Você ainda usa o Facebook? A sua resposta individual tem muito pouco peso no contexto deste post. A questão é saber se o público que a sua marca pretende alcançar está no Facebook ou não. Este é um dos princípios de content marketing. Em outubro de 2019, por exemplo, o Facebook deixou de figurar entre os apps mais importantes do mundo segundo uma pesquisa feita com 13 mil pessoas. Ainda assim, não custa revisitar os números do gigante das redes sociais, com dados coletados de diversas fontes pelo site Acodez, que reproduzimos a seguir.
Chama a atenção o fato de que, em abril de 2019, quando havíamos atualizado este post pela última vez, o Facebook levava uma pequena vantagem no número de usuários ativos sobre o YouTube. O ranking era o seguinte: Facebook em primeiro (2,3 bilhões), seguido de Youtube (1,9 bi) e WhatsApp (1,5 bi). A vantagem foi ampliada e, agora, há empate técnico entre YouTube e WhatsApp na segunda colocação. Lembre-se de que o WhatsApp pertence ao Facebook desde 2014.
Os dados do gráfico são de julho de 2020:
Embora possa parecer que o Instagram é muito usado, pelo menos no Brasil ele é apenas o 6º mais popular. Fica atrás do Messenger e do chinês WeChat.
Ranking de países
O Brasil segue na quarta posição no ranking dos países que mais acessam o Facebook. Curiosamente, é a Índia — e não os Estados Unidos — quem ocupa a primeira posição.
O que definitivamente parece ter mudado nos últimos anos é a forma como as pessoas acessam o Facebook. O conceito de mobile first impera, como era previsto anos atrás. Ou seja, as pessoas usam prioritariamente seus dispositivos móveis, como celulares e tablets. Computadores, como laptops e desktops são definitivamente a segunda opção.
Takeaways
O Facebook pode dar a sensação de não ser tão relevante para quem prefere acessar outras redes, mas cuidado: ele ainda é muito acessado, sim. Por isso, quando for escolher canais, avalie onde seu público estar. É muito cedo para ignorar a rede de Mark Zuckerberg.
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Este artigo foi originalmente publicado em 16 de abril de 2019 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.