Você não pode usar músicas de artistas consagrados, como U2, Led Zeppelin, Marisa Monte, Ivete Sangallo, Chitãozinho e Xororó e outros em podcast. Por uma razão simples: uma música é uma propriedade de alguém. No caso, de quem a compôs.
Jean Caristina, do site e podcast Intervalo Legal faz uma comparação interessante. Você não pode entrar no carro de uma pessoa, dar a partida, ir até outra cidade e voltar sem que tenha a autorização dela. Porque o carro é propriedade dela.
Com música, é a mesma coisa. Você não pode usar a música no seu podcast — nem inteira nem um pedacinho dela. Para isso, você precisa ter autorização do autor. Ou, então, pagar pelos direitos.
O livro Content Marketing Masterclass foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas versões impressa e Kindle. São 52 aulas transformadas em 52 capítulos.
Há, assim, três formas de você usar música no seu podcast.
- Você obter autorização do artista detentor dos direitos — ou você próprio detê-los.
- Pagar ao ECAD ou às instituições internacionais equivalentes, que recolhem e distribuem os direitos autorais proporcionalmente aos artistas.
- Usar músicas de royalty free, que, como o nome sugere, são liberadas para uso. O próprio YouTube tem uma biblioteca de áudio repleto de músicas desse tipo em https://www.youtube.com/audiolibrary/music?nv=1.
Pela Tracto, fizemos pela Tracto no início de 2020 um ebook em parceria com o Spreaker chamado Como Fazer um podcast: do Equipamento à Monetização. Pode ser baixado aqui. Nas páginas 44 e 45, há mais conteúdo sobre direitos autorais em podcasts.
Assista a este post em vídeo
O mesmo conteúdo deste post foi gravado em vídeo no Canal do Podcast no YouTube:
Takeaways
Músicas são propriedades dos artistas. Não podem ser usadas por podcasters sem a autorização ou cessão dos direitos.∞