Como fazer a produção de conteúdo em content marketing?

A produção de conteúdo é um elemento central da operação de content marketing. Partindo da premissa de que toda empresa possa ser uma empresa de mídia, a produção de conteúdo por diferentes canais é o desafio para a maior parte das empresas. Isso implica não apenas trabalhar com os diferentes formatos tradicionais de mídia — texto, áudio, vídeo e imagens — como também dominar os canais de distribuição.

Propósitos do conteúdo

Existem dois tipos de empresas que publicam conteúdo: as que fazem isso com um propósito e as que fazem conteúdo apenas para autopromoção. Em content marketing, somente o primeiro grupo é admissível, o que significa que se o conteúdo não tiver um propósito, ele é inútil. Existem cinco tipos de propósito:

  • Educar por meio do compartilhamento de conhecimento. É o chamado conteúdo educativo.
  • Prestar serviço resolvendo um problema pontual do público. É mais conhecido como Youtiliy ou conteúdo útil.
  • Inspirar, criando envolvimento emocional em torno de uma causa, paixão, estilo de vida etc.
  • Noticiar, publicando informações factuais de um segmento específico.
  • Entreter, o que demanda talento e, normalmente, um budget gordo.

O mesmo conteúdo pode cumprir mais de um propósito ao mesmo tempo. Por exemplo, ao mesmo tempo que diverte, educa. Ou ao mesmo tempo que entretém, inspira. E por aí vai.

Na edição de 2016 do Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos, esse aspecto foi bem explorado por Joe Pulizzi, principal autor sobre o tema no mundo. Ele disse:

“Fazer conteúdo ruim faz mais mal à empresa do que não fazer nenhum conteúdo.”

Isso reforça a ideia de que conteúdo precisa ter extrema qualidade — e pelo menos um dos cinco propósitos apresentados.

Os três estágios do bom conteúdo

O livro Epic Content Marketing explica que não há bala de prata quando se trata de content marketing. Cada empresa deve compreender em que estágio se encontra no modelo de maturidade. O modelo é composto de três níveis do conteúdo de qualidade.

  • Na base desta escala, está o content aware — algo como consciência de que o conteúdo existe. Empresas nessa etapa simplesmente usam conteúdo para vencer o ruído provocada pela publicidade baseada em interrupção. Assim, as pessoas sabem que seu conteúdo existe e que é confiável, gerando confiabilidade para seu produto ou serviço.
  • No segundo estágio, vem a liderança de pensamento. A marca cria conteúdo que oferece valor além do alcance de seu produto ou serviço. O negócio conquista a liderança da categoria em seu mercado, criando e facilitando conteúdos que não só atendem a demanda, mas também cria, confiança na marca além de apenas como usar o produto ou serviço.
  • O estágio final é o storytelling. Nesta fase, a marca integra conteúdo em uma narrativa de marca maior e alinha sua estratégia de conteúdo completamente em torno de uma estratégia de engajamento de clientes. O negócio vai além de se tornar um formador de opinião em sua indústria, atraindo prospects, clientes e influenciadores para um relacionamento emocional com a marca. Contar histórias educa, entretém, envolve e tem impacto no público porque o conteúdo vai muito além do alcance do produto ou serviço.

Os três estágios são aceitáveis. É preciso alcançar pelo menos um deles. Muitas empresa, porém, não fazem isso. Passam a vida apenas fazendo a produção de conteúdo que não gera nenhuma conexão com o público.

Como definir a linha editorial de uma empresa?

No tradicional planejamento estratégico de marketing, empresas criam a missão da empresa, que é a razão de sua existência. É o porquê de a empresa fazer o que faz. Da mesma forma, o conteúdo precisa ter uma razão de ser, que é a declaração de missão editorial. Para criá-la, é preciso responder a estas três perguntas:

  1. Qual o público-alvo principal?
  2. O que será entregue a ele?
  3. Qual o ensinamento principal?

Os profissionais de marketing de pequenas e grandes empresas ficam tão aficionados por canais que acabam não tendo ideia do motivo fundamental pelo qual eles deveriam usar esses canais. Então, o “por que?” deve vir antes do “o que?”. Content marketing não é sobre “o que você vende”, é sobre “o que você significa”.

