Por que é importante estar nos cinco primeiros resultados do Google?

De acordo com o Zero Limit Web, os cinco primeiros resultados, somados, recebem 68% dos cliques. Do 6º ao 10º, juntos, recebem apenas 4%. Segundo o Ahrefs, o primeiro resultado tem cerca de 26% desses 68% vão para o primeiro lugar. No entanto, quando uma SERP (página de resultado do Google) aparece, o snippet “rouba” audiência. O snippet, então, recebe 8,6% dos cliques, deixando apenas 19,6% para o primeiro resultado.

Resultado de SEO e snippet

Existe outras formas de busca online, como Bing, Baidu, Siri etc. Mas, quando se fala de SEO, a conexão com o Google é automática porque, segundo o Smart Insights, quatro em cada cinco buscas online são feitas no Google. E, dentro do Google, dados do Similar Web mostram que os resultados orgânicos nas SERPs (páginas que exibem os resultados da busca no Google) recebem mais de 95% dos cliques, deixando apenas 5% para os resultados de anúncios.

Alcançar o topo do Google não é rápido e depende de inúmeros fatores internos (qualidade do conteúdo e aspectos técnicos) e externos (nível de disputa pelo termo). O site Ahrefs fez um levantamento com 2 milhões de palavras-chave escolhidas aleatoriamente. Então, observou há quantos dias havia sido publicado cada um dos dez primeiros colocados na busca do Google. Em geral, os primeiros colocados estão no ar há mais de 900 dias — quase três anos.

SEO - idade dos 10 primeiros resultados do Google

Somente 5,7% dos posts vão conseguir chegar ao top-10 do Google em menos de um ano.∞

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.