As melhores frases do Content Marketing World farão você pensar

Content Marketing World

O Content Marketing World é o principal evento de content marketing no mundo. É realizado em Cleveland, nos Estados Unidos, para cerca de 4 mil participantes de 50 países. O público é formado majoritariamente por profissionais de marketing experientes, na maioria representando grandes empresas ou agências. A primeira edição foi realizada em 2011.

Participo desde 2012 como espectador, desde 2015 como jurado e desde 2016 como palestrante. Sempre anoto as frases que geram bons insights durante as palestras. E os compartilho aqui, neste post.

Qualidade do conteúdo

“A competição comoditiza a competência. Todos os dias, todos estão ficando melhores em blogs, podcasts, eventos. Todos estão no mesmo nível. Mas há uma coisa que ninguém pode tirar de você: o seu amor pelo conteúdo. Você está fazendo conteúdo ou está fazendo a diferença? Você realmente ama o seu conteúdo? Não confie nas pessoas da sua empresa que tentam criar a máquina de fazer conteúdo. É a paixão que distingue você.”
Jay Baer, fundador do Convince & Convert e autor de dois best-sellers (2015)

“Fazer conteúdo medíocre faz mais mal à marca do que não fazer nenhum conteúdo.”
Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (2016)

“O bom conteúdo é baseado em opinião forte e pesquisa original.”
Andy Crestodina, fundador da Orbit Media (2016)

“A maioria dos profissionais de content marketing não tem uma veia de inspiração. Eles só querem aumentar o número de seguidores. Esse é o problema. Eles não tentam inspirar ninguém”.
Jay Acunzo, ex-CMO do Google e autor de Unthinkable (2017)

“As pessoas erram ao acreditar que o conteúdo deva dar sprint o tempo todo.”
Ann Handley, fundadora do Marketing Profs (2016)

“As cinco características do conteúdo eficiente são: alcance, awareness, satisfação, valor e qualidade editorial.”
Andrea Ames, da IBM (2016)

Storytelling

“As pessoas querem ouvir histórias, mas as marcas não contam mais histórias. Elas estão muito ocupadas com gimmicks, gizmos, aplicativos, celebridades, ofertas, preços e promoções.”
Don Schultz, professor emérito de Serviços da Northwestern University (2013)

Formação de público

“Conteúdo gera atenção, interesse, compras e fidelidade. Construa um público primeiro e, então, encontre um jeito de monetizá-lo.”
Robert Rose, CMO do Content Marketing Institute (2017)

“Estamos conseguindo encontrar o caminho do content marketing, que é formar um público fiel.”
Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (2017)

“Perguntamos aos nossos clientes qual o principal objetivo de content marketing e 68% deles disseram que é engajamento. Concordo, pois se você for direto para as vendas, perde uma parte interessante do processo.”
Robert Murray, presidente do Skyword (2013)

“Assinante é aquele que se cadastrou. Membro é quem realmente se engaja.”
Ayat Shukairy, autora de Conversion Optimization (2016)

“Ter pessoas clicando e saindo do seu site é apenas perda de tempo. Ter alguém novo em seu mailing é o que realmente aumenta a conversão.”
Brian Clark, fundador do Copyblogger (2013)

“Mais de 70% das pessoas que visitam o seu site nunca voltarão. Por isso, construir um mailing ainda é absolutamente crucial.”
Ian Cleary, fundador do Razor Social (2016)

“A landing page é a página mais importante do seu site. Muitas oportunidades estão concentradas nela.
Chris Goward, fundador do Wider Funnel (2013)

Estratégia

“Apenas três em cada dez empresas documentam sua missão editorial. Empresas que documentam suas estratégias são quatro vezes mais eficazes do que aquelas que não documentam. Como diz Don Schultz, tudo o que a sua empresa faz pode ser copiado, exceto uma coisa: a maneira como você se comunica.”
Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (2015)

“Só seremos estratégicos se soubermos o que os nossos clientes desejam obter de nós.”
Adele Revella, fundadora do Buyer Persona Institute (2016)

Conteúdo útil

“É nosso dever compartilhar conhecimento. Simplesmente porque são as empresas mais generosas que vencem.”
Andy Crestodina, fundador da Orbit Media (2017)

“Se você vende algo a alguém, você pode conquistar um cliente hoje. Mas se você ajuda alguém, você ganhará muito mais do que uma venda. Seja um fazendeiro, e não um caçador.”
Jay Baer, fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility (2013)

“As pessoas dizem: ‘seja uma empresa fora de série que tudo se resolve. Veja o exemplo da Apple. Ok, está certo. Isso é verdade. Acontece que sua marca provavelmente não é fora de série. Então, seja útil”.
Jay Baer, fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility (2014)

“Faça um marketing tão útil que as pessoas pagariam por ele.”
Jay Baer, fundador do site Convince & Convert e autor do livro Youtility (2013)

