Um podcast empresarial precisa cumprir um papel claro na atividade de marketing da empresa. Caso contrário, existe o risco de despender recursos sem proporcionar nada em troca. Baseado em nossa experiência da Tracto, em que já produzimos mais de 20 podcasts empresariais, superando os 1.700 episódios produzidos até fevereiro de 2024, busco responder à pergunta apresentada no título deste post.
A decisão de criar um podcast para a sua empresa deve ser norteada por objetivos claros. Normalmente, os podcasts empresariais buscam gerar awareness (consciência de marca) ou fortalecer relacionamentos com um público específico. A escolha de um ou outro objetivo (ou ambos) impactará a forma como o podcast será estruturado e produzido.
Awareness
Para a construção de awareness, é importante compreender que, embora o número de ouvintes de podcasts no Brasil esteja em constante crescimento, estimado em 30 milhões de pessoas, a concorrência pela atenção é bastante acirrada. Isso faz do Brasil o terceiro país que mais consome podcasts no mundo.
Estima-se que haja mais de 600 mil podcasts disponíveis (entre brasileiros e estrangeiros), de modo que se destacar significa alcançar um segmento ou nicho claramente definido.
Há alguns bons exemplos nesse sentido. A MATH é uma empresa especializada em ciência de dados que mantém o DoTheMATH, podcast focado em gestores de dados, growth e áreas afins. No episódio 91, publicado em dezembro de 2023, Marcondes Farias, diretor dos produtos Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft, abordou como a ascensão da inteligência artificial generativa, especialmente com o ChatGPT, está transformando setores como a publicidade, impulsionando a criação de conteúdo inovador. É um tema relevante para o público a quem o podcast se destina.
Outro bom exemplo é o podcast Robert Half Talks, da empresa global especializada em recrutamento Robert Half, que foca em profissionais de Recursos Humanos (RH) e recrutadores. No episódio 49, o CEO da renomada escola internacional de negócios StartSe, Piero Franceschi, explicou como a nova economia está redefinindo as carreiras, exigindo dos profissionais uma adaptabilidade sem precedentes frente a uma era de constante evolução. Novamente, um tema relevante para o público a quem se destina.
Em ambos os casos, não se trata de almejar ser o podcast mais ouvido do Brasil, mas de ser o mais relevante naquele segmento ou nicho bem específico.
Relacionamento
Quanto ao fortalecimento de relacionamentos, a cocriação de conteúdo com convidados relevantes pode ser um “ganha-ganha”.
Segundo a Braineet, a cocriação acontece quando as empresas incluem pessoas externas no processo de criação de ideias e desenvolvimento de produtos. “Isso permite que empresas colaborem com diferentes vozes, incluindo clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes e influenciadores da indústria”, explica um blog post da empresa.
A partir do momento em que se cocria, o relacionamento entre gestores da empresa e convidados externos acontece naturalmente. É como quando duas pessoas participam de um evento presencial ou de um webinar juntos, dividindo um painel, por exemplo. A própria participação indica a existência de interesses em comum. A troca de experiências é natural — e de contato também.
Elementos de Fracasso
É preciso ter cuidado com armadilhas que podem levar ao fracasso de um podcast empresarial. Uma delas é a chamada “Síndrome do Patinete”. Muitas pessoas compram um patinete e se divertem nos primeiros dias. Mas depois largam o patinete num armário e nunca mais tocam nele. É disso que estamos falando.
Podcasts empresariais muitas vezes geram empolgação inicial, que rapidamente é substituída por desinteresse, resultando na descontinuação do podcast após apenas alguns episódios. Essa situação ocorre frequentemente quando não há clareza quanto ao papel do podcast nos objetivos de marketing da empresa ou quando o trabalho contínuo de produção supera a motivação inicial.
É preciso, portanto, ter um objetivo claro quando se cria um podcast para evitar que ele seja abandonado após meia dúzia de episódios publicados.