Artigo de Heidi Cohen originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA.
Todo profissional, independentemente do tipo de organização em que trabalha (B2C, B2B, sem fins lucrativos ou empreendedor), deseja que o conteúdo que gere tráfego e ajude a construir audiência. Para esta finalidade, é uma ótima ideia fazer seus leitores se sentirem especiais por meio da criação de content marketing eficaz, que proporcione acesso exclusivo às informações.
Para minimizar os custos e alavancar distribuição e promoção, é útil ter um plano em ação, desde o começo do seu programa de conteúdo. As melhores práticas e dicas de content marketing a seguir vão ajudar você a criar um plano que seja o mais eficiente e eficaz possível.
Criação de conteúdo eficiente
Não importa se você oferece ao mercado produtos físicos, serviços, e/ou mídia, essas dicas e ideias vão ajudar você a aumentar o volume de conteúdo que você pode criar de forma eficiente para dar suporte aos seus objetivos de negócio.
1. Dê ao seu público uma visão dos bastidores da sua empresa: pense como um teatro aplicado ao conteúdo. Você precisa responder à pergunta sobre o que o público acha interessante saber. A força deste tipo de informação é que ele não precisa ser criado no mesmo formato do resto do seu conteúdo. Na verdade, muitas vezes é melhor que seja gratuito.
Dica contestável de content marketing: forneça um show bastidores ao seu público, seja por meio de storytelling, fotos adicionais, vídeos ou outros formatos. Até as empresas “chatas” podem aproveitar o poder de conversar com os funcionários para dar vida a um produto. Encontre os membros de sua equipe que são apaixonados por seu produto, independentemente de suas funções dentro da empresa. São esses evangelistas internos que podem realmente trazer a sua marca para a vida.
2. Conteúdo especial: forneça informações exclusivas que o seu público não vá encontrar em nenhum outro lugar. É útil levar as pessoas a visitar o seu outro conteúdo e redes sociais, e você pode utilizar uma ampla gama de formatos, tais como checklists, vídeos, artigos ensinando como fazer e planilhas.
Dica contestável de content marketing: desenvolva um plano para a criação desse conteúdo ao mesmo tempo em que você cria o seu conteúdo principal, de modo que você possa obter mais valor a partir do talento e dos recursos pelos quais que você está pagando, bem como garantir que o seu conteúdo tenha visual e sentimentos consistentes. Para conhecer um bom exemplo, confira o que Pat Flynn fez para o lançamento de seu livro, “Let Go“.
3. Entrevistas: enquanto muitas empresas de mídia usam entrevistas como o âmago de suas ofertas de conteúdo, tome uma página como a comediante Jon Stewart, que estende suas entrevistas para serem usadas especificamente como conteúdo acessível pela de web unicamente.
Dica contestável de content marketing: avalie o potencial de explorar informações adicionais sobre os tópicos que você usa para seus principais ativos de conteúdo. Além disso, considere conversar com as pessoas-chave relacionadas ao assunto abordado. Para muitas empresas, trata-se dos seus funcionários, assim como especialistas externos.
4. Q&A: acrescente valor ao seu conteúdo respondendo perguntas que feitas pelo seu público, colegas de mercado e colegas de empresa. Assim como acontece com as informações de bastidores, você pode coletar esses dados como parte de seu processo de criação de conteúdo. Mais uma vez, este conteúdo pode ser desenvolvido com o uso de vídeo, áudio e/ou texto.
Dica contestável de content marketing: seja criativo em termos de pessoas com quem você conversa. Não se limite aos que apresentam o seu conteúdo principal. Se você acabou de fazer uma apresentação ou um webinar, use as perguntas do seu público. Como alternativa, use os seus canais de comunicação para enviar perguntas a um público mais amplo para obter seus cadastros também. Como exemplo, aqui está um round-up em que perguntei a especialistas para definir content marketing.
5. Outtakes: aprenda com a indústria do cinema, que empacota seus DVDs com cenas extras especiais. Nenhuma promoção de filme é concluída atualmente sem conteúdo adicional que seduz o público para o desenvolvimento de um relacionamento mais profundo com o seu negócio.
Dica contestável de content marketing: planeje filmar cenas adicionais quando você está capturando conteúdo para filmes, vídeos e fotos.
6. Curadoria de conteúdo: o objetivo aqui é oferecer recursos para que o seu público reforce a sua visão e experiência na área. Isso é particularmente útil para agregar valor a um conteúdo mais profundo. É também uma boa maneira de adaptar o seu conteúdo mais antigo e dar-lhe nova vida.
Dica contestável de content marketing: em vez de produzir uma coleção de links, adicione comentários para o conteúdo existente para ajudar o público a compreender melhor as questões abordadas. Assim como fazem muitas organizações, Content Marketing Institute inclusive, o conteúdo de curadoria pode servir como base de uma newsletter semanal que você entrega para o seu público.
7. Background: Não assuma que o público está familiarizado com todos os prós e contras do seu tema escolhido. Crie conteúdo que forneça as informações necessárias para a melhor compreensão das questões abordadas em seu conteúdo ― sem desvalorizá-las.
Dica contestável de content marketing: faça curadoria de seu conteúdo antigo (assim como conteúdo de outras fontes) para preencher as lacunas sobre temas mais complexos. Certifique-se de que você adicione comentários para orientar os leitores e proporcionar-lhe valor e perspectiva adicionais.
3 dicas adicionais para fazer seu conteúdo ser mais eficaz:
- Crie conteúdo exclusivo simultaneamente ao seu conteúdo central: Ao fazer isso, você garante a continuidade em toda a sua informação e obtém vantagem de recursos externos e do talento.
- Use formatos de conteúdo diferentes: Não se limite a texto. Entenda que pessoas absorvem conteúdo de formas diferentes. Considere fotos, vídeos, podcasts e apresentações.
- Assegure que os contratos de talentos dão a você direitos para redirecionar e distribuir qualquer parte do conteúdo criado em vários formatos e plataformas: Embora esta seja uma questão jurídica, é fundamental garantir que você esteja protegido e não precise gastar mais do que o previsto.
Profissionais, independentemente da área, precisam continuamente de conteúdo novo, fresco. Cada vez que você bola um novo esforço de content marketing, tenha certeza de que você dê acesso a informação exclusiva e adicional que o seu público deseje.
Com sede em Cleveland, nos Estados Unidos, o Content Marketing Institute é um das mais respeitadas instituições especializadas em content marketing no mundo. Organiza anualmente o Content Marketing World, evento que planeja reunir 2.500 profissionais de 40 países em 2014. A Tracto é sua parceira de mídia no Brasil.
→ A Tracto tem explícita autorização do Content Marketing Institute para traduzir e publicar seus artigos por meio de uma parceria estabelecida entre as duas empresas.
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