver memes: 30%;
- Jogar jogos no computador ou laptop: 29%;
- Buscar receita para cozinhar: 28%;
- Ler artigos ou notícias de negócios ou finanças: 27%;
- Buscar desconto de marcas: 24%;
- Ler artigos sobre alimentação saudável: 24%;
- Ler notícias de esportes: 23%;
- Ler notícias de celebridades: 23%;
- Ouvir podcasts: 18%;
- Assistir a vídeos fitness: 18%;
- Procurar descontos para tendências fashion: 16%;
- Ler blogs: 15%;
- Assistir a lives e a vídeos de esportes: 12%;
- Procurar opções de férias: 12%;
- Assistir a webinars: 12%;
- Tentar ficar fora da internet: 5%.
Perceba que, embora conteúdo que possa ser produzido por marca não esteja como prioridade, esse tipo de atividade não está fora da lista. E até que aparece bem ranqueado.
Por exemplo, ler artigos ou notícias de negócios ou finanças é uma opção para 27% dos entrevistados, e desperta a atenção de 35% dos millennials e 28% da geração X. Ouvir podcasts tem a preferência de 18% do público em geral, e atrai o interesse de 26% dos millennials.
A tabela abaixo (em inglês) mostra o aumento para cada atividade por geração. Perceba que a primeira coluna diz respeito à tabela que traduzimos acima.
Takeaways
Uma pesquisa feita com 4 mil pessoas mostra que, durante a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19, as pessoas de todas as gerações consomem mais mídia. Isso gera uma oportunidade de content marketing, embora o conteúdo feito pelas empresas tenha de concorrer com outras distrações de lazer muito convidativas, como Netflix, videogame, jogos online, memes e tantas outras.
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