Home Definição de content marketing O que é content marketing?

O que é content marketing?

3 min de leitura

Afinal, o que é cO que é content marketing?ontent marketing (ou marketing de conteúdo)? De forma simplificada, é um método que tem como objetivo gerar resultado para empresas por meio da entrega de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Sua finalidade é gerar resultados efetivos — como novos clientes, receita e brand equity — e não apenas resultados restritos à comunicação, como audiência, interação, curtidas.

A definição mais utilizada globalmente é a de Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, de Cleveland, nos Estados Unidos.

“É uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

Já entendeu o que é content marketing?

Então, agora é ora de implantar. Nas empresas, isso se faz basicamente em cinco etapas:

  1. Definição de objetivos;
  2. Identificação do público-alvo;
  3. Produção de conteúdo relevante;
  4. Distribuição do conteúdo;
  5. Mensuração de resultados.

A prática de gerar conteúdo de marca é antiga. Há registros de casos no início do século XIX. A recente popularização da internet apenas permitiu que empresas criassem canais de comunicação direta com os seus públicos-alvo por diversos canais.

No Brasil, até mais ou menos 2013, era comum as pessoas associarem equivocadamente content marketing a comunicação por redes sociais. Embora plataformas como Linkedin, Twitter e Facebook façam parte do escopo, elas estão longe de ser as únicas. E ainda mais longe de ser as mais importantes. Eventos, blogs, sites, e-mails, pesquisas, e-books, revistas impressas e muitas outras táticas compõem esse universo.

Mais recentemente, o content marketing passou a ser mais associado a inbound marketing. Embora haja muitas similaridades, são abordagens diferentes entre si.

Content marketing x propaganda

O método não deve ser confundido com propaganda. O propósito de um programa de content marketing é criar uma relação longa da marca com o público, fortemente amparada no compartilhamento de conteúdo útil e relevante. Em suma, as empresas publicam em diversos canais aquilo que sabem, e não o que vendem. É uma relação, portanto, de longo prazo.

Content marketing não se propõe a substituir a propaganda, que como um instrumento de comunicação se adapta aos formatos de mídia que surgem a todo momento. Portanto, content marketing e propaganda podem (e devem) perfeitamente coexistir. Enquanto o conteúdo útil e relevante visa a fomentar a audiência, a propaganda tem como finalidade converter essa audiência em oportunidades comerciais.∞

Cassio Politi
Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Este post foi inicialmente publicado em 24 de janeiro de 2014. Foi atualizado e reeditado em 20 de abril de 2017.
Veja mais posts em Definição de content marketing
Você tem autorização para republicar este post em seu site. As condições indispensáveis para isso são: (1) Dar o devido crédito para a Tracto; (2) Criar um link de seu site para este post.

Post relacionado

Apple tropeçou no Japão por falta de buyer personas

Para você entender o que a falta de buyer personas numa estratégica de marketing pode prov…