Muitas empresas que lançam seu podcast esbarram na mesma preocupação de distribuir seus episódios pela maior quantidade de agregadores — nome dado aos tocadores de podcast —, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Deezer, Overcast, Acast, Podomatic e muitos outros.
É uma preocupação legítima, mas que pode provocar desperdício de energia. Por isso, é importante ter em mente um dado: provavelmente, nove em cada dez ouvintes seus estarão no Spotify ou no Apple Podcasts.
Dados da Podnews mostram que, na América Latina, o Spotify detém uma fatia de 90% do mercado. Em segundo lugar, está o Apple Podcasts, com 6%. Isso deixa apenas 4% para outros agregadores como Google Podcasts, Amazon Music, Echo Podcasts, Deezer, Google Search App, CastBox, Alexa Media Player e Podbean.
Essa estatística se aplica ao dia a dia. Nos podcasts empresariais que produzimos na Tracto, observamos que Spotify e Apple Podcasts combinados acumulam mais de 90% da audiência.
Claro, muitas vezes a fatia do Apple Podcasts é muito superior ao que a pesquisa mostra. Um podcast empresarial voltado para o mercado financeiro chega a ter mais ouvintes no Apple Podcasts do que no Spotify. Em outros, há empate e na maioria o Spotify ganha de lavada. Mas, invariavelmente, os dois somam algo em torno de 90%.
Daí a orientação de concentrar a maior parte da energia e dos recursos da empresa nos líderes de mercado.
Você talvez pergunte: cadê o YouTube nessa conta? Embora seja uma potência em termos de conteúdo de vídeo, o YouTube opera com um sistema de distribuição distinto, não utilizando o RSS, que impulsiona todos os agregadores mencionados. Isso talvez mude porque o YouTube está começando a explorar o RSS.
Como agir?
Procure distribuir o podcast da sua empresa no máximo de agregadores quanto puder. Afinal, cada ouvinte conta. Porém, reconheça que esses agregadores menores provavelmente representarão uma fatia pequena da sua audiência total – provavelmente menos de 5%.
Na Tracto, costumamos registrar o novo podcast de uma empresa em cinco agregadores, que mesclam campeões de audiência e forca da marca. São eles: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Deezer.
Com isso, o podcast tende a ser automaticamente descoberto e adicionado aos catálogos de agregadores menores. É uma forma de alcançar o máximo de ouvintes sem desperdício de energia.