Exemplo de missão editorial

Seguindo o raciocínio de definir uma missão do conteúdo, o livro Brandscaping cita casos de sucesso em content marketing de de empresas que fizeram uma declaração por escrito da missão do conteúdo. Por exemplo, em 2009, a empresa americana Citrix queria falar com profissionais que trabalham em home office. A missão do conteúdo foi definida pela Citrix da seguinte maneira:

“Nosso conteúdo ajuda pessoas que trabalham de casa ou então de cafés, hotéis e aeroportos. Compartilhamos informações sobre ferramentas online, viagem, tecnologia, negócios e escritórios virtuais para ajudá-las a mudar de lugar quando, onde e quando quiserem”.

Para garantir que o conteúdo tenha propósito, o livro recomenda três regras:

  1. A missão deve ser única.
  2. Foque nas necessidades do público.
  3. Explique o que a empresa faz.

Produção de conteúdo com foco em resultados

Embora tenha diferentes formatos, a produção de conteúdo por uma marca tem sempre o mesmo objetivo: formar público fiel e, a partir dele, gerar novos clientes. Para o propósito de conversão em novas vendas, as empresas costumam utilizar elementos do storytelling. É isso que defende, por exemplo, o Content Marketing Institute. Contar histórias é a espinha dorsal do livro Epic Content Marketing.

Jay Baer
Jay Baer é o defensor número um do conteúdo útil. Não por acaso, é autor do best-seller Youtility.

No entanto, storytelling está longe de ser uma unanimidade. Para Jay Baer, outro autor consagrado, produção de conteúdo é um trabalho. Não tem nada a ver com arte. Essa afirmação foi o título de um de seus artigos no Convince & Convert:

“Storytelling é o prato do dia em content marketing. Encontre ter um herói, uma jornada e um conto cativante, com toque de surpresa. Este não é um conselho ruim. Criar conteúdo com uma história torna-o marcante ressonante, memorável e impactante. Então, estou absolutamente de acordo com o uso de histórias como um recurso de content marketing. Mas o simples fato de você compreender a estrutura de uma narrativa e poder até tirar onda de Joseph Campbell não significa que você agora seja um Francis Ford Coppola ou um William Faulkner.”

No artigo, ele afirma que se inspirou numa entrevista que leu do cantor e compositor americano Jason Isbell, que ganhou o Grammy de melhor som em 2016 com música 24 Frames. Eis a frase de Isbell pinçada por Jay Baer:

“Acho que todas aquelas armadilhas e ideias romantizadas sobre escrever são coisas que você aprende rápido. Mas todas essas coisas, como a inspiração por exemplo, pertencem ao mundo dos amadores. São ideias absurdas. Se o seu trabalho é escrever, você escreve. Se você não for bom nisso, você para. Ou então você continua fazendo até ficar bom nisso.”

Se Jason Isbell, que é um compositor de sucesso, diz que seu conteúdo é trabalho, como pode o pessoal de marketing classificar o próprio trabalho como arte? Essa foi a provocação de Jay Baer.

Produção de conteúdo sem receita é mera gratuidade

Em entrevista para o podcast Takeaways, em setembro de 2017, Jay Baer concordou com uma observação: no Content Marketing World de 2017, houve poucas palestras sobre automação de marketing, inbound marketing e temas afins.

“Sabe, é engraçado você dizer isso porque tive a mesma impressão. Eu pensei: ‘nossa, há realmente poucas palestras sobre geração e nutrição de leads, automação e funil de vendas. Todos neste momento querem focar em storytelling, o que está ok. Acontece que isso não é um trabalho artístico nem uma escola de cinema.

Estamos aqui para gerar leads, vendas e dinheiro. Não é questão de encantar as pessoas com vídeos corporativos. Então, acho que estamos dando ênfase demais ao aspecto artístico e pouca ênfase ao aspecto comercial. Acredito que nos próximos anos o pêndulo vá voltar um pouco para uma velha pergunta: ‘como fazer dinheiro com content marketing’? Só contar história por contar história não é algo que se sustente no futuro.”

Quantidade e qualidade

Existe um debate antigo sobre quantidade e qualidade de conteúdo. Perdurou por alguns anos a ideia de que a produção de conteúdo de qualidade é mais nobre, mas é a quantidade que garante o resultado em content marketing. Chegou a hora de rever esse conceito. Para Jay Baer, conteúdo está deixando de parecer uma evidência de sucesso para ser de fato evidência do sucesso de um programa de marketing.

