Uma pessoa comum vê cerca de 5 mil marcas por dia. Em 1984, eram 2 mil. Foi o que concluiu uma pesquisa da Media Dynamics publicada pelo SJ Insights em setembro de 2014. O estudo mostra que uma pessoa:
- É exposta a mais de 5 mil marcas por dia;
- É exposta a 362 anúncios por dia;
- Nota 153 desses anúncios;
- Retém na memória 86 deles;
- Está disposta a se engajar com 12 deles.
O gráfico do estudo mostra, ainda, que o aumento de exposição a anúncios cresceu nos últimos 70 anos, mas não muito. O surgimento da TV que fez o consumo de mídia, por sua vez, aumentar drasticamente.
Na era digital, a superexposição à propaganda fez crescer o número de dispositivos com bloqueadores de anúncio — os ad blockers. Um estudo da PageFair 2017 Global Adblock Report mostra que 615 milhões de aparelhos têm esse recurso em 2017.
Em grande parte, é por isso que técnicas como content marketing e marketing de influência vêm se fortalecendo desde 2010 no mundo todo. Busca-se criar um outro relacionamento com o público, mais baseado na conexão emocional em vez da comunicação por interrupção.∞