Se você deixou ou pretende deixar para trás alguma ferramenta que vem sendo usada em sua operação de marketing, não se culpe por isso. A maioria dos times de marketing faz o mesmo. Existe, aliás, um estudo que mostra quais têm sido as ferramentas mais substituídas em 2021.
Automação de marketing lidera a lista, seguida de email, CRM, BI e Analytics. A conclusão é do estudo Martech Replacement Survey 2021, publicado pela Third Door Media, de Edgartown, nos Estados Unidos.
Faz parte do conceito de martech (casamento de marketing e tecnologia) a renovação do portfólio de ferramentas de tempos em tempos. Afinal, a tecnologia se renova continuamente e as necessidades de marketing também.
O estudo, que coletou opiniões de 374 profissionais de marketing, analisou por que eles optaram por fazer a substituição. O principal motivo é encontrar melhores funcionalidades, seguido de redução de custos e da busca de melhores integrações.
O relatório, que compara os resultados da edição de 2021 com a anterior (2019), tira algumas conclusões e faz inferências, como:
- As empresas precisam cada vez mais de dados ultraprecisos e o CRM não tem essa funcionalidade bem desenvolvida. Talvez por isso esteja sendo abandonado.
- Em parte, automação de marketing é usada como email marketing. Ou seja, é subutilizada — e isso justifica parte de seus cancelamentos.
- Na pandemia, naturalmente cresceu a demanda por eventos online, mas ela foi pontual em 2020 e início de 2021. Com os eventos se tornando híbridos já em meados de 2021 (pelo menos nos Estados Unidos), será interessante ver como esse dado se comportará na próxima edição do estudo.
A pesquisa ouviu profissionais americanos, cujo mercado costuma andar num ritmo mais acelerado que o Brasil. A tendência é, portanto, de que esse cenário se replique dentro de alguns meses ou anos no mercado nacional.∞