Se você vai lançar um podcast na sua empresa, tenha em mente este dado: você tem 95% de chance de não chegar nem sequer ao 5º episódio. A informação é do Listen Notes, banco que armazena dados sobre o podcast e os exibe praticamente em tempo real.
Mais de 18 mil novos podcasts são criados todos os meses no mundo todo (dados de janeiro de 2024). Porém, estima-se que apenas 5% deles cheguem ao 50º episódio. A maioria morre lá pelo 5º episódio.
É mais ou menos como os patinetes. Muita gente compra um desses e dá algumas voltas nos primeiros dias. Mas a empolgação inicial rapidamente desaparece e, depois de pouco tempo, o patinete é esquecido em algum armário.
Com podcast, acontece o mesmo: a empresa lança um podcast. Nos primeiros dois ou três episódios, todos querem participar porque é divertido. Porém, dá trabalho e logo perde a graça. Aí, é abandonado a estatística do Listen Notes engorda.
E não é pouca gente que enfrenta essa realidade do abandono. O país é o segundo país com mais podcasts produzidos no mundo. São 201 mil na contagem de fevereiro de 2024. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos.
Como evitar isso? Dando uma finalidade ao podcast, como awareness ou networking.