“Até pouco tempo, quando perguntavam se você é bom em content marketing, a resposta normal seria: ‘sim, veja quantos posts e vídeos eu produzi’. Era um jogo em que o maior volume vencia. Isso não dá mais certo hoje em dia.

As empresas fazem mais e mais e mais, mas o sucesso só cai, cai e cai. Estamos deixando de ver o conteúdo como algo que precise ser feito em quantidade para algo que, independentemente do volume, leve as pessoas a se comportarem da forma que você deseja que elas se comportem. Isso já aconteceu por décadas em outras formas de marketing digital.

Em algum momento, nos demos conta de que precisávamos enviar menos emails, produzir menos banners etc. É uma evolução natural da indústria.”

Conteúdo de qualidade

É claro que há uma diferença na essência do conteúdo jornalístico, cuja missão é informar ou mesmo denunciar, para o conteúdo pensado para marketing, que visa a posicionar, gerar autoridade, educar etc. Mas, se ambos os tipos de conteúdo precisam ganhar a confiança do leitor, tanto uma notícia factual quanto o post de um blog precisam sustentar o que afirmam.

Com base em algumas das principais referências da prática de Jornalismo, como o tradicional Manual de Redação e Estilo, do Jornal O Estado de S.Paulo, ou A Investigação a Partir de Histórias, de autoria do francês Mark Lee Hunter e publicado pela Unesco, é possível recomendar às empresas que usem uma destas três formas de fundamentar a produção de conteúdo:

  • Dados, como resultados de pesquisas ou fontes confiáveis. Um cuidado: hoje há excesso de dados. Convém checar a credibilidade da fonte.
  • Declarações de especialistas, o que se obtém por meio de entrevistas ou mesmo de citações de trechos de livros, blogs etc.
  • Exemplos reais ou estudos de caso que demonstrem algo na prática.

Por exemplo, um ebook sobre automação de marketing afirma que “uma parcela expressiva dos internautas usa o Facebook”, mas não informa qual o tamanho dessa parcela, muito menos a origem do dado. Bastaria uma busca no Google para encontrar uma fonte segura, a Statista, informando que, em janeiro de 2017, 22,9% da população estava na rede de Mark Zuckerberg.

Para o americano Josh Miles, autor do livro Bold Brand, a tendência é as marcas focarem na produção de conteúdo de qualidade, mas não devem deixar de lado a regularidade.

“Você talvez crie uma obra de arte a todo momento, algo verdadeiramente bom, mas sem regularidade, talvez vá perder a atenção do seu público. Por outro lado, produzir com o nível de qualidade do BuzzFeed, por exemplo, com uma manchete chamativa e uma boa foto, talvez não seja tão bom. Acredito que haja um ponto ideal entre esses dois extremos.

Vejo alguém como a Fast Company Design Blog, que faz um bom trabalho publicando consistentemente conteúdo forte e muito bom, e que é atualizado diariamente. Esse é o tipo de coisa que eu sempre encorajaria um profissional de content marketing a fazer. É focar em como se pode mirar em algo que se possa produzir regularmente e com altíssimo nível. Assim, é seguro que se vai converter e ajudar o público com o passar do tempo.”

Nessa queda de braço entre quantidade e qualidade, o ponto de equilíbrio talvez seja conteúdo regular, consistente — que nem sequer demanda uma definição mais elaborada do que a do dicionário. O Priberam traz cinco sinônimos para o adjetivo: espesso, forte, rijo, encorpado, duradouro.

A consistência é importante por garantir que o content marketing não seja limitado a um determinado período. Para o autor e consultor dinamarquês Joakim Ditlev, um dos problemas que mais atrapalham as empresas é justamente o mindset típico de publicidade.

“A maioria das empresas está parada na ideia de campanhas. Acreditam que, em marketing, haja data de início e de encerramento. Mas não é assim que funciona em content marketing. Você começa algo sem saber quando vai terminar. Na verdade, você não deve ter uma data de encerramento. Você apenas faz crescer o meio enquanto fizer sentido para o seu negócio, pois colhe os benefícios mais de uma vez se fizer da forma correta. Portanto, ter uma operação capaz de manter o ritmo de entrega torna o conteúdo muito mais consistente.”

