Muitas equipes fazem isso intuitivamente: publicam um material e depois o adaptam para ser reaproveitado em vários canais. É uma forma inteligente de ganho de produtividade de uma equipe de marketing. Essa boa prática tem nome: COPE, acrônimo de “create once publish everywhere” (“crie uma vez, publique em todo lugar”).
Numa palestra no Content Marketing World de 2016, em Cleveland, nos Estados Unidos, a jornalista Stephanie Reid-Simons, diretora da plataforma imobiliária Zillow, de Boston, explicou a origem do termo. “A partir do desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de conteúdo, veio o conceito de COPE”, explicou Stephanie. O sistema de gerenciamento a que ela se refere é conhecido como CMS (Content Management System), como WordPress, Drupal, Joomla e outros.
Vejamos um exemplo.
A Robert Half produz o podcast Robert Half Talks. O episódio 61, que foi ao ar em 20 de fevereiro de 2024, abordou o tema da negociação de salários em processos seletivos.
O conteúdo em áudio serviu de base para a publicação de um blog post.
Do post, saíram conteúdos para as redes sociais — como Instagram.
A lógica é simples: produzir o conteúdo especial dá trabalho. Não é fácil reunir convidados para um podcast. Por isso, faz todo o sentido reaproveitar ao máximo o conteúdo especial produzido. Essa é a essência do COPE em content marketing.
Leitoa assada
COPE é uma prática intuitiva e lógica. Talvez você a pratique, mas dê outro nome a ela. Por exemplo, leitoa assada.
Como assim? Bem, eu explico.
O consultor e autor dinamarquês Joakim Ditlev certa vez me contou que, antes de conhecer o nome COPE, ele usava esse nome peculiar.
“Na noite de Natal, come-se leitoa assada na Dinamarca”, explicou ele, que no papo aprendeu no Brasil também temos o mesmo hábito. “É um prato delicioso e que, normalmente, é preparado em quantidade muito superior ao necessário. Por isso, sempre há sobra. Daí, nos dias seguintes, a gente reaproveita a leitoa em sanduíche de leitoa, torta de leitoa e por aí vai”.
O podcast da Robert Half seria a leitoa assada enquanto o blog post e a postagem no Instagram seriam o sanduíche ou a torta. Nada mais simples, lógico e intuitivo do que isso.
Este artigo foi originalmente publicado em 26 de junho de 2018 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.