O YouTube anunciou uma novidade que promete marcar um momento significativo para a indústria de podcast. A plataforma vai começar a oferecer distribuição de feeds RSS para podcasts. O prazo para isso acontecer ainda não informado. A informação é do site britânico BNN.
Esse movimento é um sinal do compromisso do YouTube em manter o podcast como um meio aberto — o que contrasta com outras plataformas, como o Spotify. Ele abre oportunidades para criadores de conteúdo — empresas que possuem podcast, inclusive — de fazer uma distribuição ainda mais ampla. Consequentemente, beneficia também os consumidores, que ganham acesso a uma gama ainda maior de conteúdo.
Dados recentes da Podtrac destacam a posição única da plataforma de vídeo no ecossistema de podcasts. As produções corporativas, em particular, tendem a ter bom desempenho no YouTube. Enquanto a plataforma Libsyn reporta que apenas 7% de suas transmissões vêm do YouTube, marcas tradicionais, como a Paramount, observam que a maioria de suas transmissões são originárias dessa plataforma. Esse contraste ilustra as diferentes formas de o público interagir com o conteúdo audiovisual.