O que é marketing de influência? E como pode ajudar em content marketing?

A melhor definição de marketing de influência é do Portal Comunique-se:

“Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso ocorre porque estabeleceram com ela uma relação de confiança legítima.”

Essa atividade está em pleno crescimento no Brasil, enquanto nos Estados Unidos já é uma realidade.

Por que influenciadores têm mais persuasão?

As pessoas confiam mais em quem elas conhecem, e isso não é de hoje. Em março de 2012, o Mashable fez uma pesquisa com 250 usuários de Twitter e, a partir da experiência, publicou a lista dos aspectos que fazem um tweet parecer mais confiável ou menos confiável.

As três características que mais tornam um tweet confiável são:

  1. Post é de autoria de alguém em quem o usuário confia.
  2. O autor é expert no assunto.
  3. O usuário segue o autor.

E as três que o tornam mais suspeito são:

  1. Erros de gramática ou de pontuação.
  2. Foto do perfil é imagem default do Twitter.
  3. Imagem do usuário é personagem de desenho animado ou avatar.

Os três círculos de influência

Um dos grandes benefícios de parcerias com influenciadores é conseguir ativar os três círculos da influência, conceito apresentado no livro Epic Content Marketing.

  • No primeiro círculo da influência, está o público fiel da marca. São aquelas pessoas que vão compartilhar qualquer coisa porque estão cegas de amor. É o caso, inclusive, do influenciador que se tornou advogado da marca — ou no mínimo parceiro dela.
  • No segundo círculo, estão os amigos dos fãs. Para a marca, é relativamente fácil alcançá-los porque eles vão receber a recomendação de um amigo.
  • O terceiro círculo é o mais importante. Lá ficam os amigos dos amigos dos fãs. São pessoas que provavelmente não têm conexão com a marca. Isso significa que elas só vão compartilhar se considerarem o conteúdo realmente digno de ser compartilhado. Esse é o Nirvana.
Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.

 

Este artigo foi originalmente publicado em 19 de setembro de 2017 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.