O número de ouvintes de podcast vai crescer na América Latina em ritmo mais acelerado do que em qualquer outra região do mundo até 2027. O Brasil é o grande propulsor desse crescimento. A conclusão é de um levantamento feito pelo Podnews, da Austrália.
Até 2023, a América Latina já contabiliza 135,2 milhões de ouvintes de podcast — e o Brasil aparece na liderança regional, com 51,8 milhões.
Espera-se que até 2025 a região ultrapasse a América do Norte em número de ouvintes, mantendo a liderança global pelo menos até 2027.
O crescimento projetado está associado, entre outros fatores, ao crescimento do número de usuários de internet na região. Hoje, somente 73% da população latino-americana está conectada — percentual muito inferior ao dos EUA (90%), por exemplo.
A tendência é que o percentual de internautas cresça na região — e puxe consigo o número de ouvintes de podcasts. Basta observar que, em 2010, somente 47% dos latino-americanos tinham acesso à internet de acordo com dados do Banco Mundial. Em 2015, eram 63%; em 2020, eram 71%; em 2023, chegou-se aos 73% já mencionados. Não há razão para acreditar que esse percentual vá estagnar depois de um crescimento contínuo tão evidente.
Atualmente, o Brasil e o México já ocupam posições de destaque no ranking mundial de pessoas que consomem podcasts — 3º e 4º lugares —, atrás apenas de Estados Unidos e China.
Enquanto o número de ouvintes atual é animador, o investimento publicitário na América Latina fica longe de impressionar. Não que não vá crescer. Vai, sim, mas o problema é que a base de crescimento ainda é muito baixa. Segundo a Statista, em 2023, apenas US$ 62,5 milhões foram gastos em podcast de áudio em toda a região — um contraste enorme com os US$ 2 bilhões registrados nos Estados Unidos.
Projeta-se que, em 2026, as cifras alcancem US$ 95 milhões em 2026 — o que ainda fica muito aquém dos US$ 2 bilhões que os Estados Unidos movimentam hoje.
Isso sugere que os podcasters devem encontrar outros meios de remuneração — como integração com outros canais ou, no caso de empresas, a cocriação para efeito de networking.
Como se consome podcast
A forma como as pessoas consomem podcasts varia conforme a região — e a América Latina tem suas peculiaridades. Por exemplo, 73% dos latino-americanos possuem smartphones com sistema operacional Android — muito diferente de Oceania (34%) e América do Norte.
Isso impacta o uso do agregador. Sem acesso massivo a iOS, apenas 6% dos ouvintes latino-americanos acabam usando o Apple Podcasts. Resultado: nove em cada dez usam o Spotify na região.
É importante manter em mente que esses dados de uso variam muito de podcast para podcast. Na Tracto, por exemplo, observamos variações enormes na adoção de um ou outro agregador. Em 2023, o podcast Quarto Ato registrou 79,3% de uso do Spotify.
Em alguns podcasts de clientes nossos, o Apple Podcasts quase empata com o Spotify na casa dos 45%. Isso não significa que os dados estejam incorretos. Apenas reforça que gestores devem se basear mais em seus próprios números do que nas estatísticas de mercado.