Que critérios você usaria para listar as marcas mais úteis das redes sociais? Esse é um dos pontos abordados pelo Marca Últil, conceito lançado em março deste ano. Encabeçado pela agência RMA Comunicação, de São Paulo, o Marca Útil assume a premissa de que, assim como pessoas físicas, empresas encaram o desafio de não apenas sobreviver no mundo virtual, mas de se destacar nele.
Por esse conceito, a lei da sobrevivência é a lei dos relacionamentos na web. Nesse contexto, os relacionamentos se apoiam em quatro pilares:
- Colaboração
- Mobilização
- Apoio
- Ajuda
O desafio para as empresas é, então, tornar-se útil para as pessoas. Quando uma marca consegue desempenhar bem esse papel, suas atitudes ganham força e se transformam em causas. Os usuários passam então a rejeitar ou recomendar marcas. Ser avaliado positivamente é fundamental porque a moeda corrente no universo digital é a reputação.
Top 10
A pesquisa do Marca Útil, realizada em fevereiro deste ano, procurou observar quais marcas são úteis para as pessoas e por quê. Entre outras questões, o estudo aponta os fatores que valorizam uma marca para as pessoas. Conclusão: De cada dez usuários, seis percebem utilidade nas marcas nas redes sociais.
Os usuários foram classificados em quatro categorias de comportamento, como mostra a imagem abaixo. A maior parte dos considerados engajados tem ampla preferência pelo Facebook.
A pesquisa
Para colher os dados, a RMA utilizou uma plataforma digital em que o questionário gerava uma experiência agradável para o respondente. Por exemplo, mostrava resultados em tempo real para o participante a cada questão.
O Facebook não é apenas a rede preferida, mas é também a mais usada também. Segundo Hegel Vieira (@Hegel72), gerente de planejamento e comunicação digital na RMA e autor do livro Etiqueta 3.0, o Facebook “acolhe o sentimento dos criadores e permite a interação”. Não é por acaso que 84% dos entrevistados o usam prioritariamente. É uma vantagem ampla sobre Twitter (12%), Linkedin (3%) e Orkut (1%).
Aplicação
Como, então, se tornar relevante nas redes sociais? A resposta para essa pergunta é tão ampla que talvez rendesse um livro inteiro. Num sentido mais estrito, a pesquisa do Marca Útil perguntou: “quais destes pilares são importantes para uma marca ser útil nas mídias sociais?”. A resposta:
Rankings
Na pesquisa, as marcas mais citadas como úteis foram:
- Coca-Cola
- Itaú
- Magazine Luiza
- Bradesco
- Skol
- PontoFrio
- Nike
E as marcas que obtiveram melhores notas para o quesito “atitude útil” foram:
- Ponto Frio
- Nike
- Bradesco
- Coca-Cola
- Natura
- Groupon
- Exame
Webinar
O conteúdo desta matéria foi tema de uma webinar (seminário por Internet) realizada pela Tracto em parceria com a RMA nesta quinta-feira (28). O evento, com inscrição gratuita, foi ministrado por Hegel Vieira, e recebeu 84 inscrições. Os slides estão disponíveis em PDF e também no Slideshare (abaixo).