O livro Brandscaping argumenta que a produção de conteúdo de qualidade é algo valioso para uma empresa por ser uma forma de capital intelectual. Ao contrário de publicidade, conteúdo é algo que a empresa possui. Se for realmente valioso, será uma oportunidade de receita, um ativo em vez de uma despesa.

Na outra ponta, se uma marca se limitar a constantemente criar ativos digitais, como propagandas e promoções, aí não o valor será zero. Ao entregar conteúdo irrelevante para o público, a marca diminui sua autoridade em seu segmento. O valor do conteúdo é determinado pelo público. Um milhão de visualizações no YouTube provavelmente indicam um excelente conteúdo, mas isso não é necessariamente valioso. Já um canal no YouTube com um milhão de assinantes, aí, sim, é valioso. Por quê? Porque um assinante se compromete a consumir o conteúdo. Lembre que vivemos no mundo do opt-in.

Para identificar um conteúdo realmente valioso para o público, classifique-o numa escala de 1 a 10 para cada uma destas três virtudes:

  1. É publicado com regularidade?
  2. É de alta qualidade?
  3. É relevante para a marca?

A produção de conteúdo valioso inclui um compromisso assumido pela marca com o público. O melhor caminho para isso é tornar o calendário previsível. É isso o que as empresas de mídia vêm fazendo há décadas. Você sabe que um determinado programa vai ao ar todas as terças, às 21h. E que outro é diário, sempre ao meio-dia. E que sua revista preferida vai às bancas todo sábado. E por aí vai. Isso é o chamado calendário previsível.

Quando resolve lançar um conteúdo, você firma dois compromissos com o público: dar o seu melhor em prol da qualidade e publicar com uma regularidade tão clara que seja previsível.

Emails podem ser fonte de pauta

Andy Crestodina
Andy Crestodina

Evitar a mediocridade na produção de conteúdo pode ser o reflexo de hábitos simples. No Content Marketing World de 2017, por exemplo, Andy Crestodina, da Orbit Media, de Chicago, contou que, sempre que alguém faz uma pergunta mais técnica por email, ele responde e guarda a mensagem em uma pasta específica.

Dia desses, ele foi dar uma olhada nessa pasta e percebeu que tinha mais de 150 emails respondidos, todos com conteúdo precioso. Bastou organizar e editar as mensagens num arquivo de Word para depois publicá-las vários artigos no blog.

Republicar gera produtividade, mas exige cuidados

Republicar conteúdo antigo tem sido uma recomendação frequente entre especialistas em content marketing. O princípio é bastante simples: você seleciona um post que no passado teve ótimo desempenho e o traz de volta à lista dos mais recentes. Isso otimiza a produção de conteúdo de forma inteligente. Afinal, se todos os dias uma marca ganha novos leitores, uma fatia deles perdeu bons textos publicados antes de sua chegada. Sem contar que, mesmo entre os leitores antigos, somente uma parte estava atenta ao post especial quando ele foi ao ar.

A dúvida mais frequente é sobre o tipo de post mais adequado para “renascer”. O ideal é escolher aqueles poucos que ainda recebam tráfego do Google, mas você sabe que estão desatualizados. Ou, então, aqueles que têm potencial para ocupar o primeiro lugar nas buscas orgânicas do Google, mas não ocupam. Estas duas dicas foram apresentadas no mês passado pelo irlandês Ian Cleary (@iancleary) num artigo publicado pela revista americana Entrepreneur.

Alguns cuidados, porém, são necessários para não sofrer punições acidentais do Google segundo o Small Bizz Trends. Por isso, o Content Marketing Institute (CMI) apresentou duas opções de como trabalhar. A primeira opção é criar um novo post igual ao antigo, com eventuais atualizações. O post terá, portanto, uma nova URL. Você, então, redireciona a URL velha para a nova. Vejamos isso na prática usando como exemplo o post abaixo, do próprio CMI, que foi ao ar em 17 de abril de 2017.

Republicar conteúdo é uma ótima ideia, mas cuidado: o Google pode punir você - republicação do CMI
Perceba que a imagem ilustrativa indica que o conteúdo “voltou por demanda popular”.

Esse post, na verdade, foi originalmente publicado pela primeira vez em janeiro de 2015. Na ocasião, a URL era esta:

Essa URL foi redirecionada para a do novo post. Experimente clicar no link acima. Você será automaticamente redirecionado para o link abaixo:

Duas URLs facilitam a mensuração de resultados. Permitem aferir o desempenho em audiência e SEO em cada momento separadamente. O desempenho anterior não interfere tanto no atual.