Buyer Personas

“Sabe quem é a autoridade máxima sobre comportamento do cliente dentro da sua empresa? Provavelmente, ninguém.”
Adele Revella, presidente do Buyer Personas Institute (2013)

“Não pesquise palavras-chave. Descubra o que os entrevistados dizem, com as palavras deles.”
Ardath Albee, fundadora do Marketing Interactions Inc. (2015)

“A maioria dos consumidores não quer se relacionar com a sua marca. Talvez eles esperem que a sua marca apresente uma solução a eles”.
Chris Goward, fundador do Wider Funnel (2013)

“Você precisa construir uma relação de confiança com os seus clientes. Procure ficar próximo deles e entender tudo sobre eles.”
Lars Silberbauer, head de social media da Lego (2016)

“Se você conhecer o seu público-alvo, a sua história será relevante. E se você fizer as pessoas rirem, elas provavelmente voltarão ao seu site. Portanto, tenha senso de humor.”
Nancy Pardo, editora e escritora especializada da PTC (2013).

”A voz que ouvimos todos os dias, em todas as reuniões, é a voz da empresa. Não ouvimos os clientes. Se você quer saber como impulsionar seu conteúdo, pergunte aos seus clientes.”
Adele Revella, presidente do Buyer Personas Institute (2013)

Mensuração de resultados

“Devemos celebrar não apenas nossos sucessos, mas também os nossos fracassos.”
Jonathan Mildenhall, vice-presidente de Estratégia de Propaganda Global da Coca-Cola (2013)

“O investimento em uma campanha é uma despesa, e não um investimento. É muito similar à gasolina, que não é um investimento para o dono do carro, mas um gasto. O ROI [retorno sobre o investimento] deve ser calculado para o programa de content marketing como um todo.”
Robert Rose, CMO do Content Marketing Institute (2015)

“Conteúdo é o rei. Mas por trás de um rei há sempre uma rainha — a rainha do faturamento”.
Chris Goward, fundador do Wider Funnel (2013)

“Profissionais de marketing não gostam de mensurar resultados. Apenas 15% deles o fazem. Mas, sem mensurar resultados, como podem saber se aquilo que fazem está funcionando? Pegar o telefone e conversar com os seus consumidores também é uma forma de mensurar resultados.”
Jon Wuebben, CEO da Content Launch e autor de Content is Currency (2013)

“Mensurar resultados é diferente de reportar resultados. Pare de mensurar tudo.”
Andrew Davis, autor do livro Brandscaping (2016)

Distribuição de conteúdo

“As pessoas não querem se relacionar com marcas. Elas querem se relacionar com pessoas. Sua marca está em todos os lugares, mas não deveria.”
Kristina Halvorson, CEO da Brain Terrific (2015)

“A missão do LinkedIn é conectar pessoas e torná-las mais produtivas. Nosso conteúdo é profissional. O que as pessoas fazem na vida profissional online é diferente daquilo que elas fazem na vida pessoal online. A mesma pessoa que se conecta ao LinkedIn durante o dia se conecta ao Facebook à noite.”
Jonathan Lister, vice-presidente de vendas do LinkedIn na América do Norte (2013)

“Em vídeos, não se trata de B2B nem B2C. É P2P: pessoas para pessoas.”
Mari Smith, palestrante e autora (2016)

“Você é tão bom quanto o seu último vídeo. Então, você deve postar um novo vídeo por semana no YouTube e vários por semana no Facebook. Os vídeos devem ter personalidade, clareza, consistência e autenticidade.”
Matthew Patrick, youtuber e fundador do Theorist Inc. (2015)

“Quais são as cinco primeiras letras da palavra ‘autoridade’? São ‘autor’. É isso: publicar um livro o transforma em autoridade no assunto”.
Adam Witty, CEO da Advantage Media Group (2015)

“Use imagens. Quando as pessoas veem uma imagem, elas a associam a alguma coisa.”
Todd Wheatland, vice-presidente de Marketing da Kelly Services (2013)

“Webinars são ímãs que atraem prospects. Há muitos webinars hoje nos Estados Unidos. As pessoas assistem a eles ou por curiosidade ou porque estão atrás de uma solução.”
Mike Agron, fundador do Web Attract e especialista em webinars (2013)

Tendências

“Conteúdo inteligente exige uma mudança cultural na empresa. Ele contém cinco características: é modular, estruturado, reutilizável, livre de formato e rico em semântica.”
Scott Abel, fundador do The Content Wrangler (2013)

“Experimente as novidades logo. Experimente antes que os outros porque custa menos. Você não precisa ler sobre novas plataformas. Precisa experimentá-las.”
Linda Boff, CMO da GE (2017)

“Marketing de Influência é baseado em autenticidade, variedade mensurável, confiança, escala, qualidade e alcance.”
Lee Odden, autor de Optimize e fundador do Top Rank Blog (2017)


Em 2012, a Tracto se tornou parceira do Content Marketing Institute, que foi vendido em 2016 para a UBM.

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.