Qual o tamanho ideal de texto para ranquear no Google?

Não existe uma resposta precisa para esta pergunta, mas existem indícios de que os posts com tamanho entre 1.000 e 1.600 palavras funcionem melhor para SEO. Mas isso está longe de ser uma regra.

Antes de apresentar evidências tiradas de estudos amplos e confiáveis, vou relatar um teste caseiro que fiz em outubro de 2018. Procurei por alguns termos e observei o tamanho dos textos que ocupam as cinco primeiras posições em buscas orgânicas no Google.

No primeiro teste, procurei por “como funciona a turbina de um avião?”. Eis os resultados:

  1. Carro de Garagem: 1.071 palavras;
  2. Blog Todos a Bordo: 813;
  3. Ed Motors: 454;
  4. TecMundo: 689;
  5. Revista Galileu: traz somente imagem, e não texto.

No segundo teste, busquei por “como instalar WordPress”:

  1. WordPress.org: 603 palavras;
  2. Hostinger: 4.115;
  3. Dialhost: 413;
  4. Wp Total: 1.262;
  5. Escola WordPress: 1.485.

No terceiro teste, eu quis saber “como usar crase”:

  1. UOL: 727 palavras;
  2. Brasil Escola: 345;
  3. Exame: 385;
  4. Ache Concursos: 583;
  5. Tudo Sobre Concursos: 1.280.

O grau de complexidade de cada informação buscada impacta diretamente no tamanho do texto. A concorrência pela busca também. Alguns temas são naturalmente mais buscados que outros.

De toda forma, este simples teste já indica não haver um padrão de tamanho, tampouco uma hierarquia em que o maior necessariamente ocupe a primeira posição. O conteúdo é o critério mais importante de ranqueamento do Google, mas qualidade da informação pesa mais do que o tamanho do texto.

Em linhas gerais, conteúdo bom continua sendo mais importante do que conteúdo grande.

Em meados dos anos 2000, o então secretário de redação da Folha Online, Vaguinaldo Marinheiro, costumava dar aos jornalistas uma orientação ainda válida atualmente: “o texto deve ter o tamanho que merece”.

Como o teste informal mostrou, posts com menos de mil palavras também ranqueiam bem no Google. Além disso, um artigo da Forbes sustenta que o nível de atenção de um leitor despenca depois da 750ª palavra. Portanto, se o texto estiver enchendo linguiça, a parte prejudicada será a mais importante: o leitor.

Pesquisas americanas

Uma pesquisa realizada por Moz e BuzzSumo em 2015 indicou que posts com 1.100 a 1.200 palavras funcionam melhor para SEO. Outro estudo, da Search Metrics, também publicado em 2015, indicou que as páginas mais bem ranqueadas no Google têm, em média, 1.285 palavras, conforme indica o gráfico.

tamanho de texto para SEO

Nos anos subsequentes, outras pesquisas trouxeram insights parecidos. Em 2016, o Yoast concluiu que, para ranquear, posts precisam ter no mínimo 300 palavras, mas idealmente acima de 1.000. No mesmo ano, o Buffer recomendou 1.600 palavras. Mais recentemente, o Moz falou em 1.125.

Todos ficam, portanto, na faixa de 1.000 a 1.600 palavras.

Takeaway

Posts com pouco mais de 1.000 palavras costumam ter bom ranqueamento no Google. Na realidade, o texto deve ter o tamanho necessário para dar uma explicação satisfatória ao tema que se propõe a cobrir e, assim, ter bom desempenho em SEO.

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.