Landing page é a página de entrada de um site. É por ela que o usuário começa a navegação. Daí vem a analogia com o termo página de aterrissagem. Para quem produz conteúdo educativo, landing page é normalmente a página que contém o formulário que dá acesso a um documento em PDF, inscrição em evento ou webinar etc.
As ações de comunicação, como campanhas em redes sociais ou por email, normalmente fazem link direto para essa página que contém o formulário. Portanto, estimula que a navegação no site comece por ela — e por isso é considerada uma landing page.
Como usar landing page em conteúdo educativo
Com base em posts publicados por Success Agency, Landingi, Conversion XL e RIS Media, listamos abaixo algumas boas práticas relacionadas a landing pages para conteúdo educativo dentro de um programa de content marketing:
- Invista tempo e energia no título da página. Assim como em posts, ele é fundamental para o sucesso da página.
- Mostre claramente os benefícios. O que exatamente o usuário obterá após preencher o formulário?
- Não bagunce a landing page. Segundo a RIS Media, páginas confusas perdem 33% da conversão. Lembre-se: menos é mais.
- Escrever é a arte de cortar palavras. Mantenha o conteúdo da LP focado no propósito central do conteúdo oferecido. Isso vale para LPs também.
- Use tópicos em bullets. Isso organiza a informação.
- Use calls-to-action com orientações diretas e claras, como “Inscreva-se”, “Solicite” etc.
- Pense na localização dos botões. Evite obrigar o usuário a rolar a página para baixo.
- Deixe visível o social proof, que é a quantidade de seguidores que você tem em determinadas plataformas sociais.
- Utilize imagens relevantes ou, de preferência, vídeos. Não utilize meramente fotos de bancos de imagens para ilustrar sem comunicar.
- Não permita que o usuário se desvie de seu caminho. Por isso, não é recomendável ter — ou destacar — links.
- Não peça informações em excesso. Ninguém gosta de ser bombardeado com perguntas.
- Certifique-se de que a landing page esteja otimizada para dispositivos móveis.
- Teste a landing page antes de publicá-la.
- Crie uma boa página de agradecimento (Thank You Page), que é a página que o usuário acessa depois do preenchimento do formulário.
Um bom exemplo de landing page
A empresa americana Solar Pulse conseguiu melhorar em 42% o desempenho de uma landing page. O caso foi contado num post publicado em agosto de 2017 no site Conversion Sciences e é útil para profissionais de content marketing, que muitas vezes vivem a pressão por melhorar as taxas de conversão. Inicialmente, a landing page foi publicada assim:

Chris Cooper, autor do post, conta que identificou os seguintes problemas na landing page:
- Havia muito texto na página.
- O usuário tinha de percorrer um caminho muito longo até preencher o formulário.
- Havia muitas notas de rodapé.
- O usuário não sabia direito para onde olhar.
A página foi refeita seguindo esta estrutura:

A ideia foi implementar melhorias como:
- Distinguir bem títulos de subtítulos.
- Título serve para dar uma espécie de tapa na cara. Vai direto ao ponto.
- Os subtítulos organizam o texto. Trazem uma prévia do que será visto.
- E os textos precisam ser curtos. Lembre sempre que escrever é a arte de cortar palavras.
Eis o resultado final:

Este artigo foi originalmente publicado em 6 de dezembro de 2013 e é constantemente atualizado e enriquecido.