A IAB (Internet Advertising Bureau) emitiu uma nova diretriz para mensuração de resultados de podcasts. O objetivo é solucionar alguns problemas de dados que se intensificaram nos últimos anos. As novas regras, que ainda não estão em vigor, vão exigir que as empresas certificadas pelo IAB sejam mais transparentes em relação às suas metodologias de medição de podcasts. A informação é do The Verge.
Empresas de publicidade, que andaram evitando o podcast no último ano, “desejam transparência na forma como os cálculos de audiência são feitos”, disse Shailley Singh, EVP de produto e COO do IAB Tech Lab. “Então, tentamos alcançar isso dando orientações mais detalhadas”, conclui.
A IAB é uma organização presente em mais de 50 países. Seu papel principal é desenvolver e promover a publicidade digital — o que inclui padronizar métricas de mídias digitais.
As empresas de podcast certificadas pelo IAB, que incluem NPR, Acast e Megaphone, entre outras vinte, deverão tomar medidas, como filtrar downloads duplicados de podcasts em diferentes dispositivos — como Apple Watch.
Além disso, deverão especificar se coletam dados numa determinada hora ou ao longo de 24 horas. E devem apresentar boas práticas para lidar com grandes mudanças tecnológicas.
Essa última diretriz tem relevância particular dada a diminuição massiva de downloads em toda a indústria, resultante de uma mudança na forma como o Apple iOS 17 lida com downloads automáticos. Ela deve impactar a mensuração de podcasts — feitos por empresas, inclusive.