O site Listen Notes, dos Estados Unidos, mantém dados atualizados quase em tempo real sobre podcasts no mundo todo. Usamos essa fonte de informação para apresentar cinco dados, atualizados em 16 de fevereiro de 2024.
1. Quase 20 mil novos shows por mês
Entre janeiro e dezembro de 2023, foram lançados, em média, 18.438 podcasts por mês em todo o mundo. O primeiro trimestre registrou a maior quantidade de lançamentos.
2. O ano da explosão foi 2020
O número de novos podcasts lançados cresceu continuamente desde 2011 (quando nasceram 27 mil) até 2019 (337 mil) em âmbito global. Em 2020, houve uma explosão, alcançando mais de 1 milhão. A partir daí, o movimento foi contrário, de queda ano a ano em 2021 (741 mil), 2022 (246 mil) e 2023 (221 mil).
O total de episódios lançados globalmente também teve um pico em 2020 (31 milhões), mas a queda foi bem menos acentuada em 2021 (30 milhões), 2022 (27 milhões) e 2023 (29 milhões).
Isso sugere que, embora menos gente tenha se aventurado a lançar novos podcasts, aqueles que nasceram a partir de 2020 têm se mantido ativos.
3. Fogo de palha também em 2020
Se muitos podcasts surgiram em 2020, uma enorme quantidade também foi deixada de lado naquele ano. Para efeito de comparação, em 2019, 75 mil podcasts foram apagados. Em 2020, foi quase o dobro — 143 mil. No ano seguinte, foram 132 mil. Esse dado vem em queda desde 2022.
Isso sugere que houve um movimento “fogo de palha”, que se refere algo que tem início de forma intensa e promissora, mas que se extingue rapidamente. O número de podcasts abandonados mais ou menos acompanhou o número de podcasts deletados em 2023. Em 2019, 143 mil shows foram deixados de lado por pelo menos um ano, número que saltou para 613 mil (2020) e 621 mil (2021). Nos anos seguintes, foram registrados números mais baixos, mas ainda significativos.
4. Brasil é o segundo país em podcasts
Os Estados Unidos seguem sendo o país com a maior quantidade de podcasts. São mais de 2,1 milhões, que correspondem a aproximadamente 66% do total. Ou seja, de cada três podcasts existentes no mundo, dois são norte-americanos. O Brasil vem em segundo lugar, com 201 mil ativos (6% do total), seguido de Indonésia, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, China, Japão, Itália e Índia.
Como reflexo dessa forte participação brasileira na podosfera, a língua portuguesa — que é apenas a 9ª mais falada do mundo — aparece como a terceira mais adotada por podcasters.
5. Sociedade e cultura, as campeãs de audiência
A maioria dos podcasts se enquadra na categoria Sociedade e Cultura (14% do total), seguida de Educação (13%) e Artes (9%).
Podcasts empresariais muito frequentemente pertencem à categoria de Negócios, que aparece em 4º lugar.