
Joe Pulizzi
O princípio básico de content marketing é a geração de conteúdo com foco na geração de resultados — como aumento de vendas, retenção de clientes, força da marca etc.
É nesse ponto que content marketing pode ser confundido com campanha publicitária. Afinal, a lógica é a mesma.
O que nos confunde ainda mais é o fato de muitos cases de content marketing terem perfil mais próximo de publicidade do que de conteúdo propriamente dito.
Afinal, content marketing é compartilhamento de conhecimento, propaganda ou ambos? Fiz essa a pergunta a Joe Pulizzi, fundador e CEO do Content Marketing Institute, dos Estados Unidos, e autor de três dos principais livros sobre o tema.
Veja a seguir a resposta dele e, mais abaixo, o vídeo (legendado).
“Se você analisar algumas propagandas que existem, há muitas que contam histórias. Mas isso não significa que são content marketing.
Quando um vídeo ganha efeito viral ou um anúncio está na televisão e também online, acho fantástico. Como profissionais de content marketing, não somos contra o uso de propaganda de forma alguma.
Mas um dos pilares de content marketing diz respeito a consistência. Se nos vemos como publishers e como empresas de mídia, temos de ter certeza da consistência da mensagem que queremos criar.
Não queremos ver content marketing como uma campanha. Se você enxerga content marketing como uma campanha, significa que haverá uma data de encerramento.
E se há uma data de encerramento, não se trata de uma abordagem de content marketing para o seu negócio porque o que queremos no longo prazo é nos tornarmos os experts, líderes em informação, para nossos consumidores. Para fazer isso, é preciso gerar conteúdo todo dia, ou toda semana, ou todo mês, ou qualquer que seja a periodicidade.
Então, eu diria que, sim, há espaço para propaganda. E, quando a propaganda é inteligente, não é content marketing, mas funciona muito bem.
No entanto, para content marketing, temos de ter uma abordagem consistente de distribuição do conteúdo por qualquer que seja o canal, e não apenas encarar tudo isso como propaganda.
Eu diria, ainda, que você pode adotar content marketing e conseguir mais audiência por meio de propaganda. Esta é uma abordagem interessante. Mas eu não diria que propaganda é necessariamente content marketing.”
Acompanhe abaixo a conversa, gravada por Skype.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.