Empresas que atuem ou pretendam atuar em redes sociais precisam questionar afirmações que, pela repetição contínua, se transformaram em verdades absolutas no mercado. A lista original é de autoria do especialista em Marketing Digital Gregory Pouy, de Paris, e foi publicada nesta semana no Business Grow. Não fizemos apenas a tradução do texto. Editamos e acrescentamos um ou outro detalhe.
1. Social media é gratuita
O volume de material gratuito inserido nas redes sociais é muito alto, o que gera concorrência automática. Para o conteúdo de sua empresa se destacar, será necessário investir tempo e dinheiro. Por exemplo, a cada minuto são acrescentadas 100h de vídeo ao YouTube. No Brasil, os vídeos virais mais destacados no Brasil e no mundo foram superproduções. (Releia: 6 vídeos publicitários que fizeram sucesso na web).
2. Vamos criar uma comunidade em torno da sua marca
A ideia é atraente por ter custo baixíssimo. Quem não quer ter contato direto com o público apenas por meio do contato via fan page do Facebook? Acontece que as coisas não funcionam bem assim. Para muitas empresas, essa tentativa representará perda de tempo e de dinheiro. Faz mais sentido se esforçar para pertencer a uma comunidade já existente e estruturada espontaneamente.
3. Você deve ter uma estratégia para redes sociais
Não existe uma estratégia específica para redes sociais. O que existe é uma estratégia de comunicação, na qual as redes sociais se inserem. O que pode haver é operação ou tática em redes sociais. Nesse contexto, é fundamental compreender os impactos que as redes sociais provocam aos negócios e à relação entre empresa e stakeholders.
4. Você obterá resultados rapidamente
A operação de redes sociais envolve todos os elementos de marketing: pesquisa, planejamento, experimentação, desenvolvimento de conteúdo, mensuração de resultados. Salvas raras exceções, essas etapas não são fáceis nem rápidas.
5. Contratar um analista de redes sociais é suficiente
Ao contratar um analista, considere que esse profissional deve reunir pelo menos três qualidades: ser apaixonado pelo que faz; conhecer a empresa, seus mercados e concorrentes; e acessar facilmente os tomadores de decisão da empresa. Considere, ainda, que analistas são quase sempre profissionais jovens, com pouca experiência, e que portanto precisam de orientação e supervisão de profissionais mais experientes.
6. Para ter sucesso no Facebook, você precisa de uma fan page
A pergunta que deve ser feita é: a empresa pode ter sucesso SEM estar no Facebook? Para muitas marcas, fan page (página de marca no Facebook) é irrelevante, sem eficiência. E custa dinheiro produzir conteúdo ou fazer campanhas publicitárias. Considere, ainda, que bom conteúdo se espalha pela Internet — redes sociais, inclusive. Portanto, produzir bom conteúdo pode ser mais vantajoso do que concentrar esforços numa fan page.
7. Não há ROI em redes sociais
ROI (retorno sobre investimento) não é simples nem se aplica a investimentos de curto prazo. É preciso abordar o retorno em aspectos financeiros — como retorno de vendas ou market share — e não-financeiros — como força da marca, bom resultado em pesquisa top of mind etc. Usando o mesmo princípio relacionado a estratégia (apresentado no item 3), não há ROI específico para redes sociais. Em vez disso, elas contribuirão para que a empresa como um todo atinja seus objetivos e metas globais.∞
Crédito da imagem: Cortesia do FreeDigitalPhotos.net