No entanto, pode haver um problema de SEO. O Google pode interpretar a prática de republicar conteúdo num novo post como duplicação de conteúdo. O diálogo abaixo se deu no Twitter. Nele, o funcionário do Google John Mu esclarece uma dúvida sobre redirecionamento de URLs. Não é exatamente o mesmo caso que apresentei do CMI. Mas pode ser que, sim, o Google puna o novo post por entender que se trata de cópia. Ainda que você tenha copiado conteúdo de você mesmo.

Republicar conteúdo é uma ótima ideia, mas cuidado: o Google pode punir você
No Small Biz Trends, um diálogo entre o analista do Google John Mu (@johnmu) recomenda não indexar textos duplicados.

A segunda opção é simplesmente alterar a data antiga do post para uma data nova, com o cuidado de inserir uma nota do editor. Algo como “este post foi inicialmente publicado em 24 de janeiro de 2014. Foi atualizado e reeditado em 20 de abril de 2017“. O site Protocol 80 recomenda alguns cuidados:

  1. Mantenha a mesma URL. Modifique o post original, mas não publique um novo. Sua página pode ser punida por mecanismos de busca por conteúdo duplicado.
  2. Mantenha as palavras-chave mesmo que você altere o título.
  3. Seja transparente na nota do editor. Afinal, eles podem ficar confusos se virem uma data atual, mas comentários de meses ou anos atrás.
  4. Depois de meses ou anos, muitas coisas podem ter ficado desatualizadas. Atualize seu post para ter precisão. Verifique o que precisa ser mudado, adicionado ou apagado. Isso inclui:
    • Conteúdo que deixou de ser relevante;
    • Conteúdo desatualizado;
    • Estatísticas e exemplos que precisam ser atualizados;
    • Links para outros sites que agora podem estar quebrados;
    • Call-to-actions que perderam importância.

Ferramentas disponíveis no mercado

Existe uma infinidade de ferramentas que auxiliam na produção de conteúdo.

  • Automação de marketing (veja página específica)
  • ManageFlitter (gerenciamento de seguidores no Twitter)
  • Re-follow (gerenciamento de seguidores no Twitter)
  • Pinpuff (SEO para comércio)

Um erro muito frequente que empresas cometem é primeiro escolher ferramentas para só depois pensar na finalidade delas. Segundo o irlandês Ian Cleary, fundador da Razor Social, a estratégia de content marketing norteia a produção de conteúdo, que por sua vez serve de critério para a escolha de ferramentas.

Ian Cleary
Ian Cleary

Por exemplo, se você for investir em automação de marketing, vai ver que é uma ferramenta complicada, pois há uma curva de aprendizagem. Você primeiro aprende sobre a ferramenta e depois ajusta os processos da sua empresa. Isso exige um investimento mensal em treinamentos. Isso significa que é muito caro escolher a ferramenta errada.

O que acontece é que ou as pessoas não têm a estratégia certa ou não investem o tempo necessário para validar a ferramenta. Porque só assim elas podem ter certeza de que aquela é a ferramenta certa para a empresa.”

Nunca foi tão fácil produzir conteúdo medíocre

Jay Acunzo fala de conteúdo medíocre no CMW 2017
Jay Acunzo no CMW

Quando se fala de produção de conteúdo, a menção a exemplos de extrema qualidade é frequente, mas isso não significa que a maioria das empresas alcance esse patamar. Pelo contrário. Na palestra de abertura do Content Marketing World de 2017, em Cleveland, nos Estados Unidos, o keynote Jay Acunzo, fez a seguinte pergunta retórica:

“Numa escala de zero a dez, quem aqui sonha ser um nota cinco?”

A linha de raciocínio de Jay é a seguinte: ninguém quer ser um nota cinco porque isso significa ser mediano, medíocre. E nunca foi tão fácil ser medíocre. Existem hoje blogs que ensinam a fazer qualquer coisa. Tem até blog post sobre as dez melhores ferramentas para gerar títulos de blog posts.

A mesmice tomou conta do mercado, e no Brasil não é diferente.

“Queremos que as pessoas assinem nossos conteúdos, mas não dão a elas um motivo para fazer isso. Deveríamos seguir o que um blogueiro nos ensina ou aquilo que a a nossa intuição, a nossa experiência nos indica?”

