O livro “Mindset – the new psychology of success”, da psicóloga americana Carol Dweck, faz uma comparação muito prática entre duas mentalidades comuns nas pessoas.
Uma é a mentalidade fixa, que leva o indivíduo a uma espécie de zona de conforto. Quem tem essa mentalidade dificilmente consegue extrair todo o seu potencial no trabalho. A outra é a mentalidade de crescimento — ou ‘growth mindset’, do inglês. Essa é a mentalidade mais adequada aos dias de hoje.
A diferença básica é a seguinte:
- Pessoas com mentalidade fixa evitam desafios, enxergam esforços como um peso, têm dificuldade de lidar com críticas negativas e se sentem ameaçadas pelo sucesso dos outros.
- As pessoas com mentalidade de crescimento adoram desafio, enxergam o esforço como o caminho do sucesso, aprendem com as críticas e procuram se inspirar com o sucesso dos outros.
O site Growth Pickings traz mais elementos (em inglês) neste infográfico:
Mas por que growth precisa ser cultura na sua empresa? A resposta é simples: porque o mundo está em plena mudança.
Um estudo da Gartner mostra que 91% das empresas têm alguma iniciativa digital e 87% dizem que o digital é prioritário.
Entretanto, não é só a digitalização que tira a gente da zona de conforto. A transformação digital o tempo todo traz novos desafios para as empresas. Iniciativas ligadas a big data, cloud computing, internet das coisas, impressão 3D e outras vão pintar como oportunidades para as empresas a qualquer momento.
Durante a pandemia do Covid-19, por exemplo, a mundialmente famosa rede de marketing direto Amway precisou socorrer os seus vendedores. Muitos deles atuavam offline e, de repente, a empresa precisou digitalizá-los.
Na esteira disso, veio a necessidade de acelerar a transformação digital, mas isso seria impossível sem a mentalidade de crescimento.
“Você precisa ter uma cultura que permita seguir o caminho da transformação digital. Tem de estar disposto a aprender rápido, implementar rápido e correr certos riscos. Isso tudo precisa trazer valor para o cliente, mas também tem de estar alinhado à estratégia da empresa.”
Juliana Monteiro, gerente de marketing digital Latam da Amway
Imagine se a Amway tivesse uma mentalidade fixa e estivesse fechada a novas práticas digitais. As pessoas dentro da empresa diriam: “desistam, o nosso público não vai aderir ao digital”. O que teria acontecido? A Amway teria tido sérios problemas e colocado o seu negócio risco.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Takeaways
As oportunidades digitais e a própria transformação digital estão aí para todos. Vai aproveitar melhor quem tiver uma cabeça de crescimento que permita enxergar as possibilidades.