Pode parecer que o Facebook perdeu força como rede social — especialmente entre os mais jovens —, mas três em cada dez pessoas ainda acessam essa rede social pelo menos seis vezes por dia em âmbito global. É o que mostra um estudo da plataforma americana de referral Mention.me.
A tabela abaixo mostra o percentual de pessoas que têm uma conta ativa em cada plataforma e o percentual de pessoas que acessam a plataforma pelo menos seis vezes por dia.
Serviço | Têm conta ativa | Acessam 6+ vezes por dia |
70% | 32% | |
49% | 24% | |
YouTube | 55% | 14% |
36% | 14% | |
32% | NI* | |
Snapchat | 22% | 10% |
Vero | 9% | 5% |
(*) O post não informou os dados do Instagram. |
A pesquisa indica, ainda, que Facebook, Instagram e Snapchat são mais usados para relacionamento com amigos. E que o Twitter é o mais usado dos serviços pesquisados para o acompanhamento de notícias.
Em tempo: caso você não conheça o Vero, que aparece na lista, trata-se de uma rede social exclusiva para dispositivos móveis que, em contraponto às críticas de excesso de propaganda no Facebook, promete não bombardear os usuários com anúncios.
Ainda com relação ao Facebook, outro dado que contraria a percepção de resfriamento é a quantidade de usuários ativos, que segue crescendo segundo o Statista. Em junho de 2018, o número de usuários ativos chega a quase 2,2 bilhões.
Redes sociais foram percebidas como o epicentro do content marketing alguns anos atrás, mas a necessidade de se pagar pela promoção dos posts fez essa percepção se enfraquecer. As mudanças de 2018 nos algoritmos do Facebook, que passaram a priorizar a visibilidade de posts pessoais em detrimento dos posts de marcas, reforçaram essa ideia.∞