O termo transformação digital ganha força à medida que as empresas adotam novas tecnologias para servir melhor seus clientes.
A Forbes traz a seguinte definição:
“Transformação digital é quando as empresas adotam tecnologias novas ou em desenvolvimento para resolver problemas de negócios. A nova tecnologia aprimora as capacidades dos humanos envolvidos no processo ou reduz a necessidade de envolvimento humano.”
Isso quer dizer, então, que sempre que uma empresa adota uma nova tecnologia, a transformação digital acontece?
A definição deixa claro que não é o simples fato de usar uma tecnologia qualquer que confere o nome de transformação digital. O termo é usado para algumas tecnologias específicas.
O Boston Consulting Group (o famoso BCG, da Matriz BCG) tem um curso em parceria com a Universidade da Virginia. Nesse curso, o BCG mergulha nessas tecnologias que são consideradas os agentes da transformação digital da atualidade. Ou seja, se uma empresa está revolucionando a forma como serve o mercado com base nessas tecnologias, ela pode dizer que está surfando a onda da transformação digital.
As tecnologias em questão são:
- Big data;
- Inteligência artificial;
- Computação em nuvem;
- Internet das coisas;
- Cyber segurança;
- Blockchain;
- Manufatura aditiva (impressão 3D).
Essa lista não é definitiva. Foi atualizada em dezembro de 2020, quando este post foi redigido. As tecnologias evoluem muito rapidamente, de modo que novos itens podem entrar nela a qualquer momento.
Alguns exemplos
Perceba que, para você dizer que está praticando a transformação digital, precisa estar usando uma tecnologia de ponta na entrega de valor para o cliente. Não faltam exemplos. Em 2015, o Bitron se tornou o primeiro remédio a ser fabricado com uma impressora 3D. Isto é transformação digital.
Da mesma forma, as ofertas personalizadas que você recebe do Spotify, da Netflix e de tantas outras empresas são todas baseadas em big data.
Se você abrir o seu celular ou o seu laptop, vai encontrar muitos outros exemplos de empresas usando computação em nuvem, blockchain e inteligência artificial.
Ou seja, há muita coisa ao nosso redor como fruto da transformação digital.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Digitização, digitalização, e transformação digital
Acontece que existe uma confusão conceitual no mercado. O fato de a sua empresa colocar um site no ar não significa que ela fez a transformação digital.
Quando uma empresa simplesmente copia e cola um processo do analógico para o digital, isso não é transformação digital. Isso é a simples digitização, nome adaptado do inglês (“digitization”).
Quem dá um bom exemplo é Alex Sanghikian, gerente de Digital Customer Experience e Inovação da Schneider Eletric.
“Quando uma empresa pega um formulário analógico e coloca na internet, isso é digitização.”
Alex Sanghikian (Schneider Eletric)
Outro exemplo acontece quando você hoje vai embarcar em qualquer voo nacional ou internacional. Os cartões de embarque deixaram de ser impressos e passaram a ser usados na tela dos celulares. Não houve nenhuma evolução no processo. Eles simplesmente saíram do papel e foram para o digital. Isso é apenas digitização.
Um segundo estágio é a digitalização, que é quando você consegue colocar algum ganho no processo. Por exemplo, robôs que fazem a automação de um processo que antes era todo feito manualmente.
Acontece que as empresas confundem os dois conceitos. Por isso, é importante ter em mente a diferença. Para chegar ao terceiro e mais avançado estágio, que é a transformação digital, precisa haver o uso de uma tecnologia que realmente impacte na experiência do cliente tirando-a do mundo offline e a colocando no ambiente digital.
“Há uma visão míope. É preciso ter uma experiência 100% vinculada ao digital. Por exemplo, e-commerce tradicional não é por si só transformação digital. Precisa ser 100% vinculado à experiência digital, sem a experiência física, porque senão continua sendo digitização ou digitalização.”
Alex Sanghikian (Schneider Eletric)
Takeaway
A transformação digital se dá quando as empresas adotam tecnologias resolver problemas de negócios, com redução da participação humana. Não se trata apenas de inovar com tecnologias obsoletas, mas com aquelas que realmente estão revolucionando o mercado e impactando a experiência do usuário.
Ouça este post
Este post serviu de roteiro para a edição #204 do podcast Takeaways, disponível no Spotify (player abaixo), na Apple, no Google Podcasts, no Deezer e nos demais agregadores.∞