Se pretende lançar um podcast na sua empresa, você não vai escapar de uma pergunta: quanto tempo os episódios devem durar? Há duas respostas possíveis — uma é teórica e a outra, prática.
Na teoria, você consegue pinçar um número de alguma pesquisa. Por exemplo, a Edison Research prega podcasts empresariais com 43 minutos, em média. A Pacific content fala de 20 a 30 minutos porque é a faixa de tempo que teoricamente se encaixa no trajeto do ouvinte de casa para o trabalho.
Não há nada de errado com esses dados, mas receio que eles conduzam você a pensar que o conteúdo deve se adequar a duração — e não o contrário.
A duração ideal na prática
Depois de quase 2 mil episódios produzidos para empresas, aprendemos na Tracto que a duração ideal dos episódios depende de duas variáveis importantes (entre outras de menor peso). São elas: o grau de profundidade e o formato.
Podcast não é diferente do blog ou do canal da sua empresa no YouTube. Episódio com maior grau de profundidade demanda conteúdo mais longo.
Um bom exemplo disso vem da VTEX, principal SaaS para grandes empresas que atuam com e-commerce. Ela mantém o podcast Tech In Commerce, apresentado sempre por dois colaboradores da própria VTEX, que recebem convidados de outras empresas, como iFood, CIMED, Unilever, Hering e outras.
Veja: como todos os participantes são experts em e-commerce, é natural que o conteúdo seja profundo e detalhado. Então, nem faria sentido se limitar aos 20, 30 ou 43 minutos pregados pelas pesquisas. No fim, os episódios mais curtos do Tech In Commerce ficam na casa dos 50 minutos; os mais longos passam de 1 hora de duração. É saudável que seja assim.
Veja agora um exemplo oposto.
Nós produzimos na Tracto o podcast Quarto Ato, que conta cases de marketing. Ou seja, histórias, com começo, meio e fim, que sempre respeitam o mesmo roteiro de quatro etapas: desafio, ação, resultados e aprendizados. Quanto tempo se leva para contar uma história? Normalmente, de 12 a 20 minutos. Nada além disso.
Portanto, sob a perspectiva da profundidade, cada episódio deve ter o tamanho que merece — de acordo, inclusive, com o perfil do seu público-alvo.
A outra variável importante é o formato do podcast. Os mais comuns são mesa redonda, entrevista e solocast.
Normalmente, os episódios duram mais em mesa redonda — aquele em que várias pessoas conversam entre si. É o caso do próprio Tech In Commerce. Quanto mais gente participando, maior tende a ser a duração.
A entrevista (seja com uma ou mais pessoas) tende a durar um pouco menos que a mesa redonda. Afinal, o entrevistador normalmente tem mais controle sobre a pauta e quase sempre consegue manter o foco em determinados tópicos.
O solocast (em que uma pessoa apresenta o conteúdo inteiro) tende a ser o mais curto dos três. O próprio Quarto Ato é um exemplo. Se você apresentar um podcast sozinho, vai acabar roteirizando mais, focando mais no tema e usando mais recursos de edição. Daí, o maior controle de tempo.
Portanto, ao discutir o formato de podcast da sua empresa, atenha-se primeiro aos aspectos mais relevantes de content marketing, como objetivos, linha editorial, público-alvo e outros, além do grau de profundidade e do formato. Só então discuta a duração-padrão dos episódios.
Este artigo foi originalmente publicado em 10 de março de 2020 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.