Jay Acunzo é CEO do Unthinkable.

A irrelevância do conteúdo nas redes sociais

Uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, apontou em fevereiro de 2012 que os usuários estavam insatisfeitos com o conteúdo do Twitter, rede social em alta na ocasião. Apenas um em cada três tweets merecia ser lido, segundo os 1.443 usuários entrevistados. O restante era “puro lixo”.

Problemas frequentes

Não é fácil produzir conteúdo de qualidade e criar estrututa e cultura de content marketing. Com frequência, são mencionados os casos de sucesso, mas muitas empresas fracassam. Talvez elas representem a maioria. O livro Epic Content Marketing lista 16 deslizes frequentes, que reproduzimos abaixo.

  1. Você só fala de você: seus clientes não dão a mínima para você. Eles se preocupam com eles mesmos e com seus problemas. Muitas vezes nos esquecemos disso quando elogiamos nossos produtos, com os quais ninguém se importa. Quanto mais você fala de você, menoso conteúdo se espalha.
  2. Você tem medo de fracassar: assumir riscos e experimentar: esse é o caminho para descobrir as oportunidades de content marketing mais valiosas.
  3. Você exige pouco: o seu content marketing tem de ser o melhor em seu segmento. Melhor do que os seus concorrentes e melhor do que a mídia especializada. Como você pode querer ser visto como expert de confiança se não produzir o melhor conteúdo?
  4. Você não busca informações corretamente: a maioria das marcas terceiriza parte do processo de criação de conteúdo. Não tenha medo de encontrar os campeões de conteúdo dentro e fora de sua empresa, como jornalistas, escritores e agências.
  5. Você se comunica em silos: um dos mais frequentes erros de content marketing é contar histórias diferentes em canais diferentes — como relações públicas, comunicação corporativa, mídias sociais, e-mail e outras mídias. Todos os departamentos devem seguir um enredo corporativo consistente.
  6. Você não busca o desconforto: Seth Godin afirma em seu livro Linchpin que, se você não sair consistentemente da sua zona de conforto, você está condenado ao status quo. Faça algo completamente inesperado com o seu conteúdo de tempos em tempos.
  7. Não há call to action: todo conteúdo deve ter um call to action. Se não tiver, pelo menos, deve expor o verdadeiro propósito por trás da razão de existir daquele conteúdo.
  8. Você está muito concentrado em um canal específico: pare de pensar apenas em newsletter por e-mail ou Facebook. Pense no problema que dos seus clientes que você se propõe a resolver. Então, conte essa história de maneiras diferentes, em todos os lugares onde seus clientes buscam informações.
  9. Você tem um plano B: o que deve existir é tentativa e repetição. Esqueça um plano de backup. Se fizer isso, você admite que pode falhar antes mesmo de começar.
  10. O conteúdo não tem um dono: alguém em sua empresa (possivelmente, você) deve se apropriar do plano para evitar erros de content marketing.
  11. A diretoria não dá respaldo: empresas sem o apoio da diretoria estão 300% mais propensas a falhar do que as empresas que têm esse buy-in.
  12. Você não está imerso em seu segmento: em todos os lugares onde seus clientes estiverem, você precisa estar — seja on-line, impresso ou presencial.
  13. Você não serve um nicho suficientemente definido: você precisa ser o principal especialista do mundo em seu nicho. Escolha uma área de conteúdo que seja significativa para a sua empresa.
  14. Você é muito lento: a velocidade supera a perfeição na maioria dos casos. Crie um processo simplificado para o seu storytelling.
  15. A distribuição do conteúdo é inconsistente: content marketing é uma promessa para os seus clientes. Pense no jornal que você recebe toda manhã (se você o receber): quando não chega na hora, você não sente raiva? Pois então, você precisa ter a mesma mentalidade com seu content marketing. Distribua o conteúdo de forma consistente e periodicamente.
  16. Não há foco em mecanismos de busca: provavelmente, a maior parte do tráfego do seu site vem dos motores de busca, como o Google. Se você criar conteúdos com foco em busca, você consegue focar no problema de seus clientes, mas também é encontrado por eles.

Além desses 16 erros, existem alguns outros que convém mencionar.

