Se você vai lançar um podcast na sua empresa, tenha em mente este dado: você tem 95% de chance de não chegar nem sequer ao 5º episódio. A informação é do Listen Notes, banco que armazena dados sobre o podcast e os exibe praticamente em tempo real.
Mais de 18 mil novos podcasts são criados todos os meses no mundo todo (dados de janeiro de 2024). Porém, estima-se que apenas 5% deles cheguem ao 50º episódio. A maioria morre lá pelo 5º episódio.
É mais ou menos como os patinetes. Muita gente compra um desses e dá algumas voltas nos primeiros dias. Mas a empolgação inicial rapidamente desaparece e, depois de pouco tempo, o patinete é esquecido em algum armário.
Com podcast, acontece o mesmo: a empresa lança um podcast. Nos primeiros dois ou três episódios, todos querem participar porque é divertido. Porém, dá trabalho e logo perde a graça. Aí, é abandonado a estatística do Listen Notes engorda.
E não é pouca gente que enfrenta essa realidade do abandono. O país é o segundo país com mais podcasts produzidos no mundo. São 201 mil na contagem de fevereiro de 2024. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: Listen Notes (fev/2024)
Como evitar isso? Dando uma finalidade ao podcast, como awareness ou networking.