Conteúdo inconsistente

Optar por não segmentar é um vício não apenas das empresas, mas também daqueles que deveriam fazer isso naturalmente: jornalistas. Em março de 2012, um infográfico trouxe o resultado de um estudo baseado nos perfis de profissionais de mídia no Twitter. O levantamento mostrou que havia naquela época três grupos: famosos (1%), experts (22%) e generalistas (77%).

Melhores horários para publicar nas redes sociais
Clique para ver o infográfico da CoSchedule e do Marketing Profs

Outra característica da publicação aleatória, sem foco em resultados, é a falta de linha editorial é a falta de um calendário editorial. Dados globais, como os que a CoSchedule e o Marketing Profs compilaram no infográfico ao lado dão sugestões dos melhores  horários para publicar em redes sociais. Ainda mais importante do que médias gerais é experimentar opções e encontrar a agenda mais adequada para a própria audiência.

Improdutividade

A produção de conteúdo de qualidade demanda tempo e energia, e os obstáculos são os mesmos de qualquer outra atividade. Uma pesquisa da Office Team reportada pela Inc. Magazine em 2017 mostrou que, enquanto trabalham, funcionários gastam 20% de seu tempo em tarefas pessoais, que nada têm a ver com o trabalho. As cinco atividades que mais desviam o foco dos colaboradores são:

  1. Email pessoal;
  2. Redes sociais;
  3. Sites de esportes;
  4. Jogos mobile;
  5. Sites de compra online.

Juntas, essas atividades consomem 98 minutos diários de uma pessoa. Em uma jornada de 8h, isso corresponde a cerca de 20% da carga horária total. Entre profissionais com idade entre 18 e 34 anos, o desperdício é ainda maior, chegando a 118 minutos por dia — quase 25%. Foram ouvidos mais de 600 profissionais de empresas com pelo menos 20 colaboradores. Metade dos entrevistados são gerentes experientes. O estudo não foca especificamente em equipes de produção de conteúdo, mas elas estão no contexto.

Mancadas de content marketing

Diferentemente do mundo ideal dos posts, livros, palestras e aulas, quando se coloca a mão na massa, erros acontecem. Marcas consagradas também entram na dança.

Caso AT&T

AT&T fez SPAM
A marcação em laranja indica que os tweets da AT&T foram inseridos em intervalos curtos. Clique na imagem para vê-la ampliada.

A história registra mancadas na produção de conteúdo ou interação com o público. Em março de 2012, o perfil oficial da AT&T no Twitter (@att) foi flagrado enviando mensagens repetidamente para promover o evento de basquete NCAA‘s March Madness e foi flagrado pelo HubSpot.

O gestor de redes sociais da AT&T nos Estados Unidos, Chris Baccus, admitiu a falha. Ele próprio tratou de apagar os tweets na quinta-feira cedo. Depois explicou que houve um erro no filtro dos que seriam contatados na campanha.

A seleção deveria ter obedecido ao seguinte critério: ser blogueiro, morar nas cidades em que o evento será realizado e twittar sobre basquete. No entanto, a seleção foi feita atendendo a um dos três critérios, e não aos três simultaneamente. Resultado: muito mais gente foi selecionada, sem segmentação.

O erro poderia ter gerado sérios problemas para a AT&T. Na página de regras do Twitter, são claramente proibidas as práticas de SPAM, sob pena de ter a conta suspensa. Mesmo que tivesse filtrado corretamente os usuários, a empresa poderia ter violado uma das regras do microblog, que é não automatizar mensagens.

Vodca Belvedere

Também em 2012, uma campanha publicitária feita para a marca de vodca Belvedere gerou polêmica. A agência Arnell Group criou a imagem de uma mulher assustada sendo agarrada por um homem sorrindo maliciosamente, coberta pela frase “Ao contrário de algumas pessoas, Belvedere sempre desce suavemente”.

campanha infeliz da Belvedere

Vodca Belvedere
A sugestão de violência provocou reações de perplexidade.

O CEO da Belvedere na ocasião, Charles Gibb, precisou pedir desculpas publicamente no site e nas redes sociais da empresa.


Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto e diretor do Comunique-se. Publicou o primeiro livro sobre o content marketing em português em 2013. Foi eleito o profissional do ano em 2014 pela Digitalks. É desde 2014 jurado do Content Marketing Awards.


Este artigo foi originalmente publicado em 10 de março de